Notas & Notas – 12 de junho de 2016 – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas – 12 de junho de 2016

Notas & Notas – 12 de junho de 2016

Notas & Notas – 12 de junho de 2016

CAMPANHA DE PREVENÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis, por meio do programa IST/Aids, promove hoje e amanhã, das 9 às 15 horas, uma campanha do Dia dos Namorados, na Praça General Osório (praça do PAM), visando informar sobre a prevenção ao HIV/ Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Durante os dois dias do evento haverá distribuição de preservativos e oferta de testagem rápida no CEM Centro. O teste se faz da seguinte forma: aconselhamento pré-teste, testagem por punção digital e aconselhamento pós-teste. O teste demora em torno de 20 minutos para ficar pronto, e não precisa estar em jejum.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE ATÉ SEXTA

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa prossegue esta semana com a vacinação contra a gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário de 8 às 17 horas. No Centro do Idoso, no Ano Bom, no Centro, a imunização será específica para atender a terceira idade. A meta é assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. Até o momento, a cobertura vacinal atingiu 78,21% do público alvo, estimado em 50 mil pessoas.

PÚBLICO IMUNIZADO

De acordo com o Secretário de Saúde, Sérgio Gomes, a vacinação contra a influenza no município alcançou 55,22% das crianças de seis meses a cinco anos de idade; 82,79% das gestantes; 112% de trabalhadores da saúde; 95,93% das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); 82,21% dos idosos e 91,38% de professores das redes pública e privada de ensino. “Da totalidade dos grupos, projetamos vacinar pelo menos 90% de cada um deles”, explicou Sérgio Gomes.

PRÉ-CANDIDATO

O pré-candidato a deputado estadual, Essiomar Gomes (PP), participou de diversos eventos no último final de semana, em Angra dos Reis. Ele marcou presença na festa do Sagrado Coração de Jesus na comunidade de Monsuaba, com a 26ª edição da tradicional feijoada no último domingo. Já no bairro Balneário, participou da festa da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em comemoração a Santo Antônio. O evento também foi no domingo. Ele teve início na quinta-feira, 9, e segue até hoje. No Parque da Vaquejada Santo Antônio, no Bracuí aconteceu a Vaquejada Beneficente, também no domingo. Em Barra Mansa, Essiomar participou da 29ª edição do Torneio Leiteiro de Antônio Rocha.

AÇÃO DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

A Secretaria de Educação de Volta Redonda realiza hoje uma ação em  Volta Redonda para alertar a população sobre a segurança no trânsito. A atividade é referente ao mês ‘Maio Amarelo’ e vai contar com a participação dos alunos de oito escolas municipais. A ação será realizada em seis bairros da cidade: Vila Santa Cecília, Aterrado, Santo Agostinho, Santa Cruz, Retiro e Vila Mury. A ação será a partir das 8 horas na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado; na Rua Jaime Martins, no bairro Santo Agostinho; na Avenida dos Ex-Combatentes, no bairro Santa Cruz; na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, no bairro Vila Mury; no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília; na Avenida Antônio de Almeida, no bairro Retiro.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, iniciou ontem as atividades da “Semana do Meio Ambiente” com os alunos dos anos finais dos colégios da Rede Municipal de Ensino. Com o tema ‘Acabe com a Poluição Plástica’, a programação envolve todos os alunos do 6º ao 9º ano em palestras, oficinas e jogos que aliam diversão e conhecimento. Participam da atividade, que visa sensibilizar a comunidade escolar para a problemática da poluição das águas do planeta por resíduos plásticos e afins, os colégios Ana Elisa Lisboa Gregori, Dom Ottorino Zanon (Penedo), Joaquim Miguel dos Santos (Maromba), Léa Duarte Jardim, Padre José Wyrwinski e Reinaldo Maia Souto.

PREFEITURA EM AÇÃO

Cerca de 100 pessoas marcaram presença no programa “Prefeitura em Ação”, uma das programações do 23º aniversário de Pinheiral, realizadas durante todo o dia de domingo, na Praça Teixeira Campos, no Centro. A programação que contou com a presença do prefeito Ednardo Barbosa, da vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia e também do deputado estadual, Gustavo Tutuca.

SERVIÇOS

Entre os diversos serviços gratuitos oferecidos pelas secretarias no “Prefeitura em Ação”, esse ano um ônibus equipado realizou exames agendados pela Secretaria de Saúde. Foram 80 pessoas atendidas. Outros números foram: 150 cortes de cabelo, 32 pré-inscrições para o segundo Casamento Comunitário em Pinheiral. A Fundação Leão XIII realizou 60 realizou isenções de documento de identidade e de certidões. Cerca de 50 pessoas buscaram orientações sobre serviços que são oferecidos nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), pela Coordenadoria da Mulher, Bolsa Família e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). No total 110 vacinas contra a gripe foram aplicadas para o grupo prioritário, além de aferição da pressão, testes glicose e sífilis. Mudas foram distribuídas e também apresentados trabalhos do Cerea, pedagógicos quem são desenvolvidos nas escolas da rede municipal e atividades esportivas oferecidas na Academia da Saúde.

COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Em Itatiaia, o Dia de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado hoje, dia 12, será marcado por uma roda de conversa que acontece no Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) do Centro, ligado a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O encontro, cujo tema será “Trabalho Protegido” será realizado a partir das 14h30min e aberto a toda a população. Na ocasião será discutido o conceito de Trabalho Infantil e a legislação pertinente.Também serão  tiradas as dúvidas dos participantes. “Realizamos iniciativas frequentes de enfrentamento ao trabalho infantil e essa roda de conversa é mais uma forma de darmos visibilidade a essa ação contra essa violação de direitos, que é prejudicial às crianças e aos adolescentes”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Raquel Rocha.

OBJETIVO

O Dia de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 e visa sensibilizar, mobilizar e fortalecer os esforços de toda sociedade com relação ao combate dessa prática que afeta crianças e adolescentes em vários países. No Brasil a data foi instituída pela Lei nº 11.542/2007. As mobilizações são coordenadas pelo FNPETI – Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em parceria com os Fóruns Estaduais e suas entidades e membros.

DENÚNCIAS

Os canais de denúncia do trabalho infantil são o Disque 100, os Conselhos Tutelares,  a Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.Em Itatiaia, os locais de atendimento são o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)  e os Centros de Referência da Assistência Social ( Cras).

AVÁ ETÊ INTEGRAÇÃO RUGBY

Os alunos, pais e amigos do projeto Avá Etê Integração Rugby, participaram, da Noite de Caldos do Dia dos Namorados, realizada pela Organização Não Governamental Integração de Itatiaia, em parceria com a Associação de Moradores e Amigos do Jardim Itatiaia (AMAJI). O evento, realizado na noite de sexta-feira, teve como objetivo de interagir com a comunidade, os familiares e os amigos do Projeto Avá Etê Integração. Dezenas de pessoas tiveram a oportunidade de degustar vários tipos de caldos para aquecer a noite fria em Itatiaia, ao som de música no estilo dos anos 70 e 80, que propiciou um agradável momento de lazer e descontração entre todos presentes.

PROJETO

A ONG Integração aproveitou o evento para convidar a comunidade a conhecer o projeto Avá Etê Integração Rugby 2018, e destacou que ainda há vagas para alunos de 13 a 17 anos. As atividades esportivas acontecem às segundas e quintas-feiras, das 19 às 21 horas, no Estádio Municipal Mário Pereira da Silva, bairro Jardim Itatiaia, local conhecido como Campo do Merisa, próximo à rodoviária. O projeto é incentivado pelo Instituto CCR E CCR NovaDutra, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itatiaia (CMDCA).  A ONG Integração é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve projetos sociais no âmbito esportivo, educacional, cultural e profissionalizante de Itatiaia desde 2003.

UM FATO NA FOTO

Segura peão!

O XXIX Torneio Leiteiro do distrito Antônio Rocha, em Barra Mansa, animou mais de 40 mil pessoas durante quatro dias de festa, que terminou na noite de domingo. O público foi embalado por atrações musicais da região que parecem ter animado; conforme registrou o fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, na imagem acima!

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar