Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

QUEDA DE PONTE

A ponte que dá acesso ao bairro Roseira, em Barra do Piraí, que estava interditada a cerca de dois anos, caiu após as chuvas que atingiram o município nos últimos dias. Com isso os moradores ficam sem a principal via de acesso ao bairro, que apesar de interditada ainda era utilizada pela população. Segundo a prefeitura, a estrutura apresentava problemas há mais de dois anos e o risco de desabamento só vinha se agravando ao longo do tempo, conforme laudos técnicos da Defesa Civil. A previsão é de que obras para a reconstrução de uma nova passagem comecem nos próximos meses.

INUNDAÇÃO

Já em Pinheiral, na noite de domingo a chuva inundou o Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa. De acordo com um balanço divulgado pela prefeitura, foram registradas 30 ocorrências, entre elas alagamentos e deslizamentos na Rua Helena Corrêa de Miranda. Até o fechamento desta edição, não havia registro de desabrigados e feridos. A Defesa Civil alerta para que a população ligue em caso de ocorrência para o 199. O órgão orienta ainda para que os moradores realizem o cadastro para recebimento de alerta via SMS. Para isso, basta enviar o CEP para o número 40199 para ativar o cadastro.

MAIS PROFISSIONAIS

Novos profissionais do Programa Mais Médicos foram recebidos pelo secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto. Ele ressaltou que garantir atendimento de qualidade na base é primordial para um sistema de saúde pública eficiente. As Unidades Básicas de Saúde da Família beneficiadas com os cinco novos médicos estão nos bairros Padre Josimo, Volta Grande, Vila Mury, Vila Brasília e Siderlândia, sendo que Volta Redonda ainda conta com o reforço do Programa Mais Médicos nas unidades da Vila Americana, Água Limpa e Belo Horizonte. Os novos médicos vão atuar no município por, pelo menos, três anos. Esses profissionais foram contratados pelo edital de 27 de novembro do ano passado, exclusivo para médicos brasileiros ou formados no Brasil.

VISTORIA SEMESTRAL DE ÔNIBUS

Começou ontem a vistoria regulamentar do transporte coletivo em Volta Redonda, que acontece na Ilha São João até o dia 23 de fevereiro, das 8h30min às 11 horas, e das 13h30min às 16 horas. A vistoria é realizada pela equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), conforme agendamento com as empresas de ônibus, e tem validade até o mês de junho deste ano. “Estamos com um programa de melhoria dos ônibus e a vistoria é uma forma de melhorar essa frota. Vamos fazer vistorias cada vez mais precisas, profundas e criteriosas”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva.

ITENS VISTORIADOS

Durante a vistoria são inspecionados itens relacionados à segurança e conforto, como luzes internas, externas, de ré e pisca-alerta, bancos, janelas, retrovisores, extintor de incêndio, itens de acessibilidade (rampa para cadeirantes, assentos especiais, etc.), entre outros. Os veículos inspecionados e aprovados na vistoria receberão selo de identificação com a data de vistoria e seu prazo de validade. Aqueles que não estiverem em condições de uso, tecnicamente, serão retirados de operação e ficarão inabilitados para operar até sofrerem os ajustes necessários.

RETOMADA ‘ZUMBA PARA TODOS’

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, retomou ontem as atividades do Projeto ‘Zumba Para Todos’. Ao todo, 260 alunos são atendidos pelo programa em três polos espalhados pela cidade e a novidade é a modalidade “Strong by Zumba” que terá início hoje, às 19h30min, no Ginásio Poliesportivo Jarbas José dos Santos, no Centro. O objetivo do projeto é proporcionar bem-estar, elevar a autoestima e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da atividade física.

NOVOS ALUNOS

As inscrições para novos alunos podem ser feitas durante a aula ou na sede da Secretaria, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Podem participar homens e mulheres entre 13 e 60 anos e no ato da inscrição é preciso levar cópia do RG, cópia do comprovante de residência, duas fotos 3×4 e atestado médico. De acordo com o Assessor Técnico da SMEL, Alex Gomes da Silva, as aulas da zumba kids, para crianças entre seis e 12 anos, retornarão em fevereiro.

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS

A Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda vai realizar durante toda a semana, no auditório da Secretaria de Educação, no bairro Niterói, às 9 e às 13 horas, um ciclo de palestras para os profissionais de Educação Física. A ação tem como principal objetivo recepcionar os professores e capacitar os profissionais para atuarem com excelência nos projetos oferecidos pela Smel. Segundo a secretária interina de Esporte e Lazer, Patrícia Monlevad, as palestras ajudam na construção coletiva. Mais de 90 professores da Smel vão participar da ação. As palestras abordam temas relevantes ao crescimento profissional e servirá para promover novos conhecimentos aos professores. Na quinta-feira, dia 11, às 8 e 14 horas, serão realizadas no Ginásio da Ilha São João, atividades práticas para os profissionais.

MORADORES PEDEM MAIS SEGURANÇA

Em reunião promovida pela Prefeitura de Quatis, no distrito de Falcão, o prefeito Bruno de Souza (PMDB) pediu ao comandante da Companhia da Polícia Militar, tenente Rafael Maximiano, que reforce a segurança ostensiva na comunidade. Falcão, localizado na zona rural do município, faz divisa com a cidade mineira de Passa Vinte, sendo uma das alternativas principais de ligação entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais para quem vem da Via Dutra.

POSTO POLICIAL

Além desta solicitação, o prefeito reivindicou a reabertura do posto policial de Falcão, cujo alojamento destinado aos agentes da Polícia Militar é cedido pela administração do município, e colocou a Guarda Municipal à disposição da PM para ampliar a vigilância no distrito, a exemplo do que já ocorreu no distrito de São Joaquim. Outro encaminhamento da reunião foi a realização de gestões da Prefeitura junto à Prefeitura de Passa Vinte visando à operação entre as forças de segurança dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais pelo reforço do policiamento na divisa entre as duas cidades.

REGISTRO DE DELITOS

O comandante Rafael Maximiano destacou durante o encontro, a importância de os moradores registrarem oficialmente os delitos na 100ª Delegacia Legal de Polícia Civil (Porto Real) que atua no âmbito das duas cidades, pois geralmente a PM costuma definir o reforço das ações policiais nos pontos que oficialmente apresentarem maior incidência criminal. Independente dessa providência, ele se comprometeu a encaminhar ao batalhão da corporação em Resende, ao qual a companhia de Porto Real/Quatis é subordinada, a reivindicação dos moradores visando ampliar a presença da PM em Falcão. Os números das linhas telefônicas para contatos com a corporação são 3353-4050 e 3353-2344.

AGRADECIMENTO

O aposentado Sebastião Soares Calderon, 74 anos, foi até à sede do jornal A VOZ DA CIDADE, em Barra Mansa, para agradecer ao bom tratamento recebido em um hospital particular de Volta Redonda e ao médico radioterapeuta Leonardo Osório. De acordo com ele, desde o final de 2013; quando descobriu complicações de próstata, ele lutava em busca de tratamento adequado em sua cidade de origem, Barra Mansa. Sem resultados positivos, na Cidade do Aço, encontrou serviços de radioterapia e desde novembro do ano passado tem sido tratado, hoje ele recebe alta.

METAS NO TRÂNSITO

As constantes vistorias e fiscalizações fizeram parte das ações da Divisão Executiva de Trânsito (Detra), em 2017. De acordo com o setor, o trabalho de vistoria de veículos autorizados e cadastrados como transporte escolar foi cumprido efetivamente. As operações, realizadas duas vezes por ano, atendeu os proprietários de todo o município. O objetivo, de acordo com a equipe, foi garantir a segurança dos alunos, com a coibição de possíveis irregularidades que pudessem causar acidentes e de facilitar a identificação do transporte escolar ilegal na cidade.

OUTRAS AÇÕES

Também foram realizadas pelo departamento, fiscalizações como dos transportes escolares e dos urbanos, dos trenzinhos de passeios e quadriciclos e os serviços de manutenção das placas de sinalização. Em parceria com a Procuradoria Geral​ ​do Município, o Detra também elaborou o decreto que regulamenta a atividade de transporte com quadriciclos e o decreto que regulamenta a atividade de transporte com trenzinhos. De acordo como a norma, os trenzinhos passaram a ter um ponto de parada definido e um itinerário fixo. Para dar continuidade a fiscalização, também foi efetuada a renovação anual  de convênio junto ao Detran para utilização do Sistema de  Gestão e Autos de Infrações e Fiscalização de Trânsito. Segundo dados do DETRA​,​  ao longo de 2017 foram registradas 1107 autuações de trânsito e desse total 196 condutores entraram com recursos.

UM FATO NA FOTO

Recarregando as baterias

 

O batimento das asas do beija-flor é tão rápido que as espécies menores podem fazer isso de setenta a oitenta vezes por segundo; fazendo com que a ave pareça estar parada no ar. Já suas patas são tão pequenas que mal conseguem caminhar sobre o solo. Mas ontem, o ligeirinho resolveu dar uma paradinha para recarregar as baterias na loja de autopeças Stokcar, na Rua Carlos Chagas, no bairro Conforto, em Volta Redonda. A curiosa cena foi registrada pelo leitor do A VOZ DA CIDADE, Lucas Aquino de Freitas.

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar