BARRA MANSA
O Circuito Titã de Moutain Bike, a primeira pista de ciclismo em dimensões olímpicas foi inaugurada no km 8 da estrada Barra Mansa- Bananal. Na ocasião, cerca de 100 ciclistas participaram do evento. Quarenta e dois atletas disputaram a 1ª Copa Titã de Mountain Bike, promovida pela construtora Titã Engenharia, idealizadora do projeto desenvolvido pelo grupo ‘BM Bikers’.
O evento contou com a presença do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, que também pratica o esporte. “Barra Mansa tem uma paixão imensa pelo ciclismo, isso é demonstrado a cada dia pelo número de bicicletas circulando pelas ruas. Termos uma pista de XCO no município é algo inovador. Poucas cidades têm uma oportunidade como essa, que faz jus ao grupo de atletas de ponta que possuímos”, destaca.
Além do prefeito Rodrigo Drable, o coordenador municipal de esporte e lazer de Barra Mansa, Marco Cambraia, e o secretário municipal de fazenda, Leonardo Ramos, também prestigiaram a inauguração do Circuito Titã de Mountain Bike.
O diretor da Titã Engenharia, Pedro Corrêa, explica que um dos pilares da empresa é o incentivo à prática de esportes. “Mais do que expor a nossa marca e os nossos produtos, um evento como este, em que pudemos perceber o entusiasmo dos participantes, faz crescer uma relação entre a Titã e a comunidade. Este é um valor intangível e imensurável que a construtora busca no Sul Fluminense, através da promoção do esporte. O balanço foi super positivo, percebemos uma satisfação dos atletas em ter uma pista especialmente preparada para a prática da modalidade cross-country aqui na região”, afirmou.
O presidente do grupo de ciclismo ‘BM Bikers’, Carlos Alberto Bhering, comentou sobre a importância do Circuito Titã de Mountain Bike para o Sul Fluminense. “O mountain bike que se preze tem que ter trilha. A região tem uma topografia privilegiada, mas uma pista de XCO melhora muito a habilidade e a técnica dos ciclistas. Para nós, essa foi uma aquisição muito importante, e este evento da Titã Engenharia trouxe oportunidade de reformatar a pista e deixar esse legado para todos os ciclistas”,destaca.
O campeonato
Três categorias disputaram o 1º Circuito Titã de Mountain Bike simultaneamente, divididas pelo número de voltas na pista com quase cinco quilômetros de extensão do ponto de largada ao de chegada. A categoria ‘elite’ competiu quatro voltas; a ‘monstro’ três voltas; e a ‘dinossauro’ duas voltas. O primeiro colocado da categoria ‘elite’, o engenheiro ambiental Vinícius Azevedo concluiu as quatro voltas em apenas cinquenta e sete minutos.