Notas e notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas e notas

Notas e notas

Notas e notas

ONG RESGATA CACHORRO ENTERRADO VIVO 

Uma voluntária de uma Organização Não Governamental (ONG) de Proteção de Animais, em Resende, resgatou no último domingo, um filhote de cachorro que foi enterrado vivo em um terreno na região do Acesso Oeste. De acordo com a voluntária, o animal estava em um buraco só com o focinho para fora. “Estava indo para o supermercado quando ouvi o cão chorando e fazendo ruídos dentro do buraco, em um terreno abandonado que estava servindo de lixão e até costuma ser usado para o abandono de animais”, disse a voluntária; que desenterrou o cachorro e o levou para uma clínica veterinária. “O animalzinho estava cheio de carrapatos e bichos, além de desidratado. O bichinho será colocado para a adoção, após se recuperar”, completou.

 

MISSA DE SÉTIMO DIA

Hoje, às 18 horas, será realizada a missa de sétimo dia do ex-prefeito de Volta Redonda, Aluízio de Campos Costa. A celebração acontecerá na capela da Escola Doméstica Cecília Monteiro de Barros, também conhecida como Asilo das Orfãs; localizada na Rua José Alves Caldeira, nº 1, no Centro de Barra Mansa. Ele faleceu aos 92 anos, no Rio de Janeiro, de falência múltipla dos órgãos. Coronel do exército, Aluizio Campos foi nomeado prefeito de Volta Redonda entre os anos de 1979 e 1982, pelo então presidente da República, general João Batista Figueiredo. Por ser considerada área de segurança nacional, os prefeitos eram escolhidos pelo presidente. Entre as obras deixadas por Aluízio estão a Ilha São João e o Parque Aquático. Ele era avó do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable.

ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Volta Redonda pratica a estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó, NutriSUS, do Ministério da Saúde. O programa prevê a adição direta de nutrientes à alimentação oferecida às crianças entre os seis e 48 meses de idade, antes de completarem quatro anos, nas creches municipais. Segundo o coordenador do setor de Saúde na Escola, da Secretaria Municipal de Saúde, o enfermeiro Giuliano Exposito, o objetivo é favorecer o desenvolvimento infantil com apoio nutricional. Explicou que, historicamente, no Brasil, há registros de carência nutricional infantil com a presença de anemia por falta de ferro. E, além do ferro, o NutriSUS garante outros micronutrientes como as vitaminas A, B1 e B2.

LEVANTAMENTO

No último sábado, equipes da Prefeitura de Volta Redonda estiveram no Parque Independência para fazer um levantamento socioeconômico na área que foi ocupada por cerca de 50 famílias e que está passando uma avaliação social e o destino a ser dado para a regularização da terra. A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), já havia realizado um cadastramento dessas famílias e no final de semana voltou para conseguir outras informações. E para melhor atendimento montou uma estrutura com barracas, mesas e cadeiras. Vale lembrar que, algumas lideranças do bairro procuram a gestão para pedir limpeza do local e outras melhorias. Por isso, a Smac, junto com a equipe de outras secretarias, está levantando esses dados e ao mesmo tempo atendendo a um pedido do Ministério Público. Parque Independência conta com 12 ruas de difícil acesso e fica situado à beira da linha férrea e do Rio Paraíba do Sul.

VEREADORA VISITA A AAP-VR

Na última semana a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR) recebeu a visita da vereadora Jane Veiga, de Angra dos Reis. Ela se reuniu com o presidente da entidade, Ubirajara Vaz, e com a vice-presidente, Clara Sabença. A parlamentar quis saber detalhes sobre a grande variedade de serviços que a AAP-VR presta para os associados e comunidade. “Eu ouvi falar muito bem da associação e, ao chegar aqui, vi que ela é muito mais do que eu ouvi. Então, fazendo essa visita; pretendo levar para Angra um pouco da sabedoria de como são desenvolvidos seus serviços e também as instalações para alguns futuros Projetos de Lei, afirmou a vereadora.

SERVIÇOS 

O presidente Ubirajara Vaz falou um pouco sobre o funcionamento da Instituição de Longa Permanência (antigo Asilo Dom Bosco) – que é uma das entidades assistidas pela AAP-VR –, contou sobre a Sede Campestre Carombert Rocha Faria, além do Centro de Prevenção à Saúde do Idoso (CPSI), mostrando alguns serviços, atividades e as propostas futuras para a sede. O presidente também fez questão de mostrar o número atual de associados em dia e também a quantidade de associados que estão voltando a fazer parte da família AAP-VR. Por fim, eles marcaram uma visita à Sede Campestre, em Pinheiral, e ao Centro de Prevenção à Saúde do Idoso (CPSI).

VINTE VIATURAS SERÃO COMPRADAS

O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, assinou na última semana um convênio no valor de R$ 1,3 milhão com o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Luis Claudio Laviano, para a compra de 20 viaturas que vão ajudar a melhorar o patrulhamento na cidade.  A cerimônia aconteceu no gabinete do Comando-Geral da PMERJ, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de diversos representantes da prefeitura. “É um convênio bem importante porque é para a questão da segurança. Muitas vezes as pessoas nos cobram, questionando o que o prefeito pode fazer.  Não temos poder de polícia, mas essa é a nossa maneira de ajudar”, destacou o prefeito Fernando Jordão.

DISTRIBUIÇÃO 

Das 20 viaturas que estão sendo compradas, oito vão ser utilizadas no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), e as outras 12 irão reforçar a frota do 33º BPM, responsável pelo policiamento no município. A Prefeitura vai arcar com o combustível  e manutenção dos veículos que ficarão com o Proeis e o Estado ficará responsável pelo restante. O trâmite para a compra das viaturas tem a previsão de durar até 90 dias e envolve o repasse do valor do convênio e a aquisição dos veículos.

IMÓVEL PARA 2ª CIA

Durante a cerimônia o prefeito anunciou também a cessão de um imóvel, no Centro de Angra, para a instalação da nova sede da 2ª Companhia do 33º BPM. “As 20 novas viaturas e a cessão do imóvel beneficiarão a todos os moradores e turistas de Angra dos Reis, comprovando mais uma vez o quanto é importante a participação dos governos municipais na área de segurança pública”, disse o Coronel Laviano após a assinatura do convênio.

ACOMPANHANDO LIMPEZA

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, tem intensificado a retirada de entulhos e serviço de roçada pela cidade com o trabalho de força-tarefa. Ontem o serviço de retirada de entulho foi executado nas ruas Maria Estetolina e João Ezequiel Generoso, no bairro Palmeiras. Nos bairros Planalto do Sol e Ipê também foi intensificado o serviço de roçada que continuará hoje. A ação instituída pelo prefeito de Pinheiral Ednardo Barbosa para manter as ruas limpas leva em conta também às penalidades previstas para quem joga entulhos na via pública. De acordo com o Departamento de Ordem Pública, da Prefeitura de Pinheiral é importante frisar que os proprietários de lotes e terrenos que não providenciarem a limpeza dos espaços também podem obter pena de notificação e multa em até R$ 360 conforme artigo 35 (Lei 842 de 17 de abril de 2015).

CURSO DE FORMAÇÃO DE DIRETORES  

Diretores das 62 unidades escolares da rede municipal de ensino de Resende, além da equipe pedagógica participaram, no último sábado, do primeiro módulo do curso de formação para gestores municipais promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Com o tema “Gestão Democrática Escolar: Desafios e Oportunidades”, a capacitação, que tem carga de 60 horas, é semipresencial e terá duração de sete meses, ao final dos quais os gestores serão certificados.

 

CAPACITAÇÃO  

Dividido em três módulos, a formação, que está sendo ministrada pelo professor Mário José Dias, abordará, além da “Gestão Democrática: Desafios e Oportunidades”, os temas “Gestão Escolar em Rede: Ensino Focado em Resultados” e “Gestão Escolar e o Plano Municipal de Educação: Indicadores e Resultados do Plano de Ação”. A abertura oficial do curso foi no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) e contou com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas), da secretária municipal de Educação, Rosa Frech, da presidente do Instituto Educar, Alice Brandão e do superintendente pedagógico da Secretaria, professor Mário José Dias, além da equipe técnica da pasta. Durante a cerimônia de abertura, os gestores das escolas e creches conheceram o Portal da Educação – plataforma na qual o curso ficará hospedado e onde eles poderão dar segmento aos conteúdos abordados nos encontros presenciais.

 

 

UM FATO NA FOTO

CONGESTIONAMENTO

Um atropelamento na pista sentido São Paulo da Rodovia Presidente Dutra deixou o trânsito complicado na tarde de ontem, na altura do bairro Pombal, em Barra Mansa. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o congestionamento chegou a quatro quilômetros. A imagem acima foi registrada pelo jornalista do A VOZ DA CIDADE, Arlindo Novais. Mais detalhes sobre o caso na Página 7 desta edição.

 

 

 

 

Classifique essa Notícia
Comentários
  • Quero saber do processo seletivo que fim levou? Quando vao convocar os profissionais?

    15/04/2018

Comentar