Notas e Notas

0

SAÚDE DO HOMEM
Visando alertar os homens de Volta Redonda sobre a importância do exame de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMSVR) está com ampla programação no ‘Novembro Azul’. E para o dia 22 deste mês, às 14 horas, a prevenção à saúde do homem será divulgada para 50 funcionários do Sider Shopping. No dia 29 o tema será abordado na Usina Presidente Vargas (UPV) para os funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O evento será às 15 horas para 120 metalúrgicos.
NA FEIRA LIVRE 
E ontem, mais de 200 homens aderiram à campanha realizada pela Secretaria de Saúde na Feira Livre do bairro Conforto. Um mutirão, formado por profissionais das sete unidades da Atenção Básica que formam o território Conforto, ofereceu emissão do pedido do PSA (Antígeno Prostático Específico) – exame de sangue que ajuda a avaliar o estado da próstata e na conclusão de um diagnóstico da presença ou não do câncer, além de verificação da pressão arterial e teste de glicemia.
CONCURSO
Após receber representantes do Conselho Municipal de Pastores de Volta Redonda, nessa semana, para apresentar o cronograma da festa de Natal de Volta Redonda, o prefeito Samuca Silva (Podemos) lançou um concurso sobre o Natal. A disputa será entre as instituições religiosas da cidade, em duas categorias, as ações artísticas, com teatro, dança e peças teatrais, e decoração, interna e externa. Vale lembrar que, a avaliação será feita por uma banca julgadora indicada pelas entidades e pelo poder público. A premiação ainda será definida. A ideia foi bem aceita pelos representantes do Conselho.

CONFRATERNIZAÇÃO

Na última quinta-feira uma confraternização foi realizada em Rio Claro com a presença de diversos vereadores e ex-parlamentares. O encontro foi na Fazenda Canastra, de propriedade de Marco Aurélio. Na festa, até roda de viola! Entre os convidados, o vereador de Seropédica, Waguinho do Emiliano. Ainda participaram o vereador de Rio Claro, Geninho, e os ex-vereadores Tavinho, Nerzo, Zé Ramos, também do município; e Mário Pinto e Mauro de Brito, de Itaguaí e Seropédica.
VESTIBULAR AEDB NESTE SÁBADO
A Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), em Resende, promove neste sábado, o processo seletivo para ingresso nas Faculdades Dom Bosco em 2018. A prova será no campus da AEDB, das 14h às 18 horas. A prova do vestibular poderá ser aplicada também em Porto Real, Itatiaia e Bocaina de Minas, caso haja um mínimo de 20 candidatos inscritos em cada uma dessas cidades.
LIVRO DIGITAL
Alunos do Colégio Delce Horta Delgado, da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), lançam hoje um livro digital de contos e poesias. O evento acontecerá às 19horas na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, no bairro Vila Santa Cecília. O e-book, denominado “21 Formas de Interpretar as Estrelas”, reúne os trabalhos dos estudantes da unidade escolar que participaram da formação básica em Produção Literária, oferecida gratuitamente pela Criativa Leitura Editora, por meio do projeto “Escola da Leitura”. O evento vai marcar também a conclusão das oficinas e cursos livres que ocorrem no colégio, com a entrega dos certificados.
Dia da bandeira
A Prefeitura de Volta Redonda e a Associação dos Reservistas das Forças Armadas vão realizar neste domingo, dia 19, no Memorial dos Ex-Combatentes, no bairro Sessenta, uma comemoração ao Dia da Bandeira. O momento cívico vai contar com a participação da Banda Municipal e do Tiro de Guerra de Barra Mansa. Haverá incineração das bandeiras antigas e hasteamento do pavilhão nacional.  O ato começa às 11 horas.

NOVAS TURMAS NA FEVRE

aconteceu na última quinta-feira a aula inaugural do Centro de Qualificação Profissional (CQP). O prefeito Samuca Silva participou. A ação é uma parceria entre a Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), Senai e Sindicato da Construção Civil do Sul Fluminense (Sinduscon-SF). São 40 vagas em dois cursos: Pedreiro de Alvenaria e Eletricista Predial de Baixa Tensão. As aulas, que são gratuitas e intensivas, vão durar dois meses e os diplomas serão entregues ainda neste ano. Nos dez primeiros meses de 2017, formaram 254 alunos em nove turmas no CQP de Volta Redonda. A abertura dos cursos é feita de acordo com a demanda do mercado de trabalho conforme dados do Sinduscon, segundo informou o presidente da Fevre, Eduardo Dessupoio.
Fábrica de Talentos 
Samuca sugeriu que o nome do CQP passe a ser ‘Fábrica de Talentos’ e que foco do centro de qualificação seja ampliado para outros setores profissionais. E mais: determinou uma parceria entre a Fevre e a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo para priorizar a contração dos alunos do CQP no Portal de Emprego da prefeitura, lançado essa semana. Mauro Campos, presidente do Sinduscon, relembrou que há mais de 20 anos o sindicato vem lutando para qualificar a mão de obra e a criação do CQP. No início, os empresários não acreditavam na qualificação profissional da construção civil. Existia uma resistência, mas fomos crescendo. Agora, a prefeitura está incentivando e sendo parceira do setor. É muito gratificante ver uma turma completa se formando”, destacou.
RUA DE LAZER ESPECIAL
Neste domingo acontece em Volta Redonda uma edição especial da Rua de Lazer, em alusão ao Dia da Consciência Negra, lembrado na segunda-feira. A programação vai contar com aulas e roda de capoeira, apresentação de Maculelê e Samba de Roda. Além de panfletagem sobre o ‘Novembro Azul’. O evento vai contar com a presença da Mestre Marciana e da Associação de Capoeira Angola Nagô. A Rua de Lazer acontece na Av. Antonio Pedro Costa (Radial Leste). As atividades começarão às 9 horas. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

MELHORIAS EM ÁREAS DE LAZER E DESPORTIVAS

O vereador Renan Marassi (PPS) teve indicações aprovadas no plenário do Legislativo de Resende reivindicando ao Poder Executivo melhorias em áreas de lazer e desportivas do município. Em uma das indicações, o parlamentar, pediu que seja feita estudo de viabilidade para a construção de uma quadra de futsal no lugar da quadra de areia, no bairro Liberdade. “Fui procurado por alguns moradores que me relataram sobre o estado de abandono em que se encontra a quadra de areia existente no bairro, e que seria mais interessante para a comunidade que no local fosse implantada uma quadra de futsal visando atender os adeptos do referido esporte”, justificou o parlamentar.
ÁREA DE CONVIVÊNCIA 
Já em outra proposta, o parlamentar reivindicou a construção de uma área de convivência voltada para animais domésticos, “Parcão”, no Parque Zumbi, Bairro Lavapés. “A cada dia aumenta o número de pessoas que tem animais de estimação em casa e gostam de levá-los para passear ou fazer caminhada com eles. A implantação de um ‘Parcão’ proporcionará lazer tanto para as famílias quanto para os animais de estimação”, argumentou.
MOSTRA DE ALUNOS
O Colégio Municipal Marcello Drable, em Barra Mansa, realizou nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de novembro, mais uma edição da Mostra Pedagógica. Com o tema “Construindo Valores, Consolidando Saberes”, cerca de 580 alunos do 6º ao 9º ano desenvolveram as disciplinas acadêmicas com diversos temas como Artes, Ética, História, Geografia, Português, Informática, Libras e principalmente a Consciência Negra, comemorada na próxima segunda-feira, dia 20. A vice-prefeita Fátima Lima, destacou a importância da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. “É de extrema relevância a discussão desse tema no ambiente escolar através de projetos que incentivam o conhecimento sobre a história do nosso país estimulando o debate sobre melhorias para a população negra discutindo sobre igualdade, respeito e luta contra o racismo”, disse.

Deixe um Comentário