Uma boa alimentação pode prevenir doenças – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEspecialUma boa alimentação pode prevenir doenças

Uma boa alimentação pode prevenir doenças

Uma boa alimentação pode prevenir doenças//Divulgação

Uma boa alimentação pode prevenir doenças

 

VOLTA REDONDA

No último sábado, 7, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde. Vale lembrar que, a data foi criada em 1950 e escolhida porque nesse dia, em 1948, foi fundada a Organização Mundial da Saúde (OMS). O principal objetivo da OMS é garantir o melhor nível de saúde para as pessoas em todo mundo. Isso é feito através da coordenação dos trabalhos para o combate às doenças e para alcançar qualidade de vida. Nesta edição, o A VOZ DA CIDADE traz matéria contendo dicas para uma boa saúde, lembrando que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Portanto é estar bem com o corpo e a mente.

Todos os anos um tema é escolhido para comemorar o Dia Mundial da Saúde. Dessa escolha, surgem trabalhos de conscientização que visam melhorar gradativamente os fatores que determinam uma vida saudável. E o tema escolhido para 2018 foi “Saúde para todos”. Conversando com a  equipe de reportagem do A VOZ DA CIDADE, a nutróloga, Gabriela Lima, explicou que cuidar do corpo e da alimentação, com foco na saúde, é de extrema importância para prevenir qualquer doença.

Segundo a nutróloga, para o organismo funcionar adequadamente, ele precisa de macro e micronutrientes. Os macronutrientes, que são carboidratos, proteínas e gorduras, são responsáveis por fornecer a energia necessária para o corpo. Eles compõem a maior parte da alimentação e são encontrados em alimentos como carnes, grãos, frutas, verduras, cereais, óleos e açúcares. Já os micronutrientes, ou seja, as vitaminas e os minerais, são compostos orgânicos e inorgânicos, essenciais em pequenas quantidades para controlar os processos metabólicos.

ALIMEMTOS FUNCIONAIS

De acordo com a nutróloga, há também os alimentos chamados de funcionais. Explicou que, são aqueles que possuem ingredientes capazes de proporcionar algum benefício à saúde além dos ingredientes tradicionais deles. Eles cumprem papel fundamental na prevenção e combate de doenças, ajudam a manter a forma, estimulam o cérebro e ajudam a proteger as mais diversas partes do corpo. “Como alguns exemplos temos o Betacaroteno, Ômega 3, Probióticos, entre outros”, informou, lembrando que, o Betacaroteno presente em alimentos como abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre e couve, ajuda a diminuir o risco de câncer. “Quando ingerimos gorduras e proteínas, o betacaroteno se converte em vitamina A, protegendo as células do envelhecimento. Os probióticos regulam o intestino, melhorando a absorção de nutrientes e estimulam o sistema imunológico. O ômega ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares”, explicou Gabriela Lima.

BONS HÁBITOS

De acordo com o conceito definido pela OMS, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. E para manter um corpo saudável é necessário alguns cuidados.  Manter-se saudável e ativo é uma das grandes alegrias da vida. Afinal, sentindo-se bem é possível fazer todas as coisas pelas quais você tem vontade, participar de atividades familiares e estar ao lado das pessoas que ama. Porém, para manter a saúde é preciso cuidar dela diariamente. Pequenos cuidados farão com que seu corpo e sua mente permaneçam em equilíbrio por muito mais tempo.

Segundo especialistas, beber água faz muito bem ao organismo, pois ela atua em todas as funções do corpo, como na circulação, digestão, excreção, e além de hidratá-lo permite também que a temperatura seja mantida. Conforme aconselham os médicos, é fundamental que adultos ingiram bebam pelo menos dois litros da água por dia para garantir um bom funcionamento de seu organismo.

Em relação à alimentação, segundo os especialistas é fundamental para manter a energia e saúde do corpo, no entanto, a ingestão de bons alimentos faz toda a diferença. Consumir, diariamente, legumes e verduras é muito importante para manter o bom funcionamento do organismo. Mas para isso, a pessoa deve ser incentivada desde a infância. Os grãos, as carnes e as frutas também devem fazer parte das refeições, pois esses alimentos fornecem nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente.

Outro fator fundamental é a moderação. Consumir moderadamente todos os alimentos pode fazer a diferença entre ter uma vida saudável ou não.

Infelizmente, praticar exercícios físicos não é unanimidade, mas é importante incluí-lo nos hábitos diários de saúde.

DESCANSO

O descanso também faz parte de uma vida saudável. Por isso, segundo especialistas, ter momentos de relaxamento e um bom período de sono também auxilia no bom andamento da saúde. Porém, com a vida corrida que muitas pessoas levam, esses momentos ficam cada vez mais escassos. Como são muito importantes e devem fazer parte dos hábitos saudáveis, cada um deve planejar tempo para eles.

Além do mais, fazer exames pelo menos uma vez por ano é primordial para obter uma boa saúde, mesmo sabendo que corpo saudável não é apenas aquele que não apresenta enfermidades. Portanto, qualquer pessoa deve procurar um médico, se não tiver aquele que o acompanhe, para exames de rotina pelo menos uma vez ao ano. Somente desta forma a pessoa poderá também prevenir o aparecimento de algumas doenças.

 

 

 

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar