3º Plebiscito Popular Nacional segue com programação de atividades em Volta Redonda

Mobilização segue até 7 de setembro, com a instalação de urnas fixas e volantes em todo o território nacional

Por Tânia Cruz
55 polÍtica 3º plebiscito popular nacional segue com programação de atividades no município divulgaÇÃo 1

VOLTA REDONDA
Iniciado em meado de julho, em todo o território nacional, por entidades das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), demais centrais sindicais, partidos políticos, movimentos negros, estudantis, de moradia e outros grupos, o 3º Plebiscito Popular 2025 segue com sua programação de atividades em Volta Redonda. Em todo o território nacional vem sendo realizado mutirão nacional de mobilização.
De acordo com as organizações responsáveis pelas atividades, o Plebiscito Popular 2025 é uma consulta nacional que convida a população a votar, de forma voluntária, em temas centrais para o futuro do país. Na cédula de votação, os cidadãos podem opinar com sim ou não para os temas, como redução da jornada de trabalho sem corte de salários, fim da escala 6×1 e taxação dos super-ricos.
A mobilização segue até 7 de setembro, com a instalação de urnas fixas e volantes em todo o território nacional. É possível ainda votar remotamente no link: https://plebiscitopopular.votabem.com.br/?id=10232HL5536 . Em Volta Redonda, diferentes organizações aderiram à campanha, como o Sindicato Estadual Profissionais de Educação Núcleo de Volta Redonda (Sepe-VR), Comitê Popular de Luta e Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil participam e animam a consulta com instalação das urnas fixas e volante. “De forma presencial já colhemos certa de mil votos em urnas instaladas em diferentes pontos da cidade”, informou uma das representantes do Comitê de Popular de Luta, Márcia Lobão. Ressaltou ainda, que jovens a partir do 16 anos e adultos podem participar da consulta.
PARTICIPAÇÃO CONFIRMADA
O Movimento Ética na Política (MEP) também confirmou participação. A decisão foi motivada, no último domingo, dia 24, depois que os organizadores da campanha montaram uma banca na praça próxima à sede do Movimento, no bairro Niterói. Para José Maria da Silva, o Zezinho, envolver a comunidade e os estudantes em um ato cívico como esse é muito importante. “Agora iremos comunicar ao Conselho do MEP a iniciativa da instalação de uma urna na nossa sede”, informou Zezinho.
Falaram também sobre o Plebiscito, o Pároco da Paróquia de Santo Antônio, padre Juarez Sampaio; e seu colega, o Vigário Paroquial, padre Jorge Axé. Ambos incentivaram a participação cívica dos cidadãos. De acordo com o histórico dos dois Plebiscitos já realizados, em 2.000 o tema desenvolvido foi a Dívida Externa, entre os dias 2 e 7 de setembro, quando mais de 5,6 milhões de pessoas participaram da consulta, espalhada em cerca de 50 mil urnas em três mil municípios. Na ocasião, mais de 90% votaram contra o pagamento da dívida, configurando-se como a maior mobilização popular desde as ‘Diretas Já’.
Em 2002, a consulta foi sobre Área de Livre Comércio das Américas Contra a (ALCA) e aproximadamente 10,1 milhões de brasileiros, de quase quatro mil municípios, rejeitaram a entrada do Brasil no acordo da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Na época, o resultado, com mais de 98% dos votos contrários, demonstrou a força da mobilização social. para este ano, os organizadores acreditam em um maior envolvimento de pessoas.
Nesta terça-feira, dia 26, a programação das atividades do Plebiscito Popular em Volta Redonda segue com concentração a partir 9 das horas, na Praça ao lado das Lojas Americanas, no bairro Retiro.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos