SUL FLUMINENSE
Nesta sexta-feira, 9, o 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) comemora um ano sob o comando do Coronel Sardemberg, celebrando importantes conquistas no combate à criminalidade nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro, áreas de atuação da unidade.
Durante esse período, a análise comparativa entre os anos de 2023/2024 e 2024/2025 revela reduções significativas em diversos indicadores criminais. Entre os destaques está a queda de 42% nos casos de roubo de veículo, passando de 84 para 49 registros. Também houve redução de 38% nos furtos a transeunte e 26% nos roubos a residência.
Outro ponto relevante foi a queda de 19% nos registros de letalidade violenta, indicador que reflete diretamente a diminuição de crimes letais na região. A atuação preventiva e estratégica do batalhão também se reflete na redução de 18% nos roubos de aparelho celular e de 15% nos furtos em coletivos.
Alguns crimes apresentaram quedas ainda mais expressivas, como o roubo de carga e o roubo de bicicleta, ambos com redução de 100%, sem registros no último período. Também não houve casos de roubo com condução da vítima para saques em instituições financeiras.
ENTREVISTA
Em entrevista ao jornal A VOZ DA CIDADE, o Coronel Sardemberg destacou a importância do efetivo e da fé como pilares do sucesso. “Se eu tiver que destacar alguma coisa, eu tenho que destacar o policial militar do 28º. É ele que faz toda a diferença: a entrega, o pertencimento, o tirocínio. E enfim, a gente tem que glorificar a Deus, né? Porque sem Ele a gente não pode fazer nada. A gente agradece, enaltece e glorifica muito o nome de Deus”.
Ele também compartilhou uma reflexão bíblica: “Eu recito muito uma passagem que diz: ‘Em vão vigia a sentinela se o Senhor não guardar a cidade’. Então, a sentinela tem que existir, mas quem guarda é o Senhor. Glorifico muito a Ele por esse primeiro ano e, como morador da região, reafirmo o compromisso de continuar com o mesmo vigor, para termos mais um ano de muito sucesso”.
Ao falar sobre os desafios da segurança pública, completou: “Desafios existem. Não existe segurança pública sem desafio. Não existem só dias bons. Também tem muitos dias ruins. Mas o compromisso que a população pode saber é que a gente está trabalhando e entregando o melhor que pode com os recursos que tem”.
‘Com essas conquistas e com um comando pautado pela fé, dedicação e compromisso com a população, o 28º BPM reafirma sua missão de servir e proteger com excelência’, finaliza o Coronel Sardemberg.