Novo equipamento oferece experiências únicas para os alunos de Medicina do UniFOA – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEducaçãoNovo equipamento oferece experiências únicas para os alunos de Medicina do UniFOA

Novo equipamento oferece experiências únicas para os alunos de Medicina do UniFOA

Aparelho exibe modelos tridimensionais altamente detalhados do corpo humano - Foto: Divulgação

Novo equipamento oferece experiências únicas para os alunos de Medicina do UniFOA

Seguindo a tendência mundial de complementar os estudos com o uso de plataformas digitais, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) adquiriu para o curso de Medicina e todos os outros da área da saúde um simulador multidisciplinar 3D. O aparelho exibe modelos tridimensionais altamente detalhados do corpo humano. 
Simulador pode ser utilizado como mesa ou lousa – Foto: Divulgação

Na última quinta-feira, dia 22, professores e técnicos do Centro Universitário passaram por um treinamento para aprenderem a manusear o equipamento que já pode ser utilizado no Laboratório Morfofuncional.

O simulador, que pode ser utilizado como mesa ou lousa, possui cerca de cinco mil estruturas anatômicas identificadas, incluindo todos os órgãos e sistemas do corpo feminino e masculino.

De acordo com o coordenador de Medicina, Geraldo Cardoso, todo esse processo de aprendizagem é reconstruído em tempo real e auxiliado pelo Atlas 3D de Anatomia. “Podemos mergulhar dentro do corpo humano, ir mais a fundo do que conseguiríamos apenas com o uso de cadáveres. Além disso, o aluno passa a ter contato com novas tecnologias e essa interação colabora muito para aproximá-los ainda mais da realidade da profissão”, destacou o coordenador, acrescentando que a experiência oferece aos alunos a possibilidade de estudar casos clínicos e exames reais de pacientes, pois permite que os professores convertam tomografias e ressonâncias magnéticas em 3D, com acesso total e irrestrito à anatomia de maneira real.

Falando do ganho curricular dos alunos, a reitora do UniFoa, Claudia Utagawa, ressaltou que, além da área da saúde, o simulador está sendo aguardado pelos alunos das Engenharias e Sistemas de Informação que querem compreender seu funcionamento e desenho do aparelho. “É um equipamento que, se olharmos mais amplamente, acaba integrando os cursos e incentivando os alunos a terem novas ideias, pensarem em novas soluções”, comentou a reitora.

O EQUIPAMENTO

A tela interativa foi criada pela startup brasileira Csanmek, especializada em sistemas e soluções para o mercado educacional.

De acordo com o fundador da empresa, Cláudio Santana, a ideia foi desenvolvida por uma equipe amplamente qualificada, com experiência em tecnologia, diagnósticos e imagens médicas. “Nosso objetivo é atender à necessidade da evolução contínua do ensino, introduzindo metodologias ativas em experiências reais com anatomia humana”, comentou Santana.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar