Notas & Notas – 10 de agosto de 2018 – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas – 10 de agosto de 2018

Notas & Notas – 10 de agosto de 2018

Notas & Notas – 10 de agosto de 2018

PASSEIO AO PARQUE NACIONAL

Cerca de 45 alunos do quarto ao nono ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Resende farão nesta sexta-feira, dia 10, uma aula-passeio a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, onde fica o Pico das Agulhas Negras. A atividade faz parte do projeto “Mãos na Obra” e conta com a parceria da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Os estudantes são das Escolas Municipais Getúlio Vargas, Marieta Salles Cunha e Noel de Carvalho, integrantes do programa AABB Comunidade, que beneficia meninos e meninas oriundos de famílias de média ou baixa renda, ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Durante o passeio, eles conhecerão um ambiente preservado, ao mesmo tempo em que aprenderão sobre os cuidados com a natureza. Tudo acompanhado por um guia cadastrado pelo Parque.

CAPACITAÇÃO

Vinte e cinco servidores municipais participaram na última quarta e quinta-feira, dias 8 e 9 de agosto, do Curso de Agente de Desenvolvimento, promovido pelo Sebrae/RJ. A capacitação, realizada na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), é parte do planejamento do programa Cidade Empreendedora, que visa fomentar o crescimento local de políticas de desenvolvimento em diversas áreas da gestão. Os dois dias de curso contou com estudos de caso, debates e leitura da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, e sua aplicação no município. A próxima etapa agora será a realização de capacitações específicas para cada segmento, abordando ações e estratégias que deverão ser implementadas no município com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de cada setor.

PAIS HOMENAGEADOS

Assim como aconteceu na semana do Dia das Mães, em maio, a Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda (Smel) promoveu na manhã de ontem a leitura de cartas em homenagem ao Dia dos Pais, que será comemorado no domingo, dia 12. As cartas foram escritas por filhos, sobrinhos e outros parentes dos alunos do projeto Melhor Idade em Movimento no Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, no Retiro. Os cerca de 100 participantes iniciaram as atividades com um aulão de ginástica, seguido pela tradicional oração. Depois, foram lidas três cartas que emocionaram todos os presentes com as homenagens feitas aos pais e o evento foi finalizado com um café da manhã e muitos abraços e fotos. A ação acontece também em outros núcleos do Melhor Idade em Movimento.

CAPINA E ROÇADA

Ontem a Secretaria de Infraestrutura de Volta Redonda, realizou um trabalho de capina, roçada e limpeza das ruas nos bairros Vila Santa Cecília e Conforto. A atividade teve como objetivo a retirada de folhas e lixo das vias que cortam desde a rodoviária do município até a Avenida Sérgio Braga. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, devido ao clima, muitas folhas e ganhos sujam os locais e por isso é feita sempre a manutenção. Mais de 30 pessoas da equipe da SMI trabalharam na limpeza dos locais.

FESTIVAL SABORES DO MUNDO

Neste final de semana vai acontecer em Volta Redonda o festival Sabores do Mundo. O evento, que tem o apoio da Secretaria municipal de Cultura, vai acontecer na Praça Brasil, na Santa Cecília, e contar com comidas de rua típicas de vários países. Serão dezenas de Food Trucks trazendo culinária de rua de países como Japão, México, Espanha, Brasil, Itália, Canadá, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, entre outros. O festival começa na sexta-feira, dia 10, a partir das 17 horas, e termina no domingo, dia 12, às 22 horas. O público ainda será contemplado com shows ao vivo, espaço kids, atividades infantis e circuito de cervejas artesanais.

HAPPY HOUR DA CDL

O delegado de Volta Redonda, Celso Gustavo Castello Ribeiro, que tomou posse em abril, participou de um bate-papo com empresários na última quarta-feira, durante o Happy Hour, que promovido mensalmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR). O tema foi Segurança Pública. A ideia é fortalecer a parceria já firmada pela entidade com o Poder Público e a empresa PHD, num convênio assinado em maio deste ano, para que as empresas possam informar para a polícia as câmeras de seguranças existentes nas lojas que monitorem as ruas. O objetivo é que, em caso de crime, as imagens sejam fornecidas para ajudar a identificar os criminosos de forma rápida.

AJUDANDO

O presidente da CDL-VR, Adriano Santos, reforçou que as entidades empresariais, como o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio-VR) e Associação Comercial (Aciap-VR), já ajudam, por meio do Fasp, o Fundo de Apoio à Segurança Pública, com a manutenção dos carros e equipamentos de escritório das polícias Civil e Militar, desde 2016. Ele falou do trabalho de parceria de empresários e polícias ao ceder imagens de câmeras de segurança. O delegado informou que já existe um projeto de lei na Alerj com o objetivo de tornar a cessão dessas imagens uma obrigação tanto por parte das empresas quanto de pessoas físicas. Ele disse que deseja que Volta Redonda seja um exemplo, onde todos têm essa consciência.

SAAE ITINERANTE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Barra Mansa realiza neste sábado, dia 11, a quinta edição do evento Saae Itinerante, que possibilita atendimento aos usuários. O evento acontecerá de 9 às 14 horas na Praça da Matriz, no Centro. O evento possibilitará à comunidade alguns serviços especiais como impressão de segunda via de conta, abertura de processos, ligação de água e atendimentos básicos, além de sanar dúvidas frequentes. O Saae também enviará equipes do setor de fiscalização, jurídico e limpeza urbana. A sexta edição do evento foi realizada no bairro Getúlio Vargas e atendeu cerca de 50 pessoas.

GRATIDÃO AO MEP

Com 14 anos em 2013, o ex-aluno do Movimento Pela Ética na Política (MEP) de Volta Redonda, Vitor Nolasco, insistente estudou no MEP durante um ano e meio. Depois seguiu seu foco estudando e trabalhando e fez outros cursos preparatórios. P tempo passou e na gratidão enviou um  recado ao coordenador do MEP, José  Maria da Silva, o Zezinho,  agradecendo principalmente por ter estendido as mãos para lhe auxiliar quando chegou ao Moimento. Classificou o curso como incrível. Lembrou que, apesar de ter passado por outros cursos, não esqueceu nenhum pouco do que aprendei e viveu no MEP. Encerrou declarando que espera algum dia poder ajudar e fazer para outros o que fizeram por ele.

RODA DE CONVERSA

A noite de quarta-feira, 7, foi de emoção, alegria e muita animação na Sala D. Waldyr Calheiros, durante uma rida de conversa no Movimento Pela Ética na Política (MEP), no bairro Niterói, em Volta Redonda. A roda de conversa, formada pela acadêmica Sônia Cardoso (Cederj), ex-aluna e colaboradora do Pré-Social do Projeto Vida entre 2013 e 2018, a professora Cláudia Maria, pedagoga do Pré da Irmã Zila entre 2017 e 2018, e os professore Paulo Ricardo, Lianto Oliveira, Nirlene Tepedino, Ana Carla, Padre Arlindo Silva e o coordenador do MEP, José Maria da Silva, de forma diversificada deu tom às experiências e trajetórias dos participantes. Segundo Zezinho, ao mesmo tempo houve a descontração dos alunos diante dos relatos de superações e ensinamentos apresentados. A motivação apresentada pela acadêmica Sônia Cardoso, com a história de seu filhinho, a ousadia e alegria da professora Claudia com suas conquistas e a história do Felipe Barcelos com sua mãe Amélia acolhidos no MEP pela professora Maria Real (in memoriam), emocionaram a todos.

AÇÃO INUSITADA

No domingo, 12, será comemorado o Dia dos Pais. Para celebrar a data, o Sider Shopping promoveu uma ação inusitada e inédita em Volta Redonda. Cerca de dez pais, com um filho cada, foram convidados pelos lojistas para dormirem no empreendimento e participarem de um acampamento divertido no local. No 2 Piso, foi montado um verdadeiro acampamento, com barracas customizadas, travesseiros, mantas e lembrancinhas. Todos participaram das aventuras realizadas durante a noite. Juntos, pais e filhos se divertiram no Park e Games, no mar de bolinhas, além de diferentes dinâmicas realizadas com o grupo, entre elas Caça ao tesouro, Pula Corda e Corre Cotia.

FILME

Após a noite no Sider Shopping, em Volta Redonda, muitas brincadeiras, para desacelerar pais e filhos, nada melhor do que assistir a um filme antes de dar boa noite. No dia seguinte, café da manhã e o momento de despedida com o depoimento de cada participante. Segundo a gerente de marketing do Sider Shopping, a ação é muito interessante, pois o estabelecimento está sempre em busca de proporcionar bons momentos aos seus clientes. Lembrou que essa foi uma homenagem aos pais que puderam vivenciar uma experiência única com seus filhos.

UM FATO NA FOTO

‘Descanso na paz’

Muitos dizem não temer a morte, apesar de não quererem estar apenas no plano espiritual ainda. Tem outros que detestam cemitério e também os que não dispensam um velório. Curioso mesmo é o fato de ter quem repousa tranquilamente no local antes do “descanso eterno”; conforme flagrou o repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus, em Barra Mansa.

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar