ITATIAIA
A 4ª Etapa da “Corrida da Serra”, vai alterar o trânsito nas ruas de Penedo neste domingo, dia 17. A Secretaria de Ordem Pública de Itatiaia, por meio da Divisão Executiva de Trânsito (Detra), informa que, em função da corrida, haverá esquema especial de trânsito em algumas ruas do bairro entre 6 e 13 horas. A largada do evento vai acontecer no Portal de Penedo.
De acordo com a Guarda Civil Municipal, o percurso vai seguir por toda a Avenida das Mangueiras até a Praça Toivo Uuskallio, retornando pela mesma via, virando à direita na Alça de Acesso na Avenida Brasil, percorrendo toda a extensão das Avenidas Brasil e Nova Penedo, finalizando no ponto de largada, o Portal de Penedo. As provas serão disputadas nas categorias adulto 5 e 10km de corrida e 4km de caminhada, Kids com 100m para a faixa etária de 04 a 06 anos, 200m de 07 a 09 anos e 400m de 10 a 14 anos.
O esquema do trânsito começa no Portal de Penedo, onde as duas pistas auxiliares da esquerda, tanto da entrada quanto de saída, estarão totalmente fechadas, permanecendo abertas as pistas à direita, com controle de fluxo. A Secretaria de Ordem Pública ressalta que poderá ocorrer lentidões e bloqueios durante o evento, assim como na Avenida das Mangueiras, onde também haverá controle de fluxo feito pela Guarda Municipal. No cruzamento com a Avenida da Finlândia também haverá controle especial e podem ocorrer bloqueios temporários, assim como na Avenida Brasil e o cruzamento com as Ruas Resende, Laranjeiras e Tupi.
A Guarda Municipal destaca que todos os veículos que transitarem pelas Avenidas das Três Cachoeiras e das Mangueiras, no sentido Portal, deverão necessariamente utilizar a Avenida Penedo para a saída do bairro.
“A Guarda Civil Municipal estará autorizada a realizar adaptações no esquema de trânsito para uma melhor operacionalização do trânsito. As mudanças no trânsito iniciam a partir das 6h deste domingo, com previsão de término para às 13 horas. Caso o andamento da competição necessite, a Guarda Civil Municipal está autorizada a antecipar ou retardar a liberação das vias”, explica o secretário de Ordem Pública, Alexandre Teixeira.