Abertas as inscrições para o ‘Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas 2019’

0

Volta Redonda

O ‘Projeto Integrador Firjan Senai + Empresas 2019’ proporciona que os empresários do estado do Rio cadastrem, ao longo do ano, os desafios que afetam o dia a dia de seus negócios. Através do programa, alunos da Firjan Senai vão pensar em ideias inovadoras para possíveis soluções, desenvolvendo um projeto com protótipo. A ideia principal é otimizar o tempo, ampliar a produção e viabilidade técnica em relação aos sistemas utilizados são algumas das questões que as indústrias tentam driblar frequentemente.

Durante o projeto os alunos colocam em prática seus conhecimentos, entrem em contato com a realidade das empresas e se preparem ainda mais para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, as empresas poderão usufruir de uma inovação com o potencial para beneficiar a indústria, além de ajudarem a formar profissionais ainda mais completos.

As empresas interessadas podem cadastrar seus desafios no www.firjansenai.com.br/projetointegrador , onde está disponível o regulamento. Se o desafio for selecionado, um grupo de alunos da Firjan Senai vai desenvolver uma proposta com possíveis soluções.

Durante o trabalho, os estudantes vão visitar a empresa para tirar dúvidas e aperfeiçoar o seu projeto, com o objetivo de, ao final, terem protótipos que cheguem o mais próximo possível das necessidades da mesma. Alunos de todas as unidades do estado participam do programa.

Depois de prontos, os projetos com potencial de inovação serão selecionados para participarem de exposições nas unidades Firjan SENAI, em novembro. Os alunos ainda poderão se inscrever para a segunda fase do Projeto Integrador. Nesta etapa, o objetivo é validar a ideia junto ao mercado para o desenvolvimento de um mínimo produto viável, de forma que os projetos selecionados nesta fase possam futuramente ter acesso à mercado, tornar-se startups, ter uma aplicação real no processo, entre outras possibilidades.

Caso de sucesso 

No ano passado, a empresa de soluções em biotecnologia Biosolvit, em Volta Redonda, cadastrou o seu desafio e recebeu dos alunos da Firjan Senai o projeto Molde PX. Tendo em vista o aumento na demanda do xaxim de fibra de palmeira, o co-fundador e diretor comercial Wagner Martins constatou a necessidade de desenvolver uma máquina que ampliasse a produção do mesmo. E a solução encontrada pelos alunos, mirando a otimização de tempo e a ampliação da produção, foi montar uma prensa hidropneumática capaz de realizar a adaptação de fibras de palmeira em xaxim com somente uma prensagem.

“A Biosolvit desenvolveu e colocou no mercado o xaxim de palmeira, produto com diferenciais importantes. Obtivemos um crescimento significativo nas vendas, porém criamos um gargalo na produção, pois nossas máquinas são semi-artesanais, com baixa produtividade. Chegamos ao ponto de não conseguirmos entregar a nossa demanda de vendas. Para resolver esse problema, tínhamos uma ideia de máquina industrial, mas não tínhamos o corpo técnico para desenhá-la e validá-la, muito menos capital para o mesmo”, disse Martins.

 

 

Deixe um Comentário