Presidente do Legislativo de Itatiaia ressalta importância da vacinação contra a febre amarela – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomePolíticaPresidente do Legislativo de Itatiaia ressalta importância da vacinação contra a febre amarela

Presidente do Legislativo de Itatiaia ressalta importância da vacinação contra a febre amarela

Vander destacou, ao encerrar a sessão ordinária, a importância das pessoas procurarem se vacinar contra febre amarela - Divulgação

Presidente do Legislativo de Itatiaia ressalta importância da vacinação contra a febre amarela

ITATIAIA 

O presidente do Legislativo, o vereador Vander Leite Gomes (MDB), reforçou, na última sessão ordinária, na semana passada, a importância de todas as pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas.

Vander destacou que ao serem vacinadas, as pessoas evitarão os sintomas terríveis e o que é pior a morte. “A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso”, ressaltou o parlamentar pedindo que todos levem a sério a vacinação.

O presidente ainda destacou que informações da Secretaria de Saúde do município dão conta de um total de 601 moradores procuraram as Unidades de Saúde para se imunizarem no Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela, que aconteceu no último dia 29 de janeiro, no município. “Diferente de algumas cidades do país, em Itatiaia a vacina não foi fracionada, e sim plena, uma vez que ainda existem doses suficientes que garantem a vacinação de todos os moradores que procurarem o setor de imunização”, disse Vander, comunicando que de acordo com o último levantamento realizado pelo Setor de Imunização, da meta de 26 mil pessoas imunizadas, 21.499 pessoas foram vacinadas. “A vacinação acontece na Policlínica Municipal, nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre I / II, Maromba e UBS Marechal Jardim. Para receber a dose da vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e comprovante de residência”, informa.

BLOQUEIO

O bloqueio vacinal segue acontecendo nas nove unidades de saúde, mediante agendamento prévio.  Fazem parte do público alvo estabelecido pela secretaria Estadual de Saúde pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias. Para a população maior que 60 anos é necessária apresentação da recomendação médica para realizar o procedimento. Mulheres grávidas não são vacinadas.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro ressalta que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida através da picada de mosquitos. Ao encontrar macacos mortos ou doentes (animal que apresenta comportamento anormal, que está afastado do grupo, com movimentos lentos etc.), o cidadão deve informar o mais rápido possível às secretarias de Saúde do município ou do estado do RJ. Em Itatiaia, não foram localizados macacos mortos ou doentes.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar