Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO DE 2017

Cerca de 240 idosos participaram, na última semana, do encerramento das atividades de 2017 do Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Itatiaia.  O evento contou com a presença do vice-prefeito, Sebastião Mantovani, o Jabá (PDT); secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Raquel Rocha; coordenadora da Proteção Social Básica, Luenir Castelo Branco Rocha e da coordenadora do CCI, Marluce Veiga. Também estiveram presentes os  vereadores Cristian de Carvalho e Andréa de Carvalho Jardim. O Centro, coordenado pela secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município, oferece durante o ano todo oficinas, palestras e confraternizações aos participantes. A programação de encerramento contou com apresentação do grupo de teatro “Os Corajosos”, que encenou uma peça de Natal que retratou a história do Nascimento de Jesus. O grupo é formado pelos idosos que participam das atividades do CCI. Na sequência foi realizado um almoço para todos os usuários.

CENTRO DE CONVIÊNCIA DO IDOSO

Para melhor atender os participantes o CCI também oferece no município várias atividades, entre elas aulas de ginástica, hidroginástica, Massagem – Shiatsu, dança de salão, oficina da memória, yoga, violão, entre outras. Todas as aulas são gratuitas e atendem usuários com idade acima de 60 anos.Além das oficinas, os idosos ainda contam com palestras e confraternizações. Dentre elas estão a Festa do Dia das Mães, o Arraiá do CCI, as comemorações do Mês do Idoso, entre outras. Para que os moradores de outros bairros possam participar, o CCI também oferece aulas em Núcleos como nos bairros Vila Flórida, Penedo e Maringá.  Tanto em Penedo, quanto em Maringá as aulas são realizadas no Cras – Centro de Referência de Assistência Social do bairro. Em Maringá as aulas também são abertas para os moradores de Maromba. O  CCI fica na Rua Coronel José Mendes Bernardes, Vila Paraíso.  As atividades do Centro de Convivência do Idoso estão previstas para retornarem no mês de fevereiro.

NATAL SOLIDÁRIO

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou no último sábado, a entrega dos brinquedos arrecadados durante a campanha “Natal solidário 2017 – Zumba para todos”. Cerca de 300 brinquedos foram doados para as crianças do bairro Vila Odete durante uma ação social com cama elástica, corte de cabelo, cachorro quente e refrigerante. Os brinquedos foram arrecadados ao longo do mês na sede da secretaria e durante o evento de encerramento das aulas de zumba. A ação contou com serviço voluntário das alunas do projeto “Zumba para Todos” e da associação de moradores da Vila Odete. “Durante a entrega dos brinquedos foi feita uma ação social proposta pela associação de moradores e parcerias como essa são importantes para garantir o sucesso da campanha. Tivemos voluntários ajudando e a mobilização de todos fez a diferença. Foi uma manhã alegre que proporcionou a convivência das crianças da Vila Odete”, comentou a coordenadora do Projeto, Adriana Leal.

HOSPITAL DO IDOSO

Está marcada para hoje, às 16 horas, a inauguração do Hospital do Idoso de Volta Redonda. O prefeito, Samuca Silva (Podemos) estará entregando a nova unidade de saúde da cidade, que irá funcionar no antigo Hospital São Camilo, na Rua Cento e Sessenta e Três, 44, no bairro Viola Santa Cecília. O Hospital do Idoso, segundo o prefeito, será uma extensão de atendimento a população da Melhor Idade do Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR), no Retiro. O evento contará com a presença também do vice – prefeito Maycon Abrantes e do secretário Municipal de Saúde Alfredo Peixoto, entre outros convidados.

SUCESSO

Foi considerado sucesso o 2° Festival de Prêmios Açude em Ação, Edição de Natal, promovido, no sábado, 23, pela Associação de Moradores do Bairro Açude (AMABA). O evento, que aconteceu na quadra de esportes da Praça José Belmonte, no Açude 2, em Volta Redonda, atraiu um grande púbico, cerca de 150 moradores.  Segundo o presidente da AMABA, Alan Cunha, mesmo assim muitos compraram as cartelas, mas não compareceram devido à véspera do Natal. Alan Cunha avaliou que o evento foi positivo, devido ter consigo atingir a meta de mais de 30 patrocinadores que doaram prêmios e vales compras para que o evento fosse um sucesso.

GRANDE PARCEIRO

O diretor administrativo da Associação de Moradores do Bairro Açude (AMABA) em Volta Redonda, Wéllisson Carlos, declarou que o comércio local foi um grande parceiro para a realização do 2° Festival de Prêmios Açude em Ação, Edição de Natal, realizado no sábado, 23. Ele agradeceu também aos voluntários que participaram ativamente na montagem do evento, que foi um sucesso de público. O evento de final do ano da AMABA conseguiu ainda, segundo ele, reunir vários amigos e patrocinadores. As integrantes da Associação, Estelamares Bitencourt e Sônia de Andrade, disseram que ficaram muito felizes por terem participado do festival que reuniu parcela significativa da comunidade.

INAUGURAÇÃO

Na semana passada, o ex-prefeito de Volta Redonda Gotardo Netto (PSL) participou da inauguração do Centro de Oncologia Clínica, em Volta Redonda. Trata-se de uma parceria do Hospital Hinja, localizado no bairro Jardim Amália, em Volta Redonda, com a Santa Casa de Angra dos Reis. Na ocasião, além de Gotardo, estiveram presentes o secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais, Marcus Veníssius da Silva Barbosa, o prefeito de Angra, Fernando Jordão (MDB), e Ângela Netto, do Hinja.

REABERTURA DO PARQUE AQUÁTICO

A reabertura do Parque Aquático Municipal, na Ilha São João, em Volta Redonda, vai acontecer no dia 5 de janeiro de 2018. Segundo o Governo Municipal, o espaço será reaberto com novas condições de segurança para os usuários e os alunos atendidos dos projetos. Será um parque inteiramente revitalizado. O regulamento e normas de utilização foram atualizados e o Parque continua sendo gratuito.Serão oferecidas aulas de Natação, Hidroginástica e novas opções de lazer para toda a população. O exame médico para entrada no Parque será obrigatório e, por isso, já estamos realizando exames na Ilha São João. Às terças, 150 senhas distribuídas de manhã e mais 150 à tarde, às quartas, 150 somente na parte da tarde, e às sextas-feiras, 150 senhas, somente pela manhã. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada.

DETRAN PRESENTE

A cidadania e a agilidade em procedimentos burocráticos foram as marcas do Detran Presente, mutirão criado este ano pelo Detran-RJ, que percorreu 25 municípios em todas as regiões do estado e realizou 45 edições, somando 77.778 atendimentos. Com uma estrutura itinerante, o programa ofereceu inúmeros serviços, diminuindo as demandas da população local. São ações como a emissão de primeira e segunda via de carteira de identidade, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a vistoria anual dos veículos, o licenciamento anual sem vistoria e a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão. A ação mais procurada foi a vistoria de veículos: 18.138 casos. Em segundo lugar, ficou a solicitação de carteiras de identidade, benefício que atingiu 13.417 cidadãos, seguido pelos pedidos de CHN (12.036). A alta procura pelos serviços levou o Detran a mudar o projeto original.

CAMPANHA NO PERÍODO DE FÉRIAS

O Detran iniciou na última sexta-feira, a campanha Boa Viagem, programa educativo que tem como objetivo divulgar as normas de um trânsito seguro às vésperas das festas de fim de ano. Esse ano, todo o material educativo foi distribuído entre as 28 Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) espalhadas pelo estado. O kit educativo contém folhetos com dicas de atenção e concentração no trânsito e check-list de manutenção preventiva dos veículos, além de orientações específicas para motociclistas, descrição dos principais serviços do Detran e um mapa das estradas do Estado do Rio de Janeiro, além de uma lixeirinha para carros.

ANGRA LEGAL

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Executiva de Indústria e Comércio de Angra dos Reis, iniciou esta semana a operação Angra Legal, que visa ordenar o comércio ambulante e de rua da cidade. Hoje os empreendedores selecionados, após a avaliação técnica de cada caso, receberam um crachá de identificação e tem a licença concedida pela pasta. Isso significa que quem não tiver a licença e for abordado pela fiscalização de postura da prefeitura, poderá sofrer as sanções previstas no Decreto nº 10.677, de 5 de setembro deste ano, tais como a remoção e apreensão de todo o material e multas que variam de R$100 até R$1 mil, dependendo do caso.

PROGRAMA

O Programa Angra Legal foi desenvolvido pelo atual prefeito Fernando Jordão, quando ele ocupou a cadeira na Prefeitura de 2001 a 2008, e foi retomado com a expectativa de se conseguir o mesmo resultado positivo obtido no início dos anos 2000, ou seja, organização, limpeza, controle para que não haja invasão de ambulantes de outros municípios, venda de produtos com procedência comprovada, horários e locais previamente definidos, entre outras normas que darão mais confiança e segurança tanto ao consumidor quanto aos próprios empreendedores.

UM FATO NA FOTO

Quem está errado?

A Rodovia do Contorno, em Volta Redonda, foi inaugurada no último dia 04 e após anos de espera pela sua liberação, alguns problemas já começaram a aparecer. Muito se falou das placas com indicações erradas, excesso de velocidade, mas alguém já parou para pensar que as pessoas que passam pelo local também são responsáveis pela sua segurança? Como aquele motorista que ultrapassa a velocidade e está suscetível a bater, rodar, capotar… E o ciclista, sabendo dessas desventuras, também se torna alvo fácil se não se resguardar. Na imagem acima, registrada pelo fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, uma ciclista ‘desfila’ em sua bike de forma ‘toda errada’, sem o capacete e itens obrigatórios de segurança. Precisamos de garantia para preservar as nossas vidas, mas também somos responsáveis por ela.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar