Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

MORRE ACÍLIO BARCELOS DE CAMARGO

Aos 90 anos, Acílio Barcelos de Camargo, foi enterrado ontem, no Cemitério Municipal de Barra Mansa. Ele estava internado e faleceu na noite de quinta-feira por conta de uma parada cardíaca. Sr. Acílio foi vereador por 30 anos na cidade, tendo sido presidente por algumas vezes. Era proprietário das Ferragens Camargo, que antigamente se chamava Casa Camargo. Deixa esposa – Zeli Vilhena de Camargo, dois filhos – Alício José Vilhena de Camargo e Acílio Barcelos de Camargo Júnior, e quatro netos – Diego, Clarissa, Renan e Júlia.

SORTEIO

O Sider Shopping realizou, na noite da última terça-feira, dia 02, o sorteio de um carro Nissan Kicks zero quilômetro. O evento contou com show ao vivo da dupla Noelle e Junior e marcou o encerramento da campanha “Natal Encantado”, que teve como objetivo prestigiar os clientes e, concomitantemente, aumentar as vendas no mall. A ganhadora do automóvel foi a arquiteta Delana Ferrugini de Oliveira, moradora de Volta Redonda. Iniciada no dia 05 de novembro e encerrada no dia 02 de janeiro, a campanha mobilizou lojistas e clientes do Sider, contribuindo para a melhoria nas vendas de fim de ano. A cada R$ 200 em compras, o cliente trocava suas notas fiscais por um cupom para concorrer a 20 vales-compra de R$ 500 e ao carro zero quilômetro.

SMS A DOADORES

O Hemorio, hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro e órgão da Secretaria de Saúde, e a ONG Associação Pró-Vita – Transplante de Medula Óssea começaram a utilizar um sistema unificado de envio de mensagens SMS para os doadores de sangue. O torpedo será enviado no momento em que o sangue for usado para salvar uma vida ou ajudar alguém hospitalizado. O sistema, que procura atrair novos doadores de sangue ao hemocentro e também incentivar os existentes a doarem com maior regularidade, já está em funcionamento. O doador recebe o seguinte texto: “Seu sangue está salvando alguém agora mesmo! Pró-Vita e Hemorio informam: o sangue que você doou acabou de ser utilizado. Parabéns! Saiba mais: provita.org.br/sms”. O diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim, acredita que a iniciativa pode aumentar o número de doadores.

ENCONTRO FOLIA DE REIS

O Encontro de Jornadas de Folia de Reis e São Sebastião acontece em Barra Mansa no dia 14 deste mês, das 11 a meia-noite, na Praça Marcello Fonseca Drable, Água Comprida, no bairro Vila Nova.  O evento conta com apoio da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura Barra Mansa. A Jornada da Folia de Reis caminha até o dia 6 de janeiro, hoje, data em que se comemora o dia de Reis. A partir daí, troca-se a bandeira e a jornada segue em devoção a São Sebastião até o dia 20 de janeiro visitando casas, tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus.

CULTURA POPULAR

Para o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa Marcelo Bravo, a cultura popular é e sempre será prioridade em Barra Mansa. “A base da formação da cultura barra-mansense é a cultura popular. A Folia de Reis é uma das tradições mais potentes que temos no município e continuará sendo fomentada com o que estiver ao alcance da Fundação de Cultura. Nós não só acreditamos, como temos o dever de manter viva, essa tradição”, afirma. Para o vereador Roberto Beleza, o encontro aproxima e mantém viva a tradição de Barra Mansa. “As Jornadas da Folia de Reis e São Sebastião mantém as tradições de cultura popular e religiosa, vivas. O envolvimento dos barramansenses e até mesmo de foliões de outras cidades como Volta Redonda, Pinheiral e Barra do Piraí são nítidos quando nos falamos em Encontro de Jornadas de Folia de Reis e São Sebastião. É um acontecimento que todos já esperam”, disse.

LEI – NOTA DE CONTINUAÇÃO 

O Encontro de Jornadas de Folia de Reis e São Sebastião  – Lei 4.1567/2013 faz parte do Calendário Cultural da cidade previsto no Sistema Municipal de Cultura de Barra Mansa – SMCBM, Lei 4.602/2016 e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra Mansa por meio da Fundação Cultura Barra Mansa – FCBM.

ALIMENTOS ORGÂNICOS

A rede municipal de ensino de Volta Redonda terá pela primeira vez a introdução de alimentos orgânicos certificados na merenda escolar. A conquista veio após a chamada pública realizada no último mês de dezembro para a aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a verba faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Volta Redonda. “Essa quantia vai custear as olerícolas (frutas, verduras e legumes) orgânicas que irão representar 10% de todas as olerícolas que serão fornecidas na merenda. É um momento histórico para o município”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, acrescentando que a chamada pública também definiu a compra de leite e outras olerícolas. além da melhoria na alimentação dos estudantes, a parceria beneficiará cerca de 150 produtores.

REUNIÃO COM EQUIPE DE SAÚDE

Após tomar ciência de algumas reclamações pelas redes sociais, o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto acompanhado de sua equipe, esteve na manhã de ontem no Hospital São João Batista para conversar com os diretores e pacientes. A visita se concentrou nos principais setores da unidade como Pronto Socorro, Clínica Médica, setor de Raio X, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Maternidade. A intenção da reunião, realizada a pedido do prefeito Samuca Silva, foi a de  buscar soluções para problemas pontuais, que podem prejudicar o atendimento no Hospital São João Batista.

EM NAUTENÇÃO 

o diretor médico do HSBJ, José Geraldo, disse que no início do ano, por exemplo, contabilizaram alguns equipamentos em manutenção, o que acaba trazendo transtornos. Além disso, algumas empresas que prestam serviços estão em recesso, o que retarda ainda mais o conserto. Alfredo Peixoto, afirmou que planeja a implantação de um plano de manutenção preventiva para os equipamentos hospitalares na Rede Municipal de Saúde.

TURISMO É SUCESSO EM ITATIAIA

Centenas de turistas escolheram Itatiaia para passar as festas de fim de Ano. Mas de acordo com o Secretário de Turismo, Alexandre Resende, entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro, apesar da cidade receber um grande número de pessoas, a movimentação foi considerada tranquila e ordeira. Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, através da consulta dos meios de hospedagem, apontou uma previsão 85% na taxa de ocupação, porém a procura subiu em 10%, fechando em 95%, conforme contou o titular da pasta.

BELEZAS NATURAIS

Para o secretário Alexandre Resende, os motivos da alta procura foram as belezas naturais da cidade e também a tranquilidade do local, que é um grande atrativo para as pessoas que querem fugir das festas de fim de ano. “Itatiaia é um local que as pessoas gostam muito, por isso aproveitam essa oportunidade para visitarem as suas belezas e na maioria das vezes muitos retornam em outras ocasiões. Podemos dizer que o índice de ocupação deste ano pode ser considerado muito bom e a movimentação no geral bastante tranquila. Tudo isso se deve ao trabalho de toda a cadeia do turismo e ao comprometimento da Prefeitura no trabalho de ordenamento do setor turístico”, disse o secretário.

INTENSIFICANDO TRABALHOS

Durante o período de chuvas, a Vigilância Sanitária de Porto Real intensificará o trabalho de combate a dengue, chikungunya e zika, com as visitas domiciliares realizadas em todos os bairros. São 22 agentes de endemias que trabalham setorizados, o que torna o servidor familiar, facilitando o trabalho de controle do Aedes aegypti. O período chuvoso por ser favorável à proliferação do mosquito, faz com que o Programa Municipal de Controle às Arboviroses (PMCA) intensifique ainda mais esses trabalhos.

PRIMEIRAS AÇÕES

A coordenadora do Programa Municipal de Controle às Arboviroses, Renata Avelar Viana, ressaltou as primeiras realizações do ano de 2018. “A tendência entre os meses de outubro a março é que os depósitos de água aumentem, devido à intensidade da chuva nesse período. A realidade às vezes assusta. Já ouvi pessoas que não acreditam sequer na existência da dengue. São ações conjuntas, que requerem muito diálogo e cooperação”, disse, completando que é preciso também o comprometimento de cada morador. Em caso de suspeitas sobre possíveis focos de infestação pelo Aedes aegypti, denúncias anônimas podem ser feitas através do telefone (24) 3353-4899.

UM FATO NA FOTO

PONTO INTERDITADO

 

O motorista de um coletivo perdeu o controle do veículo e atingiu um ponto de ônibus na tarde de ontem, na Rua Luiz Alves Pereira, no bairro Aterrado. Em Volta Redonda. O local fica ao lado do Colégio Professora Delce Horta Delgado. Segundo informações obtidas pelo A VOZ DA CIDADE, o condutor, da Viação Sul Fluminense, perdeu o controle e atingiu a cobertura da estrutura. Não houve feridos. Funcionários da Superintendência dos Serviços Rodoviários (Suser) estiveram no local avaliando a situação da estrutura e fizeram a interdição. A imagem foi enviada por um leitor à equipe de reportagem.

 

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar