Notas & Notas – 25 de junho de 2020

0

COM MEDIDAS DE SEGURANÇA

A Prefeitura de Resende dará continuidade no próximo domingo, dia 28, à tradicional ‘Feira Livre’, que recentemente passou por uma paralisação por conta da pandemia da Covid-19. A retomada gradativa do evento está acontecendo com medidas de segurança e em novo local: na Área de Exposições, devido ao espaço amplo que permite distanciamento entre as barracas e, com isso, menos riscos à saúde. Os visitantes poderão se encontrar com produtores e artesãos das 7 às 14 horas.

TESTOU POSITIVO PARA COVID-19

O secretário do Gabinete de Estratégia Governamental de Volta Redonda, Nelson Gonçalves, recebeu diagnóstico positivo para Covid-19, o novo coronavírus. O secretário está cumprindo isolamento desde segunda-feira, dia 22, e passa bem. Os servidores que tiveram contato recente com Nelson Gonçalves foram testados e nenhum testou positivo.

MAIS UM RESPIRADOR EM PORTO REAL

Gustavo de Souza/PMPR

O município recebeu da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) um ventilador mecânico pulmonar. O equipamento foi solicitado pela Secretaria de Saúde do município à Secretaria de Estado a fim de auxiliar no tratamento de pacientes graves do novo coronavírus (Covid-19). O prefeito Ailton Marques destacou a importância do esforço coletivo no combate ao novo coronavírus. “Estamos buscando todos os recursos necessários para este momento de pandemia. Toda ajuda é bem-vinda na situação atual. O objetivo é fortalecer a linha de frente do combate ao coronavírus, assegurando à população um atendimento qualificado”, disse o prefeito Ailton Marques.

HOSPITAL GERAL

Segundo o secretário de Saúde de Porto Real, Luiz Fernando Curty Jardim, a chegada do equipamento reforça o atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis, que atualmente conta com dois leitos específicos para o tratamento da Covid-19, com todo o isolamento e medidas sanitárias necessárias. “Com esse aparelho o Hospital Municipal tem a disponibilidade de mais equipamento para aprimorar o atendimento da unidade na luta contra a Covid-19. O respirador/ventilador é essencial para esse trabalho”, afirmou o secretário.

SANTA CASA RECEBE DOAÇÃO

A Santa Casa de Misericórdia de Resende recebeu, recentemente, a doação de aproximadamente R$ 500 mil por parte da Raia Drogasil (RD). A rede de farmácias criou o fundo ‘Todo Cuidado Conta’, para o combate à Covid-19 em cidades do interior. Ao todo, foram destinados R$ 25 milhões para diferentes instituições e projetos. A escolha dos beneficiados, que incluiu a Santa Casa de Misericórdia, foi feita por um comitê gestor formado por executivos do Grupo RD, integrantes do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social ( IDIS) e especialistas independentes.  Neste período de pandemia, a Santa Casa está atuando na retaguarda da Saúde Pública do município, atendendo diferentes casos clínicos, para desafogar o Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, que centraliza os atendimentos de Covid-19. A previsão é que no início de julho os equipamentos adquiridos com a verba doada devam estar em funcionamento.

EQUIPAMENTOS

O dinheiro doado pela empresa, representada no município pela marca Droga Raia, será direcionado à compra de equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa, que hoje tem 80% dos leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os itens adquiridos com o recurso doado, estão monitores cardíacos, ventiladores mecânicos, camas hospitalares e oxímetros.

MODERNIZAÇÃO

O diretor da Santa Casa, Luiz Eduardo Saldanha, ressalta a importância da modernização tecnológica para que os profissionais trabalhem em melhores condições de atendimento. “Consequentemente, essas melhorias na UTI vão favorecer o paciente que terá uma recuperação mais rápida, diminuindo a permanência deste no hospital”, afirma o diretor, informando que o dinheiro doado também será aplicado no projeto de ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa.  Hoje são seis em funcionamento com 140 diárias de pacientes/mês registrados em média. A meta é dispor de dez leitos de terapia intensiva.

NOVA UNIDADE DE SAÚDE EM PENEDO

Foto: Divulgação/PMI


Foi iniciada em maio, a reforma do prédio onde ficará instalada a nova Unidade de Saúde de Pronto Atendimento de Itatiaia. A previsão da prefeitura é de que as obras sejam finalizadas em 90 dias. O espaço, localizado na Avenida Brasil, em Penedo, está passando por algumas adaptações para oferecer suporte médico aos munícipes. Dentre essas modificações, estão a recolocação dos pisos e a instalação de paredes de drywall, que segundo o edital de licitação (Carta Convite n° 01/2020), possibilitarão um melhor aproveitamento e adequação do espaço para novas salas e consultórios de atendimento. “O objetivo da implementação dessa Unidade de Saúde é oferecer pronto atendimento a casos agudos leves. Será disponibilizada uma equipe médica composta por um médico clínico geral, um enfermeiro e um técnico em enfermagem”, disse o secretário de Saúde do município, Carlos Magno Goulart.

OBRAS DO JARDIM BOTÂNICO

As obras de construção do Jardim Botânico de Volta Redonda avançaram nessa terça-feira, dia 23, e o prefeito Samuca Silva esteve no local acompanhando o andamento do serviço. Atualmente, 90% do aterro já está concluído e 70% da construção de meios fios e bancos já foi feita. Em julho começará a parte de instalação hidrosanitárias da área da churrasqueira e jardim. E, por fim, será feita a instalação dos equipamentos, mobiliários e o plantio das árvores e mudas.

PROGRAMAÇÃO JUNINA

Com mais de 1,6 mil inscritos, em menos de um mês e meio de criação, o canal virtual da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda busca inovação para incentivar a prática de exercícios físicos durante a pandemia pela Covid-19. A temática SmelTV na Roça foi lançada na última segunda-feira, dia 22, e fica por três semanas no ar. Todos os dias são postados, pelo menos, dois vídeos com atividades adaptadas às danças e brincadeiras típicas das Festas Juninas. A SmelTV atende, principalmente, os alunos dos núcleos da secretaria espalhados pela cidade, que têm crianças a partir de seis anos até a terceira idade. E todos fazem parte deste arraiá online.

TESTADOS PARA COVID-19

Os servidores de Angra dos Reis que exercem suas funções presencialmente, com frequência, para manter os serviços na sede da Secretaria de Educação foram testados para Covid-19, na manhã de terça-feira, dia 23. A equipe da Secretaria de Saúde / Departamento de Saúde Coletiva esteve no prédio da Educação e disponibilizou 60 testes, dos quais 54 foram realizados. Destes, apenas um foi positivado.

CURADO DA COVID-19

Após, 14 dias internado em seu local de trabalho o diretor de administração do Departamento Hospitalar, Antônio Carlos Cambraia Júnior, diagnosticado com Covid-19 deixou o Hospital Municipal Maternidade Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa, em Pinheiral, recebendo o carinho não só da equipe de profissionais, mas principalmente dos amigos de trabalho na terça-feira, dia 23. “O que eu quero dizer para Pinheiral, é que tenha consciência do que essa doença tem na vida da gente. Fui acometido por uma febre e dor de cabeça, um dia vim fazer um exame e cai desmaiado, dai vi minha vida sumindo”, contou.

REDOBRANDO ATENÇÃO EM BARREIRAS

A Guarda Municipal de Barra Mansa está redobrando a atenção nas abordagens realizadas nas barreiras sanitárias instaladas em pontos estratégicos do município. O objetivo é manter os cuidados e atenção para o enfrentamento ao coronavírus no município. As barreiras estão instaladas em seis pontos de acesso à Barra Mansa: na Avenida Dário Aragão, na Estamparia; Avenida Presidente Kennedy, no Ano Bom; Avenida Amaral Peixoto, no Bocaininha; Rua Albo Chiesse, no Centro; Rua José Hipólito, na Cotiara e Rua Doutor José Alves Caldeira, no bairro Abelhas.

SOLICITANDO AO GOVERNADOR

O vereador de Volta Redonda, Fernando Martins, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Volta Redonda, enviou no último dia 23 pedido ao governador Wilson Witzel para que regularize, o mais rápido possível, a situação da administração do Hospital Regional Zilda Arns para que os atendimentos aos pacientes de Covid-19 não sejam paralisados. “Estamos vivendo um momento de pandemia e não podemos correr o risco de ter um hospital fechado. Volta Redonda e demais cidades da região iniciaram o processo de flexibilização para reabertura dos estabelecimentos, e vão ter que interromper a iniciativa por falta de leitos suficientes para atender a população” disse. O Hospital Regional foi construído por meio de um consórcio regional com investimento de vários municípios para atender aos casos de média e alta complexidade da região. Com a pandemia, a unidade passou a ser um centro de referência no tratamento do novo coronavírus, atendendo, inclusive, pacientes da baixada fluminense e da capital. O local não está recebendo pacientes por atraso no repasse do Estado para Organização Social que o administra.

Um Fato na Foto

Animais em situação de risco são resgatados

Foto: Divulgação

Na tarde de terça-feira, dia 23, agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa resgataram animais em situação de risco. A primeira ocorrência foi de um tucano com dificuldade de locomoção, encontrado por um morador do bairro Goiabal. Já o segundo fato envolveu uma paca, localizada no bairro Paraíso de Cima, na Região Leste. Os agentes chegaram até os animais após denúncias de moradores. O tucano não tinha feridas aparentes, estava ativo e foi encaminhado para a assistência veterinária.  Nesta manhã, ele ainda permanecia em observação. A paca, embora estivesse em completa situação de prostração, também não aparentava ferimentos. O animal silvestre parecia estar com dor. Ele recebeu cuidados médicos veterinários e se encontra em observação

Deixe um Comentário