Notas & Notas

0

CARAVANA ID JOVEM

A Caravana ID (Identidade) Jovem chega hoje a Volta Redonda e a cerimônia de abertura será às 10 horas, no auditório do Colégio João XXIII, no bairro Retiro. Logo depois, profissionais da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smel) irão passar por uma capacitação sobre o projeto. O programa, que atende jovens de 15 a 29 anos, prevê o cadastramento de jovens para terem direito a meia-entrada. A ID Jovem é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Para a emissão é preciso o Número de Identificação Social (NIS), impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho. O coordenador municipal da Juventude, Luciano Campos, explicou que, a ID Jovem é destinada aos jovens de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo Federal.

ID EM RESENDE 

Resende também terá o lançamento do ID Jovem nesta sexta-feira. O evento é encabeçado pelo presidente da União dos Jovens Vereadores do Estado do Rio de Janeiro (Ujoverj), vereador Renan Marassi. O lançamento acontece às 19 horas, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB). “Com o ID Jovem, os jovens carentes de Resende entre 15 e 29 vão ter muito mais acesso à cultura, ao entretenimento e a eventos esportivos. Dessa forma essa juventude vai poder participar de um mundo que até então só conhecia pela TV ou Redes sociais”, destacou Renan.

FESTIVAL DE TORTAS

Está marcado para esse sábado, dia 02, o 2º Festival de Tortas da ONG Amigas dos Bichos, em Volta Redonda. O encontro vai acontecer no Clube Umuarama, no bairro Vila Santa Cecília, das 15 horas às 21 horas. O convite está sendo vendido a R$ 10, dando direito ao participante a três fatias de tortas. O ingresso pode ser encontrado na entrada do clube ou nos postos de venda antecipada na Clive Veterinária, no bairro Niterói, Semevet, no Conforto, Pet Star, Vila Santa Cecília e na Pet Sublime, no Aterrado.  O objetivo do evento é arrecadar dinheiro para ajudar no tratamento de animais abandonados e vítimas de maus tratos que são assistidos pela ONG, que possui 27 voluntários. A ONG não possui abrigo e os animais ajudados ficam em lares temporários passando por tratamento, castração e disponíveis para adoção responsável.

EXCELENTE DESEMPENHO

Os alunos da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) de Volta Redonda, Caio César Fernandes Moreira da Silva do 1º ano, Lucas Andrade Marques e Gabriel Antunes e Medeiros do 2º ano e Nathan Tochi Reis, Ramon Gomes Oliveira e Vitor Gabriel de Souza Campbell, participaram  da

da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Particulares (OBMEP). E devido ao excelente desempenho na competição, os estudantes se classificaram para a segunda fase que acontece na próxima quarta-feira, dia 6 de setembro. Para o professor de matemática e física da ETPC, Marcus Vinicius Silva de Oliveira, é uma experiência enriquecedora para os alunos.

Sinalização em frente à escola

A Câmara Municipal de Itatiaia aprovou, na sessão plenária da última terça-feira, dia 28, a indicação do vereador Eduardo Pereira, o Dudu Pereira (PMDB). Na indicação, Dudu solicita ao Executivo a demarcação da faixa de pedestre, instalação de placas de sinalização e quebra-molas em frente à Escola Casinha da Nietta. “Essa indicação é uma solicitação dos pais e profissionais que trabalham na referida escola. Ela se faz necessária para garantir mais segurança aos pedestres, principalmente, as crianças e idosos”, explicou Dudu Pereira.

Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

CEMAE FAZ EXPOSIÇÃO

Ontem, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae), promoveu no térreo da Prefeitura de Barra Mansa uma exposição com venda dos produtos feitos pelos estudantes da Oficina Profissionalizante Professora Didi Coutinho. O local atende cerca de 60 alunos com deficiências mental, física ou cognitiva. A oficina é realizada na Avenida Francisco Vilela, 347, Centro. “Fazemos tudo com materiais recicláveis. Recebemos doações de rendas, tecidos, jornais. Temos diversas oficinas para nossos alunos especiais, como culinária, marcenaria, artesanato dentre outros”, disse Sílvia Victória Coutinho, diretora da oficina. As atividades acontecem pela manhã e a tarde. A exposição da Oficina Profissionalizante acontece uma vez por mês na Prefeitura, sempre no dia de pagamento dos funcionários públicos.

Foto: Chico de Assis/PMBM

 

 

 

 

 

 

 

CHAMADA ESCOLAR

Tem início hoje e termina no dia 29 deste mês as inscrições para a Chamada Escola 2018 de Volta Redonda. O prazo será para crianças na creche e pré-escola, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA).  A inscrição deverá ser feita nas unidades escolares e os responsáveis devem procurar a unidade mais próxima no próprio bairro. “A inscrição pode ser feita por qualquer cidadão para as crianças com até cinco anos e para jovens ou adultos acima dos 15 anos”, lembrou a secretária municipal de Educação, Rita Andrade. Nas creches, serão matriculadas crianças nascidas entre 3 de abril de 2014 e 30 de novembro de 2017; na Pré-Escola, crianças nascidas entre 3 de abril de 2012 e 2 abril de 2014. O objetivo da secretaria é que todos os pais e responsáveis atendam à campanha da Chamada Escolar 2018. A Chamada Escolar da EJA pode ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos ou pelo responsável legal para alunos menores, com idade mínima de 15 anos.

AULÃO DE GINÁSTICA

Hoje, a Secretaria de Esporte e Lazer de Resende promove um aulão de ginástica voltado especialmente para os integrantes da terceira idade. A ação será para comemorar o Dia do profissional de Educação Física, lembrado hoje.  Os profissionais atuam no programa Terceira Idade Ativa, desenvolvido pela prefeitura em 33 polos espalhados pela cidade. Eles vão comemorar seu dia fazendo atividades físicas e incentivando outras pessoas a se movimentarem também. Comandada por sete profissionais de educação física, com o apoio de outros 15 professores que também atuam no programa, o aulão acontece às 8h30min no Parque Tobogã, na Vila Julieta. Após a aula, a Secretaria de Esporte e Lazer fará uma homenagem aos profissionais.

VR NA ROBOCUP NO JAPÃO

Alunos do Curso Fundamental da Escola Municipal Ruben Machado, no bairro Verde Vale, em Volta Redonda, em entrevista ao Programa Cidadania Consciente na TV Ideal, falaram sobre a bela participação na Robocup2017, Copa de Robótica realizada em Nagoya, no Japão. Lucas, Bianca, Hiago, Thiago e Lais, que representaram o Brasil na disputa com 18 países serão, com certeza, os futuros pesquisadores, cientistas nascidos em Volta Redonda. Eles venceram dificuldades como inibição, alimentação, medo e a língua. A garra foi maior, o prêmio destaque no ranking mundial com seus experimentos. Os representantes da Cidade do Aço fizeram bonito em nome do Brasil. Em novembro, eles irão participar do Festival de Robótica Latino-americano e garantiram que estão confiantes. A professora Patrícia Osório, especialista na área, em nome dos colegas educadores da escola acompanhou a entrevista.

Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

SEMINÁRIO  

Na Associação de Moradores Vale do Sol, em Pinheiral, será realizado hoje, às 9 horas, o I Seminário do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O objetivo da ação realizada em conjunto com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul  (Agevap) e Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) é definir as diretrizes e ações para os próximos 20 anos visando alcançar a sustentabilidade ambiental, econômica e financeira na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. A ação é inédita na cidade promovida pelo prefeito Ednardo Barbosa. Segundo ele, vai assegurar também acesso a recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à gestão de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para esta finalidade.

1º CARFEST

Tem início hoje em Barra Mansa e segue até domingo o I CarFest, onde mais de 500 veículos estarão disponíveis para troca e venda , no Parque da Cidade. “O CarFest é um evento que, na minha opinião, vai mudar o conceito de feirão no Sul Fluminense, pois é diferente de tudo o que tem ocorrido nos últimos tempos. Ele vai levar as principais lojas de venda de carros de Barra Mansa para o Parque de Exposições, e essas lojas vão levar seus veículos com o preço abaixo da média do mercado”, afirma o gerente de negócios da Omni Sul Fluminense, Marcelo Seixas. O evento será das 9 às 19 horas. Além do feirão, outras atrações estarão disponíveis para o público, como Festival de Food Trucks, Espaço Kids, Feira de Artesanato e um encontro de carros antigos, este no domingo.

Deixe um Comentário