Vereador pede implantação de oficinas terapêuticas para portadores de Alzheimer – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomePolíticaVereador pede implantação de oficinas terapêuticas para portadores de Alzheimer

Vereador pede implantação de oficinas terapêuticas para portadores de Alzheimer

A indicação do vereador Anderson da Saúde visa auxiliar o tratamento dos portadores de Alzheimer no município - Cyntia Freitas

Vereador pede implantação de oficinas terapêuticas para portadores de Alzheimer

ITATIAIA

Com o objetivo de auxiliar o tratamento dos portadores de Alzheimer no município, o vereador Anderson Luís dos Santos, o Anderson da Saúde (PSD), propôs ao Poder Executivo, a implantação de atendimentos com oficinas terapêuticas no sistema de saúde do município. A indicação do parlamentar foi aprovada, por unanimidade, no plenário do Legislativo e encaminhada ao prefeito Eduardo Guedes da Silva, o Dudu (MDB).

Anderson da Saúde justificou sua proposta a administração municipal destacando que, o idoso faz parte da faixa etária em maior ascensão no país, principalmente com a mudança no panorama populacional do Brasil e instituída em 1994 a Política Nacional do Idoso, o qual o objetivava assegurar seus direitos sociais, criando condições para promover suas necessidades. “Com este crescimento da faixa etária do idoso no país, aumenta também o distúrbio progressivo Alzheimer -Doença crônica degenerativa progressiva responsável pela perda da Memória- e outras funções cognitivas, tornando maior o foco de atenção e estudos têm em vista o aumento de sua prevalência na população mundial. Por isso, a solicitação de atendimentos com oficinas terapêuticas de artes, música, terapia ocupacional visa uma melhor qualidade de vida dos portadores de Alzheimer”, justifica o parlamentar.

REFORMA E MANITENÇÃO DE BANHEIRO DE AMBULATÓRIO

Já em outra indicação, o vereador Anderson da Saúde solicitou a prefeitura a adaptação, reforma e manutenção do banheiro do Ambulatório Central, localizado no Centro da cidade. A medida, segundo o vereador, tem o objetivo de atender aos portadores de necessidades especiais e idosos, proporcionando maior conforto aos usuários. “O Ambulatório Municipal é uma instituição pública e democrática e que centraliza as consultas médicas de toda a Cidade. Por esse motivo, deve estar em condições de receber qualquer munícipe. É necessária a adaptação dos espaços públicos, visando atender aos portadores de necessidades especiais e idosos, para que não constitua um impedimento ao seu acesso nestes locais”, disse Anderson, salientando que os banheiros precisam passar por uma reforma para adaptação. “Será fundamental a instalação de barras de apoio, louças sanitárias elevadas especiais, caixa descarga acoplada ou de embutir, lixeiras automáticas com sensor para garantir a acessibilidade e higiene, bem como, conserto de torneiras e fechadura das portas, pois, possuem estrutura inadequada para atender a comunidade local. Muitos usuários passam por certo constrangimento no momento de procurar o sanitário, notadamente às mulheres e as crianças”, esclareceu.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar