Notas & Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas & Notas

Notas & Notas

Notas & Notas

QUEM VÊ CARA…

Em pesquisa pelas redes sociais do Instituto Brasileiro de Transparência e Cooperação (IBTC) de Resende, que tem a frente o presidente José Luiz Vargas, um dos presos na manhã de ontem em flagrante, após tentativa de extorquir o prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes, o Dudu (MDB), diversas autoridades aparecem. Muitas ao lado de José Luiz Tavares. Um deles é o casal Rechuan, José e Ana Paula, ex-prefeito de Resende e ex-deputada estadual. Eles participaram de uma reunião do IBTC em novembro do ano passado, onde a pauta seria as análises da Reforma Administrativa da Prefeitura de Resende e do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre a prefeitura e o Ministério Público. Em outras fotos, José Luiz Vargas ao lado do deputado federal Alexandre Serfiotis (MDB), do ex-candidato a prefeito e ex-secretário de Educação de Resende, Mário Rodrigues e do vereador Caio Sampaio. Ou seja, quem vê cara, não vê coração!

GRANDE CORAÇÃO 

Por falar em Caio Sampaio, o vereador é ‘amigo’ dos dois envolvidos no caso de extorsão contra o prefeito Dudu. O outro que foi preso foi o advogado Marcelo Tavares. Esse foi o advogado do vereador no processo que moveu contra a Mesa Diretora, da Câmara de Resende, no início do ano passado, alegando ilegalidade na eleição do presidente Roque Cerqueira.

RUA INTERDITADA

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Transporte, informa que neste domingo (28), entre 8horas e 11h30min,  a Rua Andrade Figueira, no Centro, será interditada em decorrência de poda emergencial de árvores da Praça de Leon, a Praça da Matriz. A poda será realizada pela Light. Neste dia, o acesso a Via Dutra deverá ser feito pelas ruas Barão de Guapy, São Sebastião, Monsenhor Costa e José Alves Caldeira (bairro Abelhas). O terminal de ônibus dos ex-combatentes, localizado atrás da igreja, não funcionará. Os usuários dos ônibus devem utilizar o ponto de coletivos situado na Rua Doutor Mário Ramos.

MAIS CONVÊNIOS

Com o objetivo de estreitar a relação entre as secretarias e autarquias com o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), o Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov) da Prefeitura de Volta Redonda realizou na manhã de quinta-feira, dia 25, uma palestra para cerca de 40 representantes de diversas secretarias municipais sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do governo federal. O encontro de capacitação ocorreu no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda (IPPU-VR). O gerente municipal de convênios, Silvio Gomide, disse que o sistema gerencia todas as verbas que são disponibilizadas pela União para as cidades.  Cada secretaria mandou um representante que será o elo com o EGP e vamos reforçar a eles como elaborar um projeto de forma correta para conseguirmos inserir no Sinconv”, explicou.

A PALESTRA

Durante a palestra, foram apresentados assuntos como as fases dos projetos que as secretarias deverão cumprir, citando, por exemplo, o quê enviar para o ministério primeiro, quais os tipos de planilha devem ser preenchidas, em que momento é feito isso, quando a secretaria precisa do EGP.Nosso objetivo é alinharmos todos na mesma direção e é isso que estamos aplicando para 2018. A comunicação entre as áreas da prefeitura é importante para que consigamos aproveitar melhor os convênios com o Governo Federal”, ressaltou o prefeito Samuca Silva.

CETEP DE RESENDE

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos que serão realizados no Centro Técnico de Educação Profissional (Cetep) de Resende. São vagas para cursos de Inglês Básico e Intermediário, Espanhol Básico e Intermediário, Ambiente Windows I e II, Assistente Administrativo. As inscrições já começaram e terminam no dia 16 de fevereiro. Podem ser realizadas através do site www.faetec.rj.gov.br, ou na escola localizada no bairro Alvorada.

CARTA DE RECONHECIMENTO

O Hospital Municipal São Francisco de Assis, em Porto Real, recebeu do Programa Estadual de Transplantes (PET) uma carta de reconhecimento pela primeira captação de órgão efetuada no segundo semestre do ano passado. Realizada pelo hospital, a ação envolveu a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO Barra Mansa), vinculada ao Programa Estadual de Transplante, responsável por trazer os profissionais que realizaram a captação de órgãos. O diretor do Hospital, Danilo Bândoli destaca que o sucesso da ação foi o mais importante. “Estamos muito satisfeitos em poder participar desse gesto tão nobre por parte da família do doador. Foi um trabalho em parceria que deu certo graças ao empenho da equipe do Hospital, dos parceiros da OPO Barra Mansa e, principalmente pelo trabalho do acolhimento e suporte à família do doador”, disse.

CAPTAÇÃO

A família de um paciente que teve morte cerebral confirmada, no Hospital Municipal, autorizou a doação de duas córneas, dois rins e do fígado do paciente, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) em outubro passado.

OBRAS NO JARDIM MANCHETE EM PENEDO

O presidente da Câmara de Vereadores de Itatiaia, Vander Leite Gomes (PMDB) reivindicou ao Poder Executivo obras de melhorias no sistema de abastecimento de água na localidade conhecida como Jardim Manchete, em Penedo. Entre as obras pedidas estão a colocação de duas caixas d’ água e de cano de distribuição de água. “Estes reparos visam atender pedidos dos moradores da comunidade que se queixam da quantidade da água distribuída à população. Para isso, é necessário a colocação de duas caixas d’água juntamente com cano de distribuição para melhor atendê-los”, explicou o parlamentar. O pedido foi encaminhado ao prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB).

OPERAÇÃO TAPA BURACOS NO BOAVISTA E ALEGRIA

Uma operação tapa buracos para contemplas os bairros Boa Vista II e Alegria, em Resende, foi tema da indicação do vereador Joaquim Romério (PMDB). Segundo Romério, as melhorias devem ser realizadas nas ruas José Cataldo, no Boa Vista II e João Alves de Oliveira, na Alegria. “No bairro Boa Vista II, a referida rua está em estado precário de manutenção, inclusive com a existência de um buraco justamente em um local de curva, gerando transtornos, bem como risco iminente da ocorrência de acidente. O mesmo acontecendo no bairro Alegria onde a via está intransitável”, disse o vereador.

VISTORIA DE TRANSPORTE ESCOLAR 

Foi realizada durante essa semana a vistoria do primeiro semestre do Transporte Escolar 2018, pela Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, através da Coordenadoria de Trânsito e Transporte de Barra Mansa (Coortran). Foram inspecionados 39 veículos, entre vans e kombis, que fazem o transporte de aproximadamente mil estudantes de instituições de ensino no município. A medida é uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro que no artigo 136 obriga que os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares podem circular nas vias somente com a inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.

ITENS VERIFICADOS 

Na vistoria veicular foram verificados itens de segurança essenciais como freios, faróis, pneus, tacógrafo (controle de velocidade), cinco de segurança e outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Coortran. O Coordenador de Trânsito e Transporte, Ivan Pereira, destaca a importância da inspeção dos veículos escolares. “Tanto para o condutor como para os alunos a vistoria semestral é de extrema importância, pois garante que aquele veículo está em boas condições de transporte e segurança”, garante. Ele tranquilizou os pais que contratam os transportes escolares para seus filhos e afirmou que os veículos aprovados na vistoria serão adesivados para evitar o transporte ilegal. A vistoria do 2º semestre será feita no final de julho.

UM FATO NA FOTO

Contraste

O cenário parece de novela, filme… Mas são ruínas do que parece ter sido uma igreja no bairro de Serra D’Água, em Angra dos Reis. A construção cinza e abandonada contrasta com um ambiente rico em verde dos campos e montanhas. O registro foi feito pelo fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar