1º Encontro de Ferreomodelismo acontece neste sábado

0

VASSOURAS

A cidade recebe neste sábado o 1º Encontro de Ferreomodelismo. A iniciativa acontece das 9 às 17 horas, na estação ferroviária, na Praça Martinho Nóbrega, Centro, e reunirá cerca de 15 maquetes. A entrada é franca.

O evento é organizado pelo empresário e ferreomodelista Carlos Henrique Carreira da Silva e conta com o apoio da Casa da Cultura, da prefeitura e da Frateschi Trens Elétricos, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

De acordo com o organizador, foram convidados grupos de ferreomodelistas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. “A prefeitura conhece meu trabalho com maquetes e me convidou para organizar o evento. Sou apaixonado por trens e cultivo este hobby desde 2008. Tudo começou quando comprei uma caixa básica de trens da Frateschi, e hoje possuo cerca de 250 locomotivas e vagões”, afirma Silva.

Ainda de acordo com ele, o estado do Rio de Janeiro reúne vários ferreomodelistas, bem como algumas cidades mineiras localizadas próximas a Vassouras. “Esperamos poder oferecer ao público um pouco sobre este hobby que preserva a memória ferroviária do país e tornar este evento permanente no calendário da cidade”, cita.

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !