Reunião discute projeto Força Regional de Segurança Pública – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomePolíciaReunião discute projeto Força Regional de Segurança Pública

Reunião discute projeto Força Regional de Segurança Pública

Encontro contou com a presença de prefeitos, secretários, vereadores, agentes de segurança - Paulo Dimas PMBM

Reunião discute projeto Força Regional de Segurança Pública

BARRA MANSA

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira entre o prefeito Rodrigo Drable (MDB) e os integrantes do Consórcio de Segurança serviu para discutir a criação do projeto Força Regional de Segurança Pública. Drable é presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale do Paraíba Fluminense (Cisegci). A reunião aconteceu no Centro Estratégico de Segurança Pública (Cescp) de Barra Mansa e ainda tratou sobre a prestação de contas, diagnóstico prévio e ações necessárias, apresentação de orçamento para este ano e discussão sobre.

Participaram também da reunião os prefeitos de Quatis, Bruno de Souza e de Pinheiral, Ednardo Barbosa; o comandante do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Antônio Jorge Goulart; o comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Júlio César Vieira Veras; o comandante da 2ª Cia do 28º BPM, tenente Alcimar Videira; o delegado da 90ª Delegacia de Polícia Civil, Ronaldo Aparecido de Brito; o 1º tenente do 7º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), Douglas Alves; o vereador e idealizador do Cisegci, Jefferson Mamede; o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani; o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, além de representantes de segurança dos municípios de Rio das Flores, Volta Redonda, Porto Real, Vassouras, Resende e Piraí.

O atual vereador Jeffesron Mamede é o autor do projeto de Força Regional de Segurança Pública, que será apresentado em 15 dias para os prefeitos integrantes do consórcio. “Atualmente, os 13 municípios participantes do Cisegci somam mais de três mil guardas municipais. O projeto pretende capacitar 10% desse efetivo para colaborar de forma integrada com outras forças como as Polícias Militar e Civil em grandes eventos na região”, completou, ressaltando que também se pretende captar recursos com o governo federal.

BALANÇO

O comandante do 5º CPA, coronel Antônio Jorge Goulart prestou contas sobre o exercício da Polícia Militar de janeiro a abril deste ano. “Nesses quatro meses, foram recolhidos na região cerca de 60 quilos de drogas, 83 armas, sendo um fuzil e uma submetralhadora, três granadas e realizadas mais de 500 prisões e apreensões, o que coloca o 5º CPA em sexto colocado no número de prisões no Estado do Rio de Janeiro”, enfatizou.

A parceria com a PM foi ressaltada pelo prefeito como um importante fator para a manutenção da segurança na cidade. Segundo ele, com as ações do consórcio será possível ampliar ainda mais. “Essa parceria que já existe entre a Guarda Municipal de Barra Mansa e a Polícia Militar através da Ronda Escolar tem dado certo e mostra que é possível trabalhar em conjunto pelo bem da população”, afirmou.

 

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar