Tratamento de esgoto terá atenção especial na zona rural – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCidadesTratamento de esgoto terá atenção especial na zona rural

Tratamento de esgoto terá atenção especial na zona rural

Tratamento de esgoto terá atenção especial na zona rural

RIO DE JANEIRO/RIO CLARO

O Comitê Guandu/RJ e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) realizaram no último dia 11 deste mês, no Rio de Janeiro, a cerimônia de entrega dos projetos de esgotamento sanitário para oito municípios (Paracambi, Queimados, Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Piraí, Seropédica, Itaguaí e Miguel Pereira) e de lançamento de editais para a elaboração dos projetos para outros seis da Região Hidrográfica II (RH II) – Guandu, entre eles Rio Claro. No município, as ações serão focadas no tratamento de esgoto na zona rural.

Rio Claro foi representado pelo prefeito José Osmar de Almeida e por Cid Magalhães Silva Júnior, que foi secretário de Meio Ambiente e Agricultura no exercício de 2017.

Os projetos de esgotamento sanitário foram desenvolvidos de forma descentralizada por meio de Termos de Cooperação Técnica firmados entre a Cedae e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com verbas do Comitê Guandu/RJ provenientes da cobrança pelo uso de recursos hídricos, como determina a Lei estadual nº 5.234/2008, para os municípios da RH II.

Além de aumentar a qualidade de vida atual e futura dos habitantes da região, a execução dos projetos diminuirá a carga poluidora lançada nos corpos hídricos afluentes à captação da maior estação de tratamento de água do mundo, que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Na ocasião, também foram lançados os editais que permitirão contemplar o desenvolvimento, em até 360 dias, dos projetos em Mangaratiba, Japeri, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar