Notas e Notas – 02-05

0

‘1º DE MAIO DE LUTA’

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Volta Redonda e Região participou ontem, pela manhã, de uma panfletagem na Passagem Superior da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A atividade fez parte da programação do Dia Trabalhador, realizada em parceria com a Frente de Resistência Democrática, movimento que defende a importância da união de forças em torno da democracia, dos direitos sociais e trabalhistas.

BOLETINS INFORMATIVOS 

Durante o ato em Volta Redonda, foram distribuídos boletins informativos com o título “1º de Maio de Luta – A cada ataque aos direitos mais razões para lutar”, um panorama sobre o atual cenário político e econômico do país, as reformas e as mudanças nas leis que estão acabando com os direitos dos trabalhadores. O material também fez um alerta contra a Reforma da Previdência Social.

NÃO SÓ COMEMORANDO 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Volta Redonda e Região, Sebastião Paulo de Assis, ressaltou como é importante o trabalhador lembrar o seu dia, não só comemorando, mas também protestando a favor da democracia e de mais empregos. Além disso, devem refletir sobre como está difícil garantir direitos e benefícios nas convenções coletivas de trabalho, depois das mudanças nas leis trabalhistas.

MAIS DIFÍCEIS 

Para os manifestantes, a tendência é que as negociações das campanhas salariais fiquem cada vez mais difíceis. Lembram que as propostas do governo prejudicam em primeiro plano os trabalhadores e vão continuar prejudicando se não tiver resistência. Comentaram que os sindicatos têm travado muitas lutas para barrar as perdas de direitos. Ontem também, pela manhã, a Frente de Resistência Democrática realizou ainda panfletagens em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conforto, em Volta Redonda, e na Festa do Trabalhador, no bairro Vista Alegre, em Barra Mansa, como nas proximidades da Ilha São João, em Volta Redonda.

POSSE CANCELADA 

A posse do Conselho Municipal de Juventude de Volta Redonda, que estava marcada para o início da noite de terça-feira, 30, no auditório do Palácio 17 de julho, foi cancelada de última hora. Os membros do Conselho, em desabafo nas redes sociais, destacaram que após oito meses de tentativa de diálogo com a Coordenadoria Municipal da Juventude, finalmente conseguiram marcar a posse. Porém, faltando apenas uma hora para a cerimônia o evento foi cancelado. A justificativa seria a realização do Mutirão do Emprego na qual todos do governo estavam empenhados.

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DO CREAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, de Pinheiral, através do Departamento de Proteção Social Especial, recebeu melhores pontuações no Índice de Desenvolvimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (ID CREAS). Com isso, o município elevou sua nota que era de quatro no ano de 2016 para 4,33 referente ao ano de 2017. O ID CREAS busca capturar de forma aproximada e comparativa, a qualidade dos serviços prestados por meios dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

FALTA D’ÁGUA

Moradores do bairro Vista Verde, nas proximidades do Conjunto Habitacional Vila Rica, em Volta Redonda se queixam da falta d’água. Disseram que já sofrem há anos com o problema e que já aconteceram diversas situações que acabou afetando o dia a dia das famílias, como o cancelamento de eventos em suas residências. Informaram que há seis anos uma caixa d’água foi construída na entrada do bairro, mas o caso não foi solucionado. Classificam como um absurdo a situação, já que são pagadores de impostos. Esperam que o caso seja solucionado, pois as reclamações foram feitas.

Produtores de Água e Floresta (PAF)

Produtores rurais de Mendes, Paulo de Frontin e Vassouras já podem se inscrever para o programa Produtores de Água e Floresta (PAF). Realizado desde 2008 pelo Comitê Guandu-RJ, a nova fase do projeto, que conta com execução da ONG Crescente Fértil, visa a conservação de mil hectares de floresta nativa e a restauração de cinquenta hectares de áreas desmatadas, na região da sub-bacia do Rio Sacra Família, que abrange os municípios.

Inscrições

Para se cadastrar, os proprietários rurais devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente do seu município. Os formulários de inscrição estão disponíveis no site do Comitê Guandu-RJ e das prefeituras participantes. As inscrições vão até o dia 17 de maio em Vassouras e 20 de maio em Mendes e Paulo de Frontin.

Reuniões de esclarecimento

Para informar e esclarecer os produtores e interessados em conhecer o projeto, o Comitê Guandu-RJ, a ONG Crescente Fértil e as prefeituras de Mendes e Paulo de Frontin vão realizar reuniões públicas na próxima sexta-feira. Em Mendes será às 9 horas, na sede da Assistência Social, na Rua Professor Sérgio Nader Pereira, número 250, Centro. Já em Paulo de Frontin, o encontro será na parte da tarde, às 14 horas, na Biblioteca Municipal, na Praça Roger Malhardes, no Centro.

Campanha do Agasalho 2019 na via Dutra

Segue até o dia 10 de julho a Campanha do Agasalho 2019 promovida pela CCR NovaDutra, por meio do Instituto CCR. A ação, que integra o trabalho do Instituto CCR, tem o objetivo de mobilizar os colaboradores e público externo para a prática da solidariedade e da ação voluntária. O objetivo de receber roupas e cobertores que estejam em bom estado. Nas unidades de trabalho da concessionária e nos postos de coleta externos, serão disponibilizadas caixas para a realização das doações das peças. As caixas serão identificadas com cartazes da iniciativa.

DOAÇÕES 

As doações podem ser feitas na  Graal Jardim Itatiaia – km 316,5 da Via Dutra, sentido SP, Itatiaia (RJ) e na Graal Embaixador Resende – km 299 da Via Dutra, sentido SP, Resende.

Estácio premia alunos

A Estácio Resende realizou a cerimônia de premiação de 12 alunos do curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos, apontados pelo programa TOP 10 RH como os melhores do segundo semestre de 2018. O evento contou com uma palestra da coaching profissional, Monica Atan, que deu aconselhamentos sobre carreira e sucesso.  O programa, que está em sua 9a edição, premiou os alunos com um convite para cursar gratuitamente uma disciplina na pós-graduação em Gestão Estratégicas de Recursos Humanos e um certificado de alto desempenho para registrarem em seu currículo. Ao longo de nove edições, mais de 90 alunos já receberam a premiação do curso. Para chegar aos nomes premiados, o TOP RH avalia o desempenho acadêmico e o coeficiente de rendimento do período anterior ao da premiação.

Oficina de áudio visual

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Pinheiral através da Coordenadoria da Mulher, juntamente com o CRAS I participaram de uma oficina de áudio visual com os adolescentes, na Fiocruz no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi realizada uma visita guiada no Museu da Vida, Oficina de linguagem Musical e exibição dos vídeos produzidos por eles, com debate dos temas dos vídeos. O objetivo da oficina é de fortalecer ações de educação não formal, no território que possam fomentar o debate na garantia de direitos ampliando os espaços de escuta e acolhimento para a população que tenha seus direitos violados.

Prefeitura lança o Programa Piraí Empreendedor

Acontece hoje o lançamento do programa Piraí Empreendedor. E a primeira ação do novo programa será uma parceria com o Senac que vai disponibilizar aos moradores de Arrozal, por quatro meses, a unidade móvel de beleza da instituição que irá oferecer cursos gratuitos de: Barbeiro, técnicas básicas de manicure e pedicure, técnicas básicas de cabeleireiro, design de sobrancelhas e técnicas básicas de maquiagem. As inscrições acontecem hoje, das 10 às 16 horas, por ordem de chegada na unidade móvel do Senac que ficará instalada na Praça São João Batista no centro de Arrozal. Os cursos são gratuitos e pretendem formar mão de obra para atuação no comercio da beleza local.

QUASE DOIS MIL PAPELOTES

Foi preso em Valença na terça-feira um jovem de 23 anos. Ele caiu com sua moto em um riacho durante perseguição policial, no distrito de Barão de Juparanã. Com ele a polícia encontrou 1,5 mil papelotes de cocaína. O jovem quebrou a perna na queda. Outros dois homens também foram presos na ação.

MUSEU CASA DA HERA

Comemorando sua reabertura integral ao público o Museu Casa da Hera expõe, além de seu acervo disposto pela Casa, a peça de indumentária mais antiga que dispomos datada de 1880, bordada em paetê e gelatina. Além disso, o local realiza a Exposição Fotográfica e de Acervo – ‘O Vale e suas Tradições’ que pode ser visitada até o próximo dia 19.

O RETORNO DE BRUNO VEIGA

O Duque de Caxias anunciou o retorno de Bruno Veiga. O atacante tem 60 jogos e 24 gols anotados com a camisa do Duque. O atleta vem para a sua quinta passagem pelo Gigante Tricolor da Baixada. Bruno Veiga, 29 anos, é natural de Mesquita. Revelado pelo Fluminense, Bruno é reconhecido pelo torcedor do Duque de Caxias, onde soma quatro passagens: 2011, 2012, 2013 e 2018, disputando os Campeonatos Brasileiros da Série B e C. Antes de retornar ao Duque, o atleta estava no Villa Nova-MG.

REFLEXÃO

No dia a dia no trânsito uma coisa vale muito: a consideração com o outro. E hoje em dia, os motoristas estão se preocupando cada vez mais com eles deixando de pensar no próximo. Para quem dirige sabe que para ser um bom condutor é preciso estar atento a tudo que acontece em sua volta. A imagem do repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, captou isso essa falta de atenção com o próximo. O motorista do caminhão parou no meio da rua, como se fosse uma vaga, desceu do veículo e que se vire o próximo. Onde parará a humanidade?

02

Deixe um Comentário