Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

SUSPENSÃO DE ABASTECIMENTO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae) fará uma vistoria técnica dos tanques de decantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Sebastião nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro. A estação abastece os bairros: Apóstolo Paulo, Centro, Roberto Silveira, Jardim América, Monte Cristo, Santa Rosa, Verbo Divino. O serviço de abastecimento ficará suspenso de 7 às 11 horas, a autarquia orienta os moradores a fazer uso consciente da água até que os serviços sejam normalizados.

EM ITATIAIA

Em Itatiaia, a prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos informa que o abastecimento de água nos bairros Campos Alegre, Vila Pinheiro e Country Clube será interrompido hoje. O motivo é o conserto do cano principal, localizado próximo a Avenida Wanderbilt Duarte de Barros (Estrada de acesso ao Parque Nacional do Itatiaia), que leva a água para o abastecimento dos bairros. Para a execução do trabalho, o abastecimento  de água será suspenso a partir das 6 horas, sem previsão de retorno. A prefeitura pede aos moradores que economizem água e aqueles que necessitarem do abastecimento por meio do caminhão-pipa podem fazer contato com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos situada na sede da Prefeitura, na Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, Centro, ou ligar para (24) 3352 1566 ou 3352 6777 ramal: 207.

ÔNIBUS RECEBERÃO COBRANÇA

A partir do próximo dia 9, a Prefeitura de Itatiaia colocará em prática a cobrança referente à tarifa para a entrada dos ônibus, microônibus e vans de turismo no município. A cobrança foi estabelecida na Lei nº806/17, publicada em 9 de novembro do ano passado, e que dispõe sobre a ordenação, regulamentação e as condições específicas de acesso, circulação dos veículos de transporte de pessoas para fim de turismo em Itatiaia. Para que pudessem adequar as novas regras, as empresas tiveram um prazo de três meses e conforme o decreto 2.936/17, a partir do dia 9 de fevereiro a cobrança será efetuada.

MULTA

As empresas que descumprirem lei estarão sujeitas ao  pagamento de uma  multa no valor de 30 UFITA  e apreensão do veículo, que só será liberado após o pagamento, e ainda ficarão impedidas de operar no município pelo prazo de 60 dias. A UFITA é a Unidade Fiscal do município de Itatiaia, que para o exercício desse ano será de R$ 100, podendo ser reajustada  a cada exercício tributário  de acordo com  o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), conforme descrito na Lei nº 803/17 que regulamenta a Unidade Fiscal no Município de Itatiaia (Lei da UFITA). Além do pagamento de multa previsto para os casos de descumprimentos das novas regras, de acordo com a Lei, a autorização para acesso e circulação no Município só será expedida mediante o pagamento de tarifa.

VALORES

Os valores serão de 10 UFITA para ônibus e 5 UFITA para microônibus, vans e demais veículos acima de 12 lugares sendo todos  referente  à autorização de circulação de 24 horas de permanência no município. Já os ônibus que tenham por objetivo levar hóspedes para hotéis ou pousadas do Município, desde que comprovada reserva, pagarão a  uma taxa  de  2 UFITA e os microônibus, vans e demais veículos acima de 12 lugares  de 1 UFITA. Estão isentos do pagamento da taxa, os veículos destinados ao transporte de estudantes, em razão de excursões organizadas por estabelecimentos de ensino, desde que sem fins lucrativos, entretanto a  obrigatoriedade do pedido de autorização continua. Conforme descrito na lei os valores referentes às Taxas Instituídas por esta Lei serão revertidas para o Fundo Municipal de Turismo e deverão ser aplicadas na melhoria dos serviços prestados. Mais informações podem ser adquiridas na Secretaria de Turismo que fica localiza na Rua Canto Verde, s/n, Penedo. O telefone de contato é (24) 33352 1855.

CAPACITAÇÃO DE MÉDICOS E ENFERMEIROS

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda promove hoje e quinta-feira, dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, respectivamente, uma capacitação sobre o manejo clínico da febre amarela. O curso, a ser realizado é voltado para médicos clínicos e generalistas, além de enfermeiros do setor de urgência e emergência, das redes Pública e Privada de Saúde. Serão 200 profissionais participantes, 100 em cada dia. Os profissionais terão orientações de como proceder no diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente, que apresenta sintomas da febre amarela. O curso será das 13 às 17 horas, no Centro Universitário Geraldo Di Biase, bairro Aterrado.

MUTIRÃO DE LIMPEZA

Os alunos da rede municipal de ensino de Volta Redonda voltam às aulas na próxima segunda-feira, dia 5. E a prefeitura de Volta Redonda está preparando o retorno dos estudantes, com um mutirão de limpeza em todas as unidades escolares. O serviço está sendo feito pela secretaria municipal de Infraestrutura (SMI). Ao todo, a rede municipal conta com cerca de 36 mil alunos, divididos em 104 escolas. Na manhã de ontem, três equipes da SMI estiveram em unidades diferentes fazendo o mutirão: no Ciep Walmir de Freitas Monteiro, no bairro Santa Rita do Zarur; no Centro Municipal Integrado de Educação Pururuca, no bairro Santa Cruz; e na Escola Municipal Professor Lund Fernandes Villela, também no Santa Cruz. São 12 equipes trabalhando simultaneamente nas unidades.

KITS ESCOLARES E UNIFORMES

A secretária municipal de Educação, Rita Andrade, lembrou o planejamento estratégico feito pela prefeitura de Volta Redonda para o retorno das aulas. “Vamos entregar os kits escolares para os alunos já na primeira semana de aula. Os uniformes, por sua vez, serão entregues a partir de 19 de fevereiro. A entrega desses kits são de grande importância social, já que vão gerar economia às famílias”, destacou a secretária. Os alunos das creches vão receber agenda e mochila. Já os da pré-escola, vão ganhar agenda, estojo, giz de cera, duas massas de modelar e mochila. Os alunos do 1º ao 5º ano, por sua vez, receberão mochila, estojo, apontador, régua, agenda, tesoura sem ponta, borrachas, caixa de lápis de cor, lápis preto e caderno brochura. De 6º ao 9º ano, recebem apontadores, borrachas, caderno de desenho, cadernos universitários, canetas esferográficas, esquadro, estojo, tesoura sem ponta e transferidor. Os uniformes também variam de acordo com a idade.

ENCONTRO

A vice-prefeita de Barra Mansa Fátima Lima e o gerente de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR), Walmiro Fabiano, receberam na manhã de ontem, no gabinete da vice-prefeita, a secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda (SMIDH), Dayse Penna acompanhada da assessora jurídica da SMIDH, Juliana Ferreira. O objetivo do encontro foi orientar a secretária municipal sobre as medidas necessárias para que Volta Redonda seja admitida ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

DIVERSOS PROJETOS

Desde a criação da GEPIR (Gerência de Promoção da Igualdade Racial) no ano passado, diversos projetos com a temática e discussão da igualdade racial foram realizados em Barra Mansa como Afro Saberes, em parceria com a Fundação Cultura Barra Mansa, concurso de redação juntamente com o Grebal e Secretaria de Educação, além de atividades incluídas no PPA (Plano Plurianual) como ensino étnico-racial nas escolas, empreendedorismo negro e adesão ao Sinapir. Por conta do destaque na área, Barra Mansa aderiu ao Sinapir em novembro, sendo o segundo município no Estado do Rio a entrar para o programa.

DISQUE 100

Denúncia de maus tratos a pessoas pode ser feito por um canal exclusivo disponibilizado pela Prefeitura de Resende. Trata-se do Disque 100, que deve ser utilizado para relatos de casos de violência física, psicológica e abandono. As ligações são gratuitas e podem ser realizadas 24 horas ao dia. O Disque 100 é um canal de denúncias, vinculado a Ouvidoria Nacional e ao Ministério dos Direitos Humanos. O serviço atende a qualquer pessoa. Em todo o país, a maiores incidências de denúncias estão relaciona às populações chamadas vulneráveis, entre crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua.

ANÔNIMAS

Em Resende, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos recebe os relatórios enviados pelo Ministério e adota medidas cabíveis de atendimento.As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado. O Disque 100 oferece também informações sobre direitos humanos, orientações acerca de ações e programas da área, nos âmbitos federal, estadual e municipal”, concluiu a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

UM FATO NA FOTO

Trégua

O calor deu uma trégua que até o cão acima cochilou tranquilamente sob a breve aparição do sol em Barra Mansa, nesta terça-feira, dia 30. O registro foi feito pelo fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, na Clínica da Família do bairro Vista Alegre. Hoje o cachorrinho vai poder descansar no mesmo local. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a previsão meteorológica para esta quarta-feira na cidade é de mínima de 20º C e máxima de 27º C. À tarde ele deve procurar outro abrigo, já que há chance de pancadas de chuva que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas.

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar