Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

PACIENTE DE 289 QUILOS

A moradora da Lambicada, em Angra dos Reis, Ceide Alves Ferraz, de 48 anos, que foi internada no último dia 31 de janeiro com 289 quilos, no Hospital Geral da Japuíba, já emagreceu 60 quilos. Se continuar assim, muito em breve poderá realizar a cirurgia de redução do estômago (bariátrica) para conseguir recuperar a sua saúde e viver com mais dignidade. O prefeito Fernando Jordão recentemente foi visitá-la e ligou na hora para o cirurgião Cid Pitombo, que é seu amigo, e uma referência no país neste tipo de cirurgias. Em contato com o médico que irá operá-la, o prefeito soube que a condição para que Cleide faça a cirurgia é perder peso o suficiente para que ela volte a andar.

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DE ITATIAIA

O vereador Eduardo de Almeida Pereira, o Dudu Pereira (MDB) reivindicou ao Poder Executivo um plano de cargos e salários visando a valorização dos servidores públicos de Itatiaia. O parlamentar lembrou que um plano constitui-se como instrumento para definição das políticas de remuneração, normatizando internamente os critérios para progressão salarial nos cargos da organização. “Essa medida será capaz ainda de desdobrar políticas que visem o desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento dos funcionários propiciando um ambiente de busca de resultados e aumento da produtividade individual e coletiva, eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou insatisfações”, enfatizou Dudu Pereira.

ACADEMIA DA ACADEMIA DA SAÚDE NO CAMPO ALEGRE

A academia da Saúde localizada no bairro Campo Alegre, em Itatiaia, poderá ser reformada. O vereador Anderson Luís dos Santos, o Anderson da Saúde, reivindicou ao prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (MDB), as obras de revitalização da academia. “O prédio da Academia da Saúde necessita de reformas urgentes. As paredes estão descascando ficando expostas ao emboço, a torneira do banheiro feminino está jorrando água sendo amarrada por um pedaço de tecido, o vaso sanitário masculino está vazando na parte inferior ao dar descarga ficando assim interditado. Além disso, os vidros do vitral do banheiro feminino estão quebrados, a parte de trás totalmente suja por pichações, uma das portas internas está fechada com problema na fechadura ficando assim somente uma porta para a circulação das alunas. Isso sem contar que o filtro do purificador de água têm que ser trocado a cada seis meses e o mesmo já têm um ano que não é trocado e toda a academia necessitando de pintura”, enumerou o parlamentar.

FECHAMENTO DE BOCA DE LOBO NA LIBERDADE

O plenário da Câmara de Vereadores aprovou, recentemente, a indicação do vereador, Caio Sampaio (Rede) pedindo que sejam tomadas as devidas providências para fechamento da “boca de lobo”, localizada na Rua Cláudio Manoel da Costa, no bairro Liberdade, em Resende. “A indicação se faz necessária por questão de segurança, impedindo a circulação das pessoas pela calçada, já que se cria uma poça no local, bem como pelo mau cheiro que o vazamento de esgoto exala. Sem contar, ainda, que nos dias chuvosos a situação pode se agravar ainda mais, pelo fato de trazer doenças transmissíveis em contato com a água da chuva que alcança as calçadas, também sendo levado para as águas pluviais e contaminá-las, afetando o nosso meio ambiente que já se encontra bastante fragilizado”, justificou o vereador Sampaio. A indicação foi encaminhada para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas).

REDUZIR A INFORMALIDADE

Em Itatiaia, os agentes estão desenvolvendo um papel importante para reduzir a informalidade dos Microempreendedores do município. O trabalho vem sendo realizado através das orientações ‘in loco’ e também na Sala do Empreendedor, uma iniciativa que já contribuiu para que mais de 250 microempreendedores saíssem da informalidade em 2017. Por meio do trabalho dos Agentes, os microempreendedores também recebem informações periódicas sobre as capacitações realizadas pelo Sebrae. Somente no ano passado foram oferecidas três oficinas e dois workshops beneficiando mais de 120 microempreendedores. Para levar informações e esclarecimentos aos microempreendedores, além do trabalho ‘in loco’, a equipe também utiliza ferramentas de comunicação como contato via e-mail, ligações telefônicas e mensagens por meio do aplicativo de mensagens instantâneas.

FORMALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS

Para obter mais informações sobre o trabalho dos agentes, sobre  formalização dos negócios ou sobre os oficinas e workshops viabilizados pela Prefeitura em parceria com o Sebrae, o Microempreendedor Individual pode comparecer a Sala do Empreendedor, localizada na Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, centro da cidade ou ligar diretamente para o telefone (24) 3352 6777, ramal 317.

CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

Com o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas de boas práticas ambientais, o Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS), lançou durante a primeira reunião plenária de 2018, a terceira edição do Concurso de Projetos de Boas Práticas Ambientais. O concurso consiste em reconhecer as melhores propostas de projetos já executados ou em fase de execução por prefeituras, ONGs, Organizações Sociais e da Sociedade Civil, instituições de ensino públicas e privadas, empresas públicas e privadas e pessoas físicas na região hidrográfica do Médio Paraíba do Sul. De acordo com o presidente do Comitê, José Arimathéa Oliveira, o maior objetivo do concurso é conhecer e divulgar as boas práticas ambientais que são vividas e trabalhadas na nossa região.

PARTICIPAÇÃO

Para o especialista em recursos hídricos do Comitê, Leonardo Guedes, as edições anteriores serviram para mostrar que as pessoas estão cada vez mais aderindo à participação no concurso. “Com as edições anteriores podemos perceber que as pessoas cada vez mais mostraram interesse em participar e contribuir com seus projetos. Para essa edição eu espero que o concurso tenha muito mais adesão da sociedade civil e das instituições da nossa região”, citou Leonardo. Todos os projetos que tiverem uma nota superior a seis pontos receberão um certificado de boas práticas ambientais oferecido pelo Comitê Médio Paraíba do Sul.

INSCRIÇÕES

Os candidatos podem escrever seus projetos em duas categorias: proposta de projeto (não executado) e executado ou em execução. O participante que atingir a maior pontuação na categoria Proposta de Projeto ganhará duas diárias com direito a um acompanhante e café da manhã, em Conservatória- Valença. Já na categoria Projetos Executados ou em Execução, o vencedor receberá um notebook. Os interessados têm até o dia 19 de junho para fazer a inscrição que é gratuita e já está disponível no site do Comitê.  O formulário preenchido deve ser enviado à sede do Comitê que fica na Rua Cincinato Braga, 221, Aterrado – Volta Redonda. Esses projetos devem ser enviados de acordo com as orientações disponíveis na inscrição. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer no dia 11 de setembro. Mais informações: //www.cbhmedioparaiba.org.br/.

RESPEITO AOS PEDESTRES E CICLISTAS

A Guarda Municipal de Barra Mansa realiza no decorrer dessa semana, campanha sobre respeito ao pedestre e ciclista na via com o objetivo de orientar e conscientizar cerca de 1500 pessoas sobre a importância em respeitar as leis para um trânsito mais seguro. Durante a campanha haverá panfletagem e orientação aos condutores, ciclistas e pedestres nas ruas e avenidas da cidade.

CAPACITAÇÃO PARA ALUNOS

Numa parceria entre as secretarias de Ordem Pública e Educação, a Guarda Municipal segue realizando o Projeto Sala de Trânsito para estudantes da Rede Municipal de Educação. Durante a capacitação, os alunos aprendem sobre a importância da utilização do cinto de segurança nos automóveis, o perigo do uso de celular ao volante e da mistura de álcool e direção. Além disso, são instruídos sobre o uso da faixa de pedestre, respeito aos semáforos e utilização da cadeirinha, alem de tirar dúvidas com os agentes. A próxima unidade a receber o projeto será a Escola Municipal Júlio Branco, no Km 4, no dia 21 de março.

PROCEDIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE

A administração da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, já falou inúmeras vezes sobre como a remuneração da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) está ultrapassada. No entanto, o hospital realiza mais de 80% dos seus atendimentos para o SUS, sendo o único hospital privado de Barra Mansa. A Santa Casa resolveu há alguns anos investir em Alta Complexidade com o objetivo de suprir a demanda, o que consequentemente, aumentou o faturamento. Ao todo, 48,49% do que a Santa Casa recebe do SUS é proveniente dos procedimentos de Alta Complexidade.

TRANSPLANTE DE CÓRNEA

Atualmente a Santa Casa atua em cinco segmentos de Alta Complexidade e a expectativa é que ainda este ano mais um novo segmento seja iniciado, o de Transplante de Córnea. Ao todo, a Santa Casa de Barra Mansa realiza os seguintes atendimentos de Alta Complexidade: Tratamento de HIV/AIDS; Cardiovascular (sendo este considerado referência no Estado do Rio); Saúde Auditiva; Oncologia (Unacon) e Captação de Órgãos (OPO). São mais de 34 municípios atendidos em diversos desses setores.

UM FATO NA FOTO

Infração grave

O motorista desse veículo Gol, com placa de São Gonçalo (RJ), simplesmente ignorou o artigo 181, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e estacionou o seu veículo sob a faixa destinada aos pedestres. Em qualquer cidade do país, com uma Guarda Municipal atuante, certamente esse condutor seria multado em multado em 120 UFIR, aproximadamente R$ 127,69 e ainda teria seu veículo removido. O flagrante da infração foi feito pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus, na Rua José Maria de Melo Costa, no bairro Ano Bom.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar