‘Tocando com Arte’ promove a educação musical a crianças, adolescentes e jovens em Barra do Piraí – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCultura‘Tocando com Arte’ promove a educação musical a crianças, adolescentes e jovens em Barra do Piraí

‘Tocando com Arte’ promove a educação musical a crianças, adolescentes e jovens em Barra do Piraí

‘Tocando com Arte’ promove a educação musical a crianças, adolescentes e jovens em Barra do Piraí

Com o objetivo de objetivo promover a educação musical a crianças, adolescentes e jovens, através do aprendizado de instrumentos musicais, a prefeitura, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Histórico e Cultural (Idehc), lançou nesta semana o projeto ‘Tocando com Arte’. O projeto abrange cerca de 120 participantes da Rede Municipal de Ensino e também visa valorizar a música contemporânea – como o jazz, samba, bossa nova, choro, rock e outros – dando oportunidades para desenvolverem talentos.

As aulas são ministradas semanalmente, com dias específicos para cada segmento musical, atendendo a diversas turmas com treinamento técnico instrumental. As aulas abrangem o ensino de violão, guitarra, percussão, flauta doce, contrabaixo e teclado, para cerca de 120 alunos com faixa etária de oito a 17 anos. Além de alunos de três escolas municipais (Manoel Fonseca, Arlindo Rodrigues e Adma David), integrantes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) também participarão das aulas.

O presidente da Organização Social barrense (Idehc), idealizadora do projeto, Francisco Gonçalves, destaca que o ‘Tocando com Arte’ tem como metodologia o ensino da música através da pedagogia de musicalização. “O projeto nasce do desejo de se tornar uma porta para que crianças, adolescentes e jovens de Barra do Piraí, e que os mesmos despertem seus talentos, exercitem seus dons. Muitas vezes esquecidos por falta de oportunidades”, destaca.

Francisco ainda destaca que acredita na possibilidade de valorizar a cultura do município através da música, promovendo apresentações como forma de incentivo ao educando e divulgação do trabalho realizado. “Esse projeto tem a proposta de alavancar o indivíduo para que desenvolva seu potencial, não apenas ocupando um tempo ocioso, mas sim iniciando na formação de um profissional para o mercado de trabalho da música. Outra proposta relevante desse projeto é resgatar valores culturais da Música Popular Brasileira, a MPB, oriunda da região e até mesmo de Barra do Piraí, procurando apresentar uma concepção moderna da música contemporânea”, destaca, acrescentando que o projeto tem a pretensão de despertar o interesse pelo aprendizado musical e pela apreciação da cultura musical brasileira, procurando criar oportunidades para que se evite a perda de talentos e vocações, diminuindo a falta de perspectivas nas crianças e adolescentes barrenses, preparando-os para exercer no futuro, atividades culturais e artísticas geradoras de trabalho e renda.

Para o desenvolvimento das aulas, a prefeitura destinou os instrumentos, que foram adquiridos em anos passados, e que estavam sem uso por falta de projetos. Dentro desta proposta, após ensaios e aulas, segundo seu desenvolvimento, será possível a formação de grupos e bandas instrumentais.

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar