Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

INTERNADOS

Até o fechamento desta edição seguia internado no Hospital Unimed de Volta Redonda, o casal que, durante incêndio no prédio Brasiliense, localizado na esquina da Rua São João com Avenida Amaral Peixoto, no Centro, inalou grande quantidade de fumaça. Trata-se de dois jovens e não idosos como havia sido informado antes. O acidente foi registrado na noite de segunda-feira, 30 de maio, devido a um curto na área da rede elétrica do sistema do elevador. As outras três pessoas, que também foram internadas, já receberam alta médica. O incêndio, que não atingiu os 42 apartamentos, foi controlado em poucos minutos e os moradores foram retirados pelo Corpo de Bombeiros.

FORMATURA DA GUARDA MIRIM

Está marcada para este mês a formatura de mais duas turmas do Projeto ‘Guarda Mirim’, em Volta Redonda. Serão 100 crianças e jovens, de oito a 15 anos, dos bairros Vila Americana e Candelária, que receberão o certificado da Guarda Municipal. A cerimônia acontecerá no Centro Referência de Assistência Social (Cras) dos dois bairros. A Guarda Mirim é um projeto social em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e acontece semestralmente em comunidades previamente e são precisam estudar na rede pública. As inscrições para a próxima turma vão começar em julho em outros dois bairros, que ainda serão definidos pela Smac, levando em consideração as demandas sociais das localidades.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE SÃO VACINADOS

Desde quarta-feira, a prefeitura de Itatiaia começou a vacinar os profissionais de saúde contra o vírus da gripe. A expectativa é que 738 funcionários das unidades de saúde do município sejam imunizados contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. A vacinação para esses profissionais acontece até esta sexta-feira, das 8 às 16 horas, na Policlínica Municipal, no Centro e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre, Penedo, Maromba e Marechal Jardim. “A vacinação começou excepcionalmente nesta quarta-feira, devido ao feriado desta terça-feira, Dia do Trabalhador e encerrará nesta sexta-feira, dia 04. Portanto, essa etapa será mais curta, mas vale lembrar que dia 12, teremos o Dia D de Vacinação contra a gripe, onde todos os grupos poderão ser vacinados e também teremos imunização para todos os grupos no período de 28 de maio a 1º de junho”, disse a coordenadora de Imunização, Andréa Millen.

CAMPANHA

A campanha de vacinação contra a influenza (gripe), organizada pelo Ministério da Saúde, teve início no último dia 24, em todo o município. A meta na cidade é vacinar 100% do público alvo, o que corresponde a 7.396 mil pessoas. A imunização contra o vírus é destinada a gestantes, crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), pessoas a partir de 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes com comorbidades, além de profissionais de saúde e professores. Pessoas com doenças crônicas também podem receber a dose da vacina, porém nesse caso o Ministério da Saúde recomenda a apresentação de prescrição médica. Para ser vacinado o morador deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e apresentar o cartão de vacinação. Pacientes acamados serão atendidos durante toda a campanha. A vacinação será feita pelas equipes das Unidades de Saúde da Família de suas áreas de abrangência e pelos profissionais do programa “Melhor em Casa”.

CALENDÁRIO

Para esta campanha foi elaborado um calendário para vacinação. Gestantes e idosos serão vacinados durante toda a campanha. Até dia 4 profissionais de saúde que se encontram na ativa. Do dia 7 a 11 de Maio serão vacinados crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e puérperas (mulheres no período pós-parto que deram à luz em até 45 dias). No dia 12 de maio – “Dia D” da campanha – Imunização de todos os grupos. De 14 a 18 de Maio vacinação de pessoas de cinco anos a menos de 60 anos com comorbidades (duas ou mais doenças) e doenças crônicas, com a apresentação da prescrição médica. Já de 21 a 25 de maio serão vacinados professores das escolas públicas  e privadas. E de 28 de maio a 1º de junho ocorrerá a vacinação de todos os grupos.

LEILÃO

Está marcado para o dia 11 deste mês, a partir das 13 horas, um leilão presencial e eletrônico promovido pela Justiça do Trabalho de Barra Mansa. O leilão será pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/rj. No evento, serão leiloados imóveis urbanos e comerciais localizados em Barra Mansa, veículos e outros bens. Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site ou através do 0800-707-9272.

CONSULTÓRIO FARMACÊUTICO

A população de Volta Redonda terá assistência inédita na Rede Municipal de Saúde com a implantação do Consultório Farmacêutico. O atendimento começa nesta sexta-feira, dia 4 de maio, às 14 horas, na Farmácia Municipal, Rua Edson Passos, nº 171, Aterrado. A inauguração marca o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado no dia 5 de maio.  O Consultório Farmacêutico vai atender os usuários da Farmácia Municipal e tem como objetivos promover a adesão ao tratamento indicado pelo médico, ensinar a melhor forma de armazenamento e administração do medicamento, fornecendo inclusive um calendário posológico ao paciente.

APRENDENDO

De acordo com o diretor da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Alan Sombra, um exemplo clássico para confirmar a necessidade do Consultório Farmacêutico é o paciente diabético que começa a fazer uso da insulina. “Durante o atendimento, ele vai aprender como aplicar e como conservar o medicamento”, afirmou, lembrando que, justamente por isso o atendimento no consultório vai começar pelos diabéticos e hipertensos.  Ele acrescenta que para esses pacientes diabéticos, o consultório terá ainda um programa que retira informações do aparelho de controle glicêmico capilar.

ATENDIMENTO

O atendimento no Consultório Farmacêutico será feito por 15 farmacêuticos da Rede Municipal de Saúde capacitados pelo Conselho Federal de Farmácia com o curso “Cuidado Farmacêutico no SUS”. O horário de funcionamento vai ser das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 16h30min, com agendamento prévio, respeitando as prioridades.

‘CAMINHOS PARA A CIDADANIA’ CAPACITA

A Secretaria de Educação de Volta Redonda realiza hoje e amanhã, em seu auditório, no bairro Niterói, uma capacitação para os professores do 4º e 5º da rede municipal de ensino. O programa ‘Caminhos para a Cidadania’ está ligado à programação do ‘Maio Amarelo’, realizado pela prefeitura de Volta Redonda que tem como objetivo abordar a segurança no trânsito. A ação será desenvolvida pelo Instituto CCR Nova Dutra em parceria com o Instituto Crescer e coordenado pela secretaria acontece das 8 às 10h30min e das 13 às 15h30min.

MUTIRÃO DE OFTALMOLOGIA

A população de Volta Redonda vai contar com Mutirão de Oftalmologia, neste sábado, dia 5, durante todo o dia na Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, no Acesso Branco do Estádio Raulino de Oliveira, Rua 545, nº 616, bairro Nossa Senhora das Graças. Os atendimentos serão feitos por quatro médicos, que vão garantir 360 atendimentos, das 7 às 18 horas. Os pacientes tiveram as consultas agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, respeitando a ordem do Sistema de Regulação do Ministério da Saúde (Sisreg).

PARCERIA COM UFF E MEP

O professor José Abdalla Helayel Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), ligado ao Pré-Vestibular para Negros e Carentes em Petrópolis (PVNC), firmou parceria, em Volta Redonda, com a Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Aterrado, e com o Movimento pela Ética na Política (MEP). Na tarde desta sexta-feira, 4, Abdalla irá ministrar palestras na abertura do Ano Acadêmico do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF), na UFF Aterrado, e

às 19 horas, na sede do MEP palestra com o tema ‘Ciência para a Redução das Desigualdades e o Papel dos Pré-Vestibulares Comunitários’.

FALANDO SOBRE A PARCERIA

O secretário geral do Movimento pela Ética na Política (MEP), José Maria da Silva,  o Zezinho, falou sobre a parceria professor José Abdalla Helayel Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), em Volta Redonda, com a Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Aterrado, e com o Movimento. Zezinho destacou que, a parceria é uma forma de fazer com que os alunos busquem novos conhecimentos. A chave da inédita parceria, segundo ele, está em ousar na  democratização das ciências, de forma a provocar nos estudantes novas buscas. Disse que,  o professor com mais de cinco PhD e centenas de artigo rompe o academicismo.

UM FATO NA FOTO

CARRO CAPOTA EM FRENTE A CONDOMÍNIO NO PARAÍSO

Um acidente envolvendo um Honda Fit, de cor preta, mudou a rotina dos moradores do bairro Paraíso, em Resende. O veículo capotou em frente ao condomínio Recanto das Borboletas, situado na Rua João Cabral Flexa, ficando com as rodas para o ar. A motorista, que teria perdido o controle do veículo após ser fechada por um motociclista. A condutora saiu ilesa do veículo que só teve danos materiais. O que chama a atenção é que a Rua João Cabral Flexa é a principal via de entrada do bairro, com grande fluxo de veículos. O acidente só não foi pior porque o tráfego de automóveis não era grande na hora. Até a retirada do veículo, o trânsito foi controlado pela Guarda Municipal de Resende. O assunto logo tomou as redes sociais. “Eu vi isso e fiquei me perguntando como conseguem essa façanha”, disse o internauta que até fotografou a cena.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar