Vereador pede programa de castração de animais de pequeno porte em Itatiaia – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomePolíticaVereador pede programa de castração de animais de pequeno porte em Itatiaia

Vereador pede programa de castração de animais de pequeno porte em Itatiaia

Vereador Leonardo é autor da indicação que pede o serviço de castração de animais de pequeno porte - Cynttia Freitas.

Vereador pede programa de castração de animais de pequeno porte em Itatiaia

ITATIAIA

Como forma de reduzir a população de animais abandonados pelas ruas, contribuindo também com a saúde pública, foi apresentado recentemente na Câmara de Itatiaia uma indicação solicitando a implantação de um programa de castração de animais de pequeno porte. A solicitação é de autoria do vereador Leonardo de Seixas Carvalho (PP) que pede que o serviço esteja sob a responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Município, realizando por meio de agendamento prévio.

Além deste pedido, o parlamentar solicita que seja restabelecido o  convênio com Canil para recolhimento dos animais abandonados nas ruas.

O vereador argumenta que tem observado em todos os bairros do município vários animais, entre gatos e cães, abandonados nas ruas. “O abandono de animais além de ser um problema social, também é uma questão de saúde pública, pois inúmeros deles vagam pelas ruas sem vacinação, podendo contrair doenças e consequentemente transmiti-las aos humanos”, afirma Leonardo.

Para o vereador, a castração é um dos recursos mais importantes no combate à reprodução descontrolada de animais, uma vez que a capacidade de reprodução de cães e gatos é grande. Além de contribuir para o controle da população de animais, a castração colabora com a redução do número de cães e gatos abandonados e reduz a incidência da raiva e de outras doenças, além de trazer vários benefícios aos animais.

Sobre o agendamento prévio junto ao CCZ, Leonardo enfatiza a importância para que a população possa se cadastrar no Programa, com isso terão um maior controle e organização com o atendimento. “Também entendo ser de fundamental importância o restabelecimento de um convênio com o canil, para que possam recolher os animais abandonados nas ruas, para serem cuidados e encaminhados á adoção”, concluiu Leonardo, que teve sua indicação aprovada pelos colegas de legislativo.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar