Polícia Civil de Itatiaia prende suspeito de cometer maus tratos contra a mãe idosa – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomePolíciaPolícia Civil de Itatiaia prende suspeito de cometer maus tratos contra a mãe idosa

Polícia Civil de Itatiaia prende suspeito de cometer maus tratos contra a mãe idosa

O suspeito foi conduzido para a 99ª DP e deve ser transferido para o sistema prisional - Foto: Arquivo

Polícia Civil de Itatiaia prende suspeito de cometer maus tratos contra a mãe idosa

ITATIAIA

Policiais da 99ª Delegacia de Polícia Civil de Itatiaia, prenderam na tarde deste sábado, dia 28, o homem identificado como Jaques Tavares, 42 anos, suspeito de ser o autor do crime de maus tratos contra sua mãe, uma idosa de 73 anos, moradora do bairro Campo Alegre. A polícia monitorava o suspeito desde quinta-feira, 26, quando foi expedido pela juíza Carolina Dubois Fava de Almeida, o mandado de prisão preventiva. O mandado de prisão preventiva cumprido pelos policiais civis foi deferido dentro do processo de ação penal, procedimento sumário que versa sobre ‘sequestro e cárcere privado’, combinado com ‘omissão de socorro a idoso’, previsto na lei 10741/20043 (Estatuto do Idoso). “A ordem nasceu de uma representação da autoridade policial nos autos do processo iniciado na 99ª DP (099-00025/2018)”, explica um policial reiterando que a Justiça acolheu a representação da autoridade policial.

Segundo a Polícia Civil, Jaques foi preso na Rua Oby Loiola, no Campo Alegre, próxima do imóvel onde dias atrás sua mãe foi localizada presa, na Rua São Jorge. “Ao ser abordado não resistiu à prisão. Ele foi conduzido para a 99ª DP onde ficou preso e deve ser transferido o quanto antes para o sistema prisional. Vínhamos representando contra ele, há algum tempo, mas não tínhamos o mandado de prisão, o qual foi expedido na quinta-feira. Desde então, reforçamos o trabalho para efetuar a sua prisão”, conta o policial.

ENTENDA O CASO

No dia 19 a idosa, cujo nome é mantido sob sigilo, foi resgatada do imóvel onde residia no Campo Alegre. Segundo informações da Polícia Militar, a casa onde ela ficava estava em condições precárias, o banheiro fica do lado de fora do imóvel e a residência estava com tranca na porta e as janelas tapadas por tijolos. As investigações incluem relato de vizinhos, dando conta que o suspeito mantinha a idosa em cárcere privado no imóvel, sem alimento e água. Além disso, a idosa estaria sofrendo agressões físicas, ao ser encontrada apresentava sinais de desidratação e fraqueza.

Segundo o governo municipal de Itatiaia, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizava o atendimento sistemático desta família em conjunto com as Secretarias de Habitação e Saúde. As autoridades assistenciais inclusive afirmam que a mãe já havia sido afastada do convívio desse filho, mas retornava por não identificar a situação que vivia como violência. Segundo o CREAS, o suspeito do crime possui transtorno psiquiátrico e estava sendo acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e a idosa era a responsável legal por ele. No momento, a idosa está sob os cuidados de familiares.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar