Matilde Basílio

0

Fabíola Ito e a arte de fotografar

 

Diferente das demais edições, a coluna traz hoje uma entrevista descontraída com uma das grandes fotógrafas da região: Fabíola Ito. Apaixonada pela profissão, Fabíola contou um pouco sobre a família, o amor pela profissão, a fotografia em tempos de redes sociais e sobre o mercado de trabalho na região.  Entre um assunto e outro, no bate papo que poderia durar horas e horas de tão interessante que foi Fabíola também contou o que a inspira na hora de fotografar e ainda  revelou detalhes do seu próximo projeto ‘Mulheres Incríveis – Outubro Rosa’ Estão curiosos para saber mais sobre o trabalho dessa fada da fotografia? Então confira agora.

 

Quem é Fabiola Ito?

Sou uma fotógrafa muito apaixonada pela minha profissão. Tenho 44 anos e sou natural de Barra Mansa, onde sempre resido com minha família. Tenho dois irmãos, o Marcelo e a Françoise e a minha mãe se chama Renilda. Meu pai nos deixou quando eu tinha sete anos. Para mim família é a base de tudo e sou muito apaixonada pela minha.

 

Fabíola, conta pra gente como surgiu a sua paixão pela fotografia?

Eu sou formada em Ciências Biológicas, com especialização em Análises Clínicas. Trabalhei na área de saúde desde meus 17 anos. Quando estive em contato com a microscopia, descobri um mundo de cores e formatos. Isto despertou a minha curiosidade pela fotografia e há cerca de 15 anos atrás fiz o meu primeiro curso para entender o mundo da ótica e das imagens e foi exatamente nessa época que me encantei  ainda mais.

 

E  quando você começou a trabalhar nessa área?

Após descobrir o gosto pela fotografia passei a tê-la como um hobby, mas em  2012 comecei a me dedicar mais a essa área, frequentando cursos e workshops com fotógrafos renomados de nosso país. Decidi então abandonar minha carreira na área de saúde para me dedicar totalmente a fotografia, pois já estava  tomada por essa paixão.

 

Existe um público específico que você se identifica mais?

Eu me especializei em fotografia feminina e fotografia de família, vertentes de mercado que eu mais me identifiquei, pois amo crianças e o universo feminino sempre me fascinou. A fotografia oferece vários nichos de atuação e muitos profissionais abraçam tudo de uma vez, deixando o cliente frustrado com os resultados e apresentando um trabalho sem identidade. Meu conselho é fazer aquilo que você ama  com qualidade.

 

Você tem alguma inspiração na hora de fotografar?

Acho que sou uma pessoa de personalidade forte, tento imprimir isto em meu trabalho. Gosto de olhar nos olhos, conhecer as pessoas. Observo como ela fala, gesticula. Vou formando imagens em minha mente e tento materializá-las através da fotografia. A personalidade única de mulher e o amor das famílias sempre me inspiram muito.

 

 Como é trabalhar nesse mercado tão concorrido e cheio de talentos?

Para se destacar temos que estar sempre estudando, agregando novas técnicas ao nosso trabalho. Acredito que o sucesso de um profissional está atrelado a estudar muito e conseguir imprimir uma estética única, o que torna o trabalho totalmente autoral. O que norteia a poética de meu trabalho é materializar em imagem a pessoa em sua existência mais sutil. Vejo-me como uma retratista, independente do trabalho encomendado pelo cliente.

 

Como você vê o mercado fotográfico ?

O mercado no ramo da fotografia vem crescendo muito. Isto é muito bom, pois revela talentos de diversas áreas, assim como solidifica a carreira dos profissionais mais experientes. Muitos fotógrafos de nossa região apresentam um trabalho que não deixa nada a desejar comparado ao trabalho apresentado por profissionais de grandes metrópoles. Isto é fruto de muita dedicação e investimento.

 

O trabalho em tempos de redes sociais é melhor?

Em tempos de internet e redes sociais, fica mais fácil divulgar o trabalho, porém é uma loucura, pois não temos como controlar que várias pessoas printem e compartilhem  as fotos. Já vi vários profissionais se depararem com suas fotos em posts e revistas, sem a autorização deles. O profissional também deverá ter conhecimento sobre direitos autorais de qualquer obra que realizar, a fim de não ter maiores problemas.

 

Qual a importância de um curso de fotografia para um profissional nos dias de hoje?

O conhecimento e o aperfeiçoamento são sempre muito importantes. Em fotografia o investimento é muito alto, tanto em cursos como em equipamentos. Este investimento demora a gerar lucros. Por ser um mercado concorrido, com profissionais bons e ruins, como em toda profissão, muitas vezes você perde um cliente que não entende o como foi grande a sua entrega para ter um nome, e você acaba perdendo alguns contratos para alguém que tem uma câmera profissional e nunca estudou. Mas é importante nunca desistir.

 

Fabíola, você tem um conselho para quem está iniciando na área da fotografia?

Para quem deseja ingressar no ramo, é imprescindível estar sempre estudando, se atualizando em novas técnicas. Agregar conhecimento é muito importante para oferecer o melhor para seu cliente. Desenvolver um trabalho autoral demora. De certo sempre admiramos o trabalho de alguém e nos inspiramos nele, porém nunca o copie,  pois seu trabalho perde a identidade. É importante respeitarmos o tempo sem inquietações. A fotografia é um trabalho de observação.

 

Tem algum fotógrafo que te inspira?

Minha grande referência é a fotógrafa americana Annie Leibovitz.

 

Já há alguns anos você desenvolve o projeto Mulheres Incríveis, como ele surgiu?

Sempre tive o sonho de reunir uma coletânea de fotografias mostrando a mulher em transição para a maturidade. No curso de pós-graduação em fotografia conheci uma professora, Elisa Guerra, que me incentivou no processo criativo de meu trabalho. Comecei a divulgação nas redes sociais e mídias diversas, onde fui procurada por várias outras mulheres se dispondo a posar como modelos para o projeto, que graças a Deus deu super certo.

 

Quantas exposições do projeto foram realizadas

Depois de minha primeira exposição, fui convidada a expor em outros centros culturais da região Sul Fluminense, totalizando cinco exposições e 62 mulheres retratadas. A mostra ficou exposta de dezembro de 2016 a novembro de 2017.

 

Atualmente está desenvolvendo um projeto novo, certo?

Com a grande projeção deste primeiro trabalho, fui convidada esse ano pela cidade de Volta Redonda para estender o projeto, porém com enfoque direcionado para mulheres que passaram pela experiência do câncer de mama e tiveram seus seios mastectomizados. Esta coletânea de fotografias se chama ‘Mulheres Incríveis – Outubro Rosa’ e ficará exposta no Centro Cultural Zélia Arbex, de 8 a 20 de outubro na cidade de Volta Redonda. A curadoria da exposição é de Carla Giovana Rolim.

 

Qual a proposta da campanha ‘Mulheres Incríveis-Outubro Rosa’?

A proposta é de elevar a autoestima  dessas mulheres e  criar uma mensagem de otimismo e superação para aquelas que venham a enfrentar ou estejam enfrentando a mesma situação. Descobrirem-se belas e poderosas pode ajudar essas mulheres a  traçarem um novo caminho para suas vidas e também a repensarem valores, sonhar, concretizarem desejos, ser modelo para sua comunidade, cidade ou país. E este é o objetivo desse novo  projeto que eu criei  para a campanha Outubro Rosa na cidade de Volta Redonda. Um exemplo de valorização da vida, do cidadão e da cidade.

 

Quem quiser acompanhar o seu trabalho onde pode encontrar suas produções?

Os meus trabalhos podem ser encontrados nos sites www.fabiolaitophotography.com.br  e www.projetomulheresincrives.com.br e   ainda no instagram @fabiola_ito photoghaphy.

 

 

 

Deixe um Comentário