Notas & Notas

0

PASSEIO TURÍSTICO PARA IDOSOS

Itatiaia poderá ser contemplada com o Programa de Passeio Turístico Para Idosos. A vereadora Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino (PMDB), teve a indicação nº 133/ 2017 aprovada em plenário, solicitando implementação do Poder Executivo. “O Programa visa proporcionar às pessoas idosas, especialmente àquelas que não puderam ou não tiveram condições de conhecer os pontos turísticos mais importantes de Itatiaia, a oportunidade de realizar esse desejo. Esse passeio seria realizado pelo menos duas vezes por mês com a presença de guias. Poderia ainda ser firmado convênio com empresas de ônibus e com outras empresas públicas ou privadas para ajudarem na viabilização do Programa”, explicou a parlamentar.
PESQUISADOR EM ESCOLA DO VALE VERDE
Na manhã de ontem, o professor Raphael Lima, pesquisador ligado à Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Aterrado, em Volta Redonda, visitou e ministrou palestra para os alunos do 9º ano da Escola Municipalizada Rubem Machado, no bairro Verde Vale. Professores, alunos e funcionários mostraram interesse no tema: “A história de VR: desafios do desenvolvimento do Sul Fluminense-RJ”. O professor informou que o trabalho faz parte do Programa Jovem Cientista, ligado à Faperj. Devido ao calor e atenção com que foi recebido, o palestrante já manifestou interesse em voltar à escola. Prometeu que daqui a três anos vai dar aula para muitos dos estudantes na UFF. Ressaltou ainda que a Escola Rubem Machado leva o nome de um sindicalista histórico da Construção Civil da cidade e é pioneira com o premiadíssimo Projeto de Robótica, implantado na unidade de ensino. Ele agradeceu a hospitalidade aos alunos e a cumprimentou a diretora da unidade, professora Aline Lopes Rebouças, e também a professora Patrícia Osório, que é especialista em Robótica.
CAMPANHA
A ONG Volta Redonda Sem Homofobia lançou, recentemente, uma campanha online para arrecadar recursos financeiros para custear sua participação na Conferência de Jovens Líderes LGBT no Brasil. Por intermédio do encontro, a organização espera concorrer a um financiamento para a abertura de uma Casa de Acolhimento para jovens LGBT expulsos de casa na Região Sul Fluminense. Interessados podem participar pelo site www.vakinha.com.br. A expectativa de arrecadação é de R$ 1,8 mil.
SIMPÓSIO DE EMERGÊNCIA
Aconteceu ontem, no auditório da Defesa Civil de Angra dos Reis, o I Simpósio de Emergência Nuclear com o objetivo de nivelar conhecimentos de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com as ações previstas no Plano de Emergência Local (PEL). A intenção é aprimorar e melhorar o planejamento de resposta e fazer com que todos os participantes falem a mesma língua durante o exercício geral para casos de acidente nuclear, que ocorrerá no dia 18 deste mês, teste que acontece de dois em dois anos.
ACADEMIA INAUGURADA

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, inaugurou no início da noite de segunda-feira, 02, uma Academia ao Ar Livre no bairro Mangueira. O espaço esportivo fica na Rua Waldomiro Peres Gonçalves, nº 2195. A academia funcionará ao lado do campo de grama sintética, inaugurado em fevereiro deste ano. Além do prefeito, participaram da cerimônia a primeira-dama Regina Borges Motta Costa, a vice-prefeita, Fátima Lima; a secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Rose Vilela; o superintendente de Obras e Serviços Públicos, Fernando Balduíno; representando a Câmara de Vereadores, o vereador Elias da Corbama; demais secretários, vereadores e comunidade em geral.
CAMPO
“Estou feliz e honrado por entregar aos moradores mais esse compromisso assumido durante a campanha. Conseguimos entregar a quadra com grama sintética, reformar a escola do bairro e a próxima obra será a do PSF (Posto de Saúde da Família)”, declarou o prefeito. Além da Academia ao Ar Livre e do campo de grama sintética, o local passou por um processo de revitalização, onde novos bancos e mesas foram colocados para maior conforto da população do bairro. A secretária de Esporte explicou que a Academia ao Ar Livre será uma forma de incentivo ao esporte. “Com mais esse espaço de lazer, conseguiremos alcançar nosso objetivo de tornar Barra Mansa como referência do esporte na região. A academia é uma forma gratuita e de fácil acesso a todos os moradores”, afirmou.
I ENCONTRO DE FISIOTERAPIA
A Secretaria de Saúde de Volta Redonda, em parceria com a Associação dos Aposentados e Pensionistas (AAP) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove hoje o I Encontro de Fisioterapia. O evento, no UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), é voltado para fisioterapeutas e estudantes de todo Médio Paraíba. A programação começa às 8 horas com café da manhã e a abertura está marcada para às 9 horas, segundo até às 17 horas. Em seguida, diversas palestras.
REPRESENTANTE NO SIPIA
Pela primeira vez o Estado do Rio de Janeiro passa a ter um representante no Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (Sipia), ligado ao Ministério dos Direitos Humanos. O indicado é Rodnei Oliveira, funcionário da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social. Ele foi Conselheiro Tutelar em Volta Redonda por dois mandatos e integrou a diretoria da Associação de Conselheiros do Estado do Rio de Janeiro. “O Rodnei tem uma grande experiência, que vai contribuir muito para o fortalecimento de políticas públicas na área da infância e adolescência no Estado do Rio de Janeiro”, comentou a presidente da FIA, America Tereza. O sistema é um instrumento de apoio à gestão em direitos de crianças e adolescentes, organizado a partir de dois módulos – Conselhos Tutelares e Unidades/Programas de Atendimento Socioeducativo – que coletam, processam e disseminam informações locais sobre a situação da infância e adolescência.
PRIMEIROS ALVARÁS

 

O prefeito Samuca Silva (Podemos) entregou no início da noite de segunda-feira os dois primeiros alvarás para ambulantes. Ivete de Oliveira, de 48 anos, e Sebastião Leonel da Silva, de 68 anos, foram contemplados. Ambos são ambulantes na Vila Santa Cecília. Samuca, ao entregar os documentos, perguntou a Sebastião qual era o sentimento de receber o alvará de funcionamento. “É uma emoção muito grande. Eu tenho 68 anos, e desde os 12 tenho problemas com fiscalização. Hoje estou muito feliz com essa conquista”, respondeu Sebastião, que vendia, ainda quando criança, laranjas nas proximidades da CSN. “A fiscalização chegava e eu tinha que sair correndo”, completou, dizendo que desde 2001 vende água de coco na Vila. Ao ouvir a resposta de Sebastião, Ivete se emocionou e agradeceu ao prefeito por cumprir sua promessa de legalizar os ambulantes.
CADASTRO
A prefeitura de Volta Redonda começou em abril o cadastramento dos ambulantes. E, em julho, a atividade foi regulamentada, inclusive com determinação de horário de funcionamento. “O objetivo é dar mais segurança para os trabalhadores. Agora nenhum ambulante cadastrado vai precisar trabalhar com receio de estar infringindo a lei. É mais segurança para quem vende e para quem compra”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães. Segundo o gestor do Banco VR de Fomento, Nelson Kruschewsky, depois do cadastro dos ambulantes, o poder público está analisando caso a caso, vendo a área de atividade de cada trabalhador e um local adequado para o funcionamento.

Fotos: Divulgação

 

Deixe um Comentário