Projetos pedagógicos da Secretaria da Educação auxiliam a aprendizagem em Itatiaia – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEducaçãoProjetos pedagógicos da Secretaria da Educação auxiliam a aprendizagem em Itatiaia

Projetos pedagógicos da Secretaria da Educação auxiliam a aprendizagem em Itatiaia

Projetos pedagógicos serão ministrados ao longo do ano nas escolas municipais de Itatiaia - AECOM PMI

Projetos pedagógicos da Secretaria da Educação auxiliam a aprendizagem em Itatiaia

ITATIAIA

Buscando novas formas de fortalecer a aprendizagem dos mais de 4800 alunos da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação desenvolverá ao longo do ano letivo cerca de 18 projetos pedagógicos elaborados por professores e gestores escolares.

A proposta da Secretaria é não se restringir ao conteúdo oficial a ser ministrado em cada disciplina incorporarando temas  que estimulam através do lúdico, o aprendizado, a criatividade, o lado social, cultural, esportivo e a inclusão do cidadão nas atividades da comunidade escolar.

De acordo com a Diretora do Departamento Pedagógico, Diene Christina Motta, os projetos enriquecerão o trabalho nas escolas e a proposta de ação político pedagógica de uma ‘Escola Viva e Ativa’. “As atividades complementares com foco no apoio e aprendizagem permanecem no planejamento porque foi algo que deu certo no último ano. Além dos projetos da secretaria, cada escola tem sua gama de atividades. Temos diversas parcerias nos projetos e isso é excelente porque elas trazem temas relacionados ao meio ambiente, trânsito e cidadania, por exemplo, de forma lúdica para os alunos. Nosso objetivo é proporcionar uma forma diferenciada deles aprenderem”, explicou Diene.

Com 538 professores na rede, a secretaria desenvolverá projetos como o  Itatiart, que acontece há 12 anos no município e tem o objetivo de difundir a cultura brasileira por meio de atividades e conhecimentos desenvolvidos nos espaços escolares da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. “A abertura do Itatiart será em abril e ao longo do ano os professores vão trabalhar com eles sobre os cantores e artistas escolhidos e com certeza iremos descobrir muitos talentos dentro de nossas salas de aula. No final do ano letivo eles terão não apenas uma bagagem educacional, mas também cultural. A escola é um dos espaços que organiza essas trocas de conhecimento levando à compreensão das diversidades culturais existentes no nosso país”, disse o Secretario de Educação, Amarildo Veiga Ferri.

Ao longo do ano também serão desenvolvidos projetos como ‘Transitando com Consciência’, ‘Roda de Leitura e Contação de Histórias’, ‘Aprendendo Justiça na Escola’, ‘Música nas Escolas’, ‘Jogos Estudantis e Cooperativos’, ‘Dia da Matemática’, ‘Dia do Meio Ambiente’, ‘Dia do Desafio’, ‘Tecnologia Educacional e Robótica’, ‘Espaço das Artes’ e ‘Não bata, Eduque’.

A diretora Diene Christina Motta enfatizou ainda que a parceria com instituições como a Nova Dutra, Polícia Militar, Furnas, entre outras, ajudarão a garantir a eficiência e a qualidade dos projetos.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar