Notas 7 Notas – 13 de novembro de 2020

0

REDUTOR DE VELOCIDADE

A implantação de redutor de velocidade para a Rua Cinco, no bairro Toyota I, em Resende, foi pedida pelo vereador Edson Vieira Miranda, o Edson Peroba (Cidadania). Ele explica que os veículos têm circulado em alta velocidade pelo local trazendo risco aos moradores.

TEMPORAL EM RESENDE

Foto: Divulgação


O forte temporal que caiu no final da tarde de quinta-feira, dia 12, em Resende, provocou a queda de queda de árvores na avenida Juscelino Kubistchek, no bairro Elite e na Rua Hostílio de Souza, na Itapuca. A Defesa Civil do município foi acionada. Após avaliação, as equipes da Defesa Civil e da Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar) realizaram o trabalho de remoção das árvores e a liberação das ruas para o tráfego de veículos.

RETENÇÃO DE ÁGUA

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Flávio Germano, além a queda de arvores também ocorreram retenção de águas em alguns pontos do município, entre elas, a Avenida Coronel Mendes, no bairro Manejo e na região do Acesso Oeste. O coordenador explicou que a retenção de água aconteceu devido a quantidade de chuva, onde em uma hora foram registrados 30,4mm. “Essa quantidade de chuva era a previsão para 24 horas em períodos ocasionais”, explicou

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

O produtor rural de Quatis tem até o dia 30 de novembro para vacinar o seu rebanho contra a febre aftosa, válida pela segunda fase do programa de imunização animal no estado e continuar com a permissão para comercializar os produtos de origem animal da sua propriedade. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural a imunização tem o objetivo de atender o planejamento estratégico elaborado pelo Governo do Estado de alcançar no mínimo 90% do índice de vacinação e com isso obter o certificado de área livre de febre aftosa, sem vacinação, concedido pelo Ministério da Agricultura e chancelado posteriormente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O atendimento ao público está acontecendo de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas.

PENALIZAÇÃO

O proprietário rural que não providenciar a imunização do rebanho no prazo determinado terá a propriedade interditada e deverá pagar uma taxa de atualização de rebanho. Para cada cabeça de gado não vacinada, será cobrada uma multa.  Atualmente, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Quatis, o rebanho bovino é formado em Quatis por cerca de 22 mil animais. Já a produção diária de leite se encontra calculada em aproximadamente 30 mil litros.

BRASIL AINDA TEM 11 MILHÕES DE ANALFABETOS

O Dia Nacional da Alfabetização é lembrado hoje, mas segundo a pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de analfabetismo no Brasil teve uma discreta melhora, saindo de 6,8%, em 2018, para 6,6%, no ano passado. Este novo índice foi retratado por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação. Mesmo com a diminuição, que representa aproximadamente 200 mil indivíduos, o país ainda conta com 11 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever. De acordo com o IBGE, analfabetos são cidadãos que têm 15 anos de idade ou mais e eles não conseguem formular nem pequenos textos.

FAETEC DIVULGA RESULTADO FINAL DO CONCURSO PÚBLICO

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), anuncia o resultado final do concurso público de provimento de vagas para quadro de pessoal permanente. O candidato pode conferir a lista completa dos aprovados no site do Instituto Acesso (banca organizadora do certame): www.institutoacesso.org.br. As próximas fases serão homologação do certame e convocação dos profissionais para preenchimento das vagas disponíveis.

PLACAS DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL

A extensa área verde do campus do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) que sedia um dos mais diferenciados programas socioambientais praticados em escolas do Rio de Janeiro, o Projeto Floresta-Escola do Colégio UBM recebe hoje visita de duas representantes do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Itatiaia (CCPNI). O objetivo da visita das especialistas, realizada pela coordenadora de Educação Ambiental do PNI, Elisabete Hulgado (ICMBio), e pela professora da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), Célia Matos, é auxiliar na identificação de espaços para a instalação de placas de interpretação ambiental para as trilhas ecológicas.

REUNINDO INFORMAÇÕES

A verificação do Bosque será acompanhada pelo assessor institucional do UBM, o ator e educador Rafael Cruz que pretende, a partir dessa iniciativa, reunir informações e orientações técnicas que direcionem o trabalho de sinalização ambiental. Alinhado ao Programa Ambiental Gaia – projeto que desenvolve iniciativas socioambientais voltadas à comunidade, a ação de sinalização do Bosque Ecológico do UBM deverá fortalecer a compreensão e consciência social e ambiental do espaço.

ASFALTAMENTO NA VILA CORINGA

Foto: Paulo Dimas/PMBM


A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Manutenção Urbana, iniciou mais uma obra de asfaltamento na cidade, desta vez na Rua Vereador Joaquim Boa Morte, no bairro Vila Coringa. O local está passando pela retirada de intertravados, para então iniciar o preparo do solo e a aplicação do asfalto a quente. Ao todo, serão pavimentados 645 metros de via.

Um Fato na Foto

Ação de saúde para caminhoneiros em Resende

Foto: Divulgação/CCR NovaDutra


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em parceria com a concessionária CCR NovaDutra, e uma empresa de combustíveis, encerrou ontem a ação de saúde e de orientação aos caminhoneiros que trafegam pela Via Dutra, no trecho de Resende. A iniciativa teve início na quinta-feira, na balança do Km 301, pista sentido São Paulo.  O caminhoneiro que passaram pelo local durante tiveram à disposição serviços de saúde, oferecidos pela equipe de profissionais especializados, que seguirão todas as orientações de proteção e higiene. Os fiscais da ANTT e os profissionais da Concessionária distribuíram também kit higiene, com desinfetante e flanela para o caminhoneiro higienizar a cabine do veículo. Os caminhoneiros também receberam orientações sobre questões de segurança viária e sobre o Registro Nacional de Transportador de Cargas (RNTRC) digital, que permite que o transportador realize ou atualize seu cadastro pela internet.

 

Deixe um Comentário