Vereadores mirins de Barra Mansa apresentam esboços de projetos de lei – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomePolíticaVereadores mirins de Barra Mansa apresentam esboços de projetos de lei

Vereadores mirins de Barra Mansa apresentam esboços de projetos de lei

Dezenove estudantes participam do projeto Câmara Jovem - Foto: Fábio Guimas

Vereadores mirins de Barra Mansa apresentam esboços de projetos de lei

BARRA MANSA

Mais uma etapa do projeto Câmara Jovem, desenvolvido pelo Legislativo barra-mansense, através de projeto do vereador Wellington Pires (PP), foi realizada na tarde desta quarta-feira. Quatorze dos 19 eleitos nas escolas municipais estiveram presentes para apresentar um esboço do que pretendem elaborar como projeto de lei na Casa. Ao final da primeira edição, pelo menos uma iniciativa será votada pela câmara e pode ser sancionada pelo prefeito Rodrigo Drable (MDB).

Ainda tímidos, mas com muitas propostas interessantes, os jovens demonstram seriedade para o cargo de vereadores mirins para o qual foram eleitos. Muitos deles até estão com vontade de seguir, no futuro, uma carreira política. É o caso de Letícia Ferreira de Almeida, de 15 anos. Ela contou que sempre teve interesse na política e se inscreveu no Câmara Jovem para conhecer mais a respeito.

No Câmara Jovem, dos 19 estudantes, 13 são mulheres, uma situação que não é vista nas atuais Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional, onde a maioria é sempre de homens. Letícia afirmou que isso demonstra que as coisas podem mudar e que a mulher é muito capaz de exercer a função política, assim como qualquer outra. Ela apresentou um esboço do que pretende apresentar como projeto de lei. “Seria um projeto intitulado Humanize-se, onde debates aconteceriam nas escolas entre os alunos com diversos temas sociais, econômicos e políticos, podendo até ajudar a acabar com preconceitos”, disse.

Em sua fala, o vereador Wellington Pires explicou que as propostas apresentadas seriam analisadas para posteriormente entrarem na pauta de votação como projeto de lei, requerimentos ou indicações. Os estudantes tiveram uma capacitação sobre o que pode ser uma lei, um pedido ou o que seria de autonomia do Executivo.

Outro que apresentou a ideia do seu projeto de lei foi Richard Gonçalves Pereira, de 15 anos. Ele tem a intenção de elaborar uma proposta para que sejam implantadas faixas de ciclovias na cidade, principalmente perto de escolas. “Moro em Floriano e às vezes vou de bicicleta para a minha escola, Bartolomeu Anacleto, e é um pouco complicado. Faixa de ciclovias seriam muito importantes em Barra Mansa”, afirmou Richard que também pensa em seguir a carreira política.

Sofia Fraga é aluna do Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable. Seu projeto de lei consiste na humanização da saúde pública para um atendimento de qualidade. Ela pede que os postos de saúde funcionem todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, por 24 horas, com médico, enfermeiro, intérprete de libras e ambulância. “Os postos fariam a triagem dos pacientes encaminhando-os ou não para hospitais. Pedi intérprete de Libras porque na minha escola tem 28 surdos e isso seria muito importante para todas as pessoas que têm deficiência auditiva’, falou.

Até mesmo proposta para promoção ao acesso ao mundo científico foi pensada. A ideia é da estudante Nathália Silva Cordeiro. “Tem a prerrogativa de englobar o uso de tecnologias sustentáveis numa proposta construtiva e interdisciplinar, visando reunir materiais necessários para aulas de robótica”, contou.

DEMAIS PROJETOS

Diversas outras propostas foram apresentadas pelos estudantes que vão desde a retomada da Farmácia Popular, economia de água em distrito, ônibus exclusivos para estudantes, reforma de quadra de escola, criação do grêmio estudantil, acessibilidade em escolas para deficientes, dentre outras.

ESTUDANTES

Fazem parte da primeira edição do Câmara Jovem também os estudantes Alessandra Sampaio da Silva, Bruna Gomes Lins da Silva, Daniel Fernandes Alves, Davi Vitorino de Souza, Gabriella Alves dos Santos Paulino, Isabella de Souza, João Vitor Oliveira Silva, Kaíque Caetano Gomes da Silva, Kauã de Oliveira Azevedo, Laryssa da Silveira Alves, Maria Clara Rocha Nogueira, Maria Eduarda dos Santos Campos, Raíssa Barbosa

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar