Bombeiros Profissionais Civis recebem certificados na CMBM – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCidadesBombeiros Profissionais Civis recebem certificados na CMBM

Bombeiros Profissionais Civis recebem certificados na CMBM

Quinze pessoas receberam seus certificados, entre elas oito mulheres e sete homens - Divulgação

Bombeiros Profissionais Civis recebem certificados na CMBM

BARRA MANSA

Foi realizada na noite da última quarta-feira, dia 12, na Câmara de Vereadores, às 18 horas, a cerimônia de entrega do certificado da 12ª Turma de Bombeiros Profissionais Civis (BPC) – regido pela lei 11.901/2009. Segundo o conselheiro consultivo da Frente Parlamentar Mista em prol da profissão dos bombeiros civis, Denilson Sicupira, 15 pessoas receberam seus certificados, entre elas oito mulheres e sete homens. Uma nova turma terá início no próximo domingo, dia 16, e ainda em setembro, será lançada uma turma de bombeiro mirim.

Segundo Sicupira, o curso tem duração de 80 horas, mas para a nova turma estão previstas mais 20 horas. A parte teórica foi toda realizada no Parque da Cidade Natanael Jeremias, e a prática no Rio de Janeiro, no Centro de Treinamento Fire Service do Brasil.

“Entre os trabalhos realizados com o grupo, foram ensinados prevenção de incêndio, primeiros socorros avançado, resgate em espaço confinado, resgate em altura, abordagem de aeronave (heliporto), noções básicas de buscas e salvamento com cães, entre outras”, contou Denilson.

Questionado se é comum mulher participar desse tipo de treinamento, ele explica que como a lei foi reconhecida profissionalmente, se abriu o campo maior para o mercado na área. “Eu criei uma minuta de lei e visitei entidades do Sul Fluminense, propondo aos vereadores que fosse obrigatória a contratação de uma brigada de incêndio formada por bombeiros civis, por empresas credenciadas junto ao Corpo de Bombeiro Militar”, disse. “Assim, surgiu a procura pela profissão”, completou, dizendo que a maioria dos participantes saem empregados, pois o mercado é bem amplo para a profissão.

O Conselho Consultivo da Frente Parlamentar é presido pelo deputado federal Roney Braga, e do vice, senador José Hélio. “A frente é composta por representantes públicos e profissionais ligados à área”, informou Sicupira, que há 19 anos forma bombeiros. “São cerca de 3, 5 mil formados nesses quase 20 anos e cerca de 90% deles se encontram no mercado de trabalho”, afirmou.

Para o próximo curso, que já começa neste domingo, no Parque da Cidade, 25 pessoas já estão inscritas. Neste mês, também será lançado o curso para bombeiro mirim (em data que será ainda marcada), tendo em vista tirar as crianças da ociosidades e ensinar técnicas de salvamento que poderão ser usadas, ainda que novos, no dia a dia de cada um. A faixa etária é de 10 a 16 anos.

Quem quiser saber mais sobre como se matricular em ambos os cursos, pode entrar em contato com o conselheiro em sua página do Facebook (https://www.facebook.com/denilson.sicupira) ou ligar para o número (24) 9 8813-6722.

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar