PORTO REAL
A abertura da 20ª Festa da Cultura Italiana reuniu ontem mais de 5 mil pessoas no Horto Municipal de Porto Real, que se divertiram com as apresentações musicais, de danças, parque de diversões, e claro, as delícias da culinária típica produzida com amor e carinho pelas tradicionais famílias italianas. A Banda Municipal de Porto Real apresentou a abertura Oficial, e na sequência, foram abertas as visitas à mostra fotográfica e a exposição de quadros na Casa do Imigrante.
A noite também contou com a apresentação do Grupo de Dança Le Piccole Ballerine e seus Porpetones. Além disso, também houve a apresentação e a coroação das candidatas à Rainha e Princesa da Festa, títulos agora pertencentes à Victória Ettore e Gabriella Carpignano respectivamente. Já a atração principal da noite ficou por conta do Show com a Cantora Celeste Zeminian, Banda e Bailarinos.
Paulo Henrique Marassi, o Peu, é presidente da Associação Vittorio Emanuele II e falou com emoção sobre a retomada da festa e a importância em preservar as tradições. “Quero agradecer ao Prefeito Serfiotis e a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro por serem parceiros no resgate da nossa história. A festa busca reverenciar as famílias que trabalharam nas terras deste município e reconhecer o valor do trabalho e da cultura”, disse Peu, que ainda agradeceu aos patrocinadores Coca-Cola, Porto Real S.A., Maple Bears e Velloznet.
Durante a abertura o prefeito Alexandre Serfiotis destacou o trabalho no fomento das tradições e costumes da Colônia Italiana que vem sendo realizado pela Associação e parabenizou o empenho da instituição para realizar o tradicional evento. “Porto Real se orgulha em ter em suas origens, a história dos imigrantes italianos, por isso essa festa é tão importante no calendário da cidade. Graças a Deus, conseguimos entregar um primeiro dia de festa lindo, com muita cultura, gastronomia e diversas atrações musicais. Porto Real está de volta no mapa do crescimento e, incentivar a nossa história, só fortalece o caminho que queremos seguir, com investimentos pesados visando o futuro, mas sem esquecer do nosso glorioso passado. Vai dar tudo certo, em nome de Jesus”, concluiu o prefeito Serfiotis.
O evento contou com a presença de autoridades municipais e das cidades vizinhas.
Confira a programação dos outros dias:
08/07 SÁBADO
12h – Funcionamento das Cantinas e Restaurantes com comidas típicas
18h – Desfile Típico Italiano das famílias com a participação da Banda Municipal de Porto Real 19h – Funcionamento das cantinas e Restaurantes com comidas típicas
19h30 – Apresentação do Grupo de Dança as Polentinhas e seus Porpetones.
20h – Apresentação das Bailarinas da Escola de Dança da Associação Centro Cultural Arte em Cena
20h30 – Apresentação do Grupo de Dança Le Piccole Ballerine e seus Porpetones
21h30 – Apresentação do Grupo de Dança Belle Ballerine e seus Porpetones
22h30 – Show com Fred Rovella Banda e Bailarinos
00h30 – Show com a Banda Matrix
09/07 DOMINGO
09:30h – Missa em Ação de Graças pelos 148 anos da chegada dos imigrantes a Porto Real
12h às 14h – Tradicional Almoço Della Mamma, com música ao vivo com Fred Rovella (Ingressos antecipados e limitados)
15h30 – Festival de Prêmios (Variados Prêmios com Televisão, Geladeira, Fogão entre outros)
20h – Apresentação do Grupo de Dança as Polentinhas e seus Porpetones
20h40 – Apresentação do Grupo de Dança Belle Ballerine e seus Porpetones
21h30 – Show com a cantor Mario Pastore