2019 – Ano de investir em ações

0

As ações nascem da intenção da empresa de buscar financiamento para suas atividades. Por exemplo: Um empresário decide expandir seus negócios para aumentar o retorno que já possui, e para isso, necessita de uma injeção de capital. Ele parte sua empresa em pedaços e os vende para vários investidores que tenham este recurso e assim pode levar seu projeto adiante. Se tudo der certo, o resultado é um lucro maior, que será dividido com as pessoas que financiaram a sua ideia. Por isso, antes de comprar um papel é importante saber qual é a atividade da empresa, se você acredita no potencial dela e se está de acordo com seus projetos. Quando você compra uma ação, pode escolher entre uma Ordinária, que te permite participar das decisões da empresa, tendo direito a voto nas assembleias, ou uma Preferencial que te dá preferência na distribuição dos dividendos, ou seja, do que a empresa lucrou.
Existem alguns motivos que podem impactar o valor que uma ação está sendo negociada na Bolsa, mas o principal deles é a expectativa de lucro, quanto maior o retorno esperado, mais pessoas estarão dispostas a financiar a empresa e assim seu valor de mercado sobe. O cenário que esperamos para 2019 é muito propício para que as empresas em geral possam alcançar retornos maiores. A taxa Selic se mantém em seu menor nível histórico e isso facilita a circulação de dinheiro na economia. Dinheiro circulando significa que as pessoas consomem mais, pessoas consumindo leva a empresa a produzir mais, empresas produzindo empregam mais pessoas, pessoas empregadas consomem mais e assim a roda do crescimento econômico tem mais força pra girar e fazer o lucro aparecer.
Pra você começar sugiro duas opções. A primeira é acompanhar o relatório mensal que seu banco ou corretora faz indicando uma carteira de ações, essa sugestão não é isenta de erro, mas a chance de assertividade é grande já que é feita por analistas muito experientes no assunto. A segunda é investir em um fundo de ações, onde, mediante ao pagamento de uma taxa de administração, um gestor experiente vai construir e atualizar esta carteira de ativos para você.Vale lembrar que investir em ações é igual entrar em uma piscina de água gelada, não dá pra mergulhar de uma vez, a gente coloca o pé e conforme o corpo vai acostumando com a temperatura, vamos entrando mais. Não coloque todo seu dinheiro na Bolsa de Valores, limite-se a 10% da sua reserva, à medida que estiver mais familiarizado e encontrar boas oportunidades, aumente seu valor.

Deixe um Comentário