Coluna Esplanada

0

BRASÍLIA,                 QUINTA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2021 – Nº 3114

Homeschooling

As dificuldades geradas na educação pública – em todos os níveis – pela pandemia do Covid-19 fizeram a Câmara dos Deputados dar celeridade ao projeto de lei, enviado pelo Poder Executivo, de implementação do Homeschooling ( o ensino domiciliar, feito por pais ou professores contratados ). O requerimento 1.952/20 para urgência entrou na pauta da Casa ontem. Desde março de 2020, os alunos de escolas públicas estaduais, municipais, particulares e as universidades (principalmente as federais) sofrem com as consequências das restrições de circulação , ausência de mecanismos para aulas online, falta de estrutura residencial ou financeira, despreparo das instituições e do corpo docente que segue sem opções e sem apoio oficial, apesar do esforço para plano de aula.

 Dois anos perdidos

O cenário para a educação desde ano passado é uma sucessão de erros que poderiam ser evitados se houvesse planejamento para aulas remotas diante de emergência como esta.

Eletrobras 1

O senador Álvaro Dias (Pode-PR) fez questionamento correto, diante do silêncio de seus pares: um assunto importante como privatização do setor elétrico nacional não pode ser definido via Medida Provisória. Teria de ser debatido em Projeto de Lei.

E aí, São Pedro?

Em vários países – como EUA e China – a geração de energia é questão de soberania nacional. Aqui, o presidente Bolsonaro esbravejou, perguntando se deve vender a estatal: Se não privatizar, vai faltar energia. Falta combinar com o tempo.

‘Debata’ que..

Na segunda-feira a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara vai realizar audiência para discutir os projetos e propostas que o Brasil levará à Conferência do Clima em Glasgow (COP26), em novembro.  O deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP) convidou seis integrantes de ONGs. Mas se ‘esqueceu’ de chamar as autoridades do Itamaraty e do Meio Ambiente da Esplanada.

..eu concordo

Serão ouvidos representantes da Stocche Forbes/LACLIMA; do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; do Observatório do Clima; do Instituto Talanoa; do Conselho Indígena de Roraima; e da Fridays for Future Brasil. Nenhuma dessas entidades tem conhecimento sobre as propostas e não participarão da COP26.

Já era

O deputado Bacelar (Pode-BA) pediu, mas o colega Jorge Solla (PT-BA), relator da Proposta de Fiscalização e Controle 5/2015, indeferiu um pente-fino nos gastos da Governo Federal na gestão do PT com propaganda na mídia nacional.

Rumos

O deputado estadual catarinense Kennedy Nunes ganhou na Justiça eleitoral o direito de se desfiliar do PSD. Entra hoje no PTB. E segue a novela.

PM x povo

Faltavam apenas quatro assinaturas ontem para o deputado estadual de Pernambuco Alberto Feitosa (PSC) pedir a criação de CPI na Assembleia Legislativa para descobrir de quem partiu ordem para a hostilidade dos Policiais Militares contra os manifestantes no Recife, que deixou dezenas de feridos. Ele acusa PSOL, PT e PCdoB de silenciarem para blindar o governador Paulo Câmara (PSB) e o comando da PM.

Oi e tchau

Vale ressaltar que até hoje os trabalhadores que estavam no local do confronto e não participavam de nenhuma manifestação não receberam nenhuma ajuda do Estado. As vítimas já receberam as visitas do secretário de Justiça e de integrantes da Procuradoria Geral do Estado, e só.

Título$

O mercado de Títulos de Capitalização registrou receita de R$ 7,6 bilhões entre Janeiro e Abril, avanço de 5,3% em comparação a igual período do ano passado. Os dados são da Federação Nacional de Capitalização.

ESPLANADEIRA

# Grupo Roche assina compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que se compromete a promover diversidade e inclusão no ambiente corporativo. # Instituto Cultural Vale lança, dia 22, segunda edição do Programa Nacional de Apoio à Cultura online. # Revelo vai qualificar dois novos profissionais de tecnologia para negócio nacional a cada contratação internacional na plataforma. #  Influenciadora e modelo, Débora Máximo dá dicas da moda inverno no seu instagram @adeboramaximo. # Best-seller Gary Chapman e a escritora Shannon Warden lançam obra “Faça você mesmo: Guia prático para reformar sua família”, da Editora Mundo Cristão.

 

Esplanadeira é a seção da Coluna para divulgação de informações de mercado, artes, ação social, esportes e afins, sem qualquer vinculação publicitária ou financeira com este espaço. Sugestões para [email protected]  

©®  2011 – 2021. Coluna Esplanada – Todos os direitos reservados.

LEMA Comunicação
Coluna Esplanada ®© 
AC CLDF Caixa Postal 8002 – CEP 70094-970– Brasília-DF
(61)  999993339 / 998553339 / 993170874

 

 

 

 

Deixe um Comentário