Notas e Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas e Notas

Notas e Notas

Notas e Notas

COMEMORANDO

O Colégio Municipal Fernando Octávio Xavier, em Penedo, Itatiaia, comemora 25 anos de fundação no próximo dia 19 (sábado) e para celebrar a data a Unidade preparou um programação especial voltada para a comunidade escolar (pais, alunos e professores) e também para ex-alunos e profissionais que já atuaram na unidade, como ex-diretores e ex-funcionários. A programação começa às 9 horas e além da solenidade, o evento contará com apresentações dos alunos, homenagens, apresentação de vídeos e depoimentos.Estamos preparando a cerimônia com muito carinho e  temos certeza que será uma festa muito bonita com a presença de toda a comunidade escolar e também das pessoas que nesses 25 anos ajudaram na educação dos nossos alunos e ex-alunos”, disse  a diretora,Cristina Mesquita.

COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil acontece na próxima sexta-feira, dia 18, e para marcar a data a Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, está promovendo uma série de palestras em escolas da rede municipal, visando a orientação de crianças e adolescentes sobre o assunto. As primeiras aconteceram nessa semana.  Além das palestras, está programada para sexta-feira (18) uma caminhada de enfrentamento ao abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes. A concentração será às 14 horas, na Praça General Osório, no Centro.

NOVO SISTEMA

A população angrense está sendo cadastrada no novo sistema de dados da Secretaria de Saúde que possibilita maior controle do estoque de medicamentos e outros insumos. A partir de agora, para retirar a medicação na rede pública, os usuários terão que se registrar, indo até a unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando RG (identidade), cartão do SUS e comprovante de residência. O cadastro é único.

CARTÃO DO SUS 

Para aqueles que não possuem o cartão do SUS, é possível retirá-lo, instantaneamente, na sede da secretaria de Saúde. Para isso, basta apenas comparecer na Rua Almirante Machado Portela, nº 85, bairro Balneário, sala 102, com RG e CPF. Este serviço também está disponível no Hospital Geral da Japuíba (HGJ), na área de recepção de visita.

PORTO REAL E VASSOURAS

O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD), acompanhado do vice-prefeito de Vassouras, Thomaz Rocha, foi recebido em audiência na semana passada, pelo novo ministro da Integração Nacional, Antônio Pádua de Andrade, em Brasília. “A seriedade do nosso trabalho tem aberto portas nos ministérios e, além disto, os municípios necessitam deste apoio para realizar as obras e serviços que a população aguarda”, resume o parlamentar. Na pauta da audiência com o ministro Antônio Pádua, o deputado reivindicou apoio e providências para o atendimento de demandas de pavimentação asfáltica nos municípios de Porto Real e Vassouras, acrescentando também, a solicitação para a construção de ponte sobre o Rio Piraí, em Rio Claro.

COMBATE AO PRECONCEITO 

Com o objetivo de criar um canal de comunicação para o cidadão de Itatiaia denunciar crimes de intolerância religiosa, preconceito racial, violação dos direitos da pessoa idosa e pessoas do grupo LGBT, o vice-presidente da Câmara, Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB), solicitou que o Executivo crie o Disque Combate ao Preconceito.  “O Disque Combate ao Preconceito será um meio que permitirá as pessoas vítimas de preconceito e de intolerância, entre as quais idosos, pessoas com deficiência e pessoas do grupo LGBT a apresentarem as suas denúncias”, afirmou Vaninho.

INFORMAÇÕES

Segundo o vice-presidente da Câmara, por meio do Disque Combate ao Preconceito, o morador de Itatiaia poderá obter informações a respeito dos Direitos Humanos, além de receber atendimento especializado. “O canal de ligação gratuito permitirá ao cidadão de Itatiaia fazer a denúncia e receber atendimento especializado. Enquanto houver uma pessoa tendo o direito violado, a nossa população como um todo não tem seus direitos garantidos”, concluiu Vaninho.

FESTIVAL DE ARTES REGIONAL

Os meses de maio e junho serão marcados por atrações culturais na região do Médio Paraíba Fluminense. As cidades de Volta Redonda, Pinheiral e Resende serão as sedes do 10º Festival de Artes Plásticas – Volta Redonda e Médio Paraíba Fluminense, que teve início no último dia 5 e segue até 30 de junho.

CÂMARA CULTURAL DE RESENDE 

E durante o festival, Resende vai abrigar a Coletiva de Artes Plásticas, que será aberta em 18 de maio, às 19 horas, no Espaço Cultural da Câmara Municipal, na Praça Oliveira Botelho, 262, no Centro da cidade. A mostra ficará no local até o próximo dia 30, das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.  De 15 a 30 de junho, por sua vez, a mostra poderá ser visitada na Academia Miliar das Agulhas Negras (Aman), em horário ainda a ser definido. A vinda festival do para Resende é resultado de uma parceria com o programa Câmara Cultural. Mantido pela Câmara Municipal, o programa tem cerca de 15 anos de existência e visa oferecer opções culturais gratuitas e variadas à população.

FURBAN INICIA CADASTRO NO SANTA CRUZ

O diretor do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban), engenheiro Ronie de Oliveira Machado, informou que a partir de hoje, a equipe de cadastro da autarquia municipal estará trabalhando nos bairros Santa Cruz I e Santa Cruz II, junto aos moradores, que futuramente serão atendidos com pelo programa “Escritura Fácil”, que garantirá o título de posse dos terrenos. Uma empresa foi contratada para fazer o levantamento topográfico dos terrenos.

ESCRITURA FÁCIL

O programa emite documentos de propriedade aos moradores de diversos núcleos urbanos informais na cidade. No bairro Santo Agostinho, no Núcleo Motorista José de Araújo, 100 residências já passaram pelo cadastramento e terão o direito a entrega do título de posse do terreno. A expectativa é atender a cerca de 1000 moradores nos bairros Santa Cruz I e II. Posteriormente este trabalho será estendido aos núcleos Campinho I e II, situados no bairro Açude, e no Núcleo Santa Inêz, do bairro Santa Inez.

FIM DE SEMANA DE ESPORTE 

Neste fim de semana, sábado e domingo, ocorreram muitas atividades esportivas em Volta Redonda, em vários centros esportivos do município. Um deles foi o Torneio de Futsal de alunos do Projeto de Iniciação Desportiva (PID) nas categorias sub 15 e sub 17 anos além do Torneio Interclasses no ginásio da Ilha São João, movimentando adolescentes e jovens. A secretária municipal de Esportes e Lazer, Maria Paula Tavares, disse que este é o objetivo do governo municipal, incentivar cada vez a prática esportiva na cidade.

VOLTA REDONDA X PIRAÍ 

As equipes que representam Volta Redonda no torneio de futsal, que tem o apoio da prefeitura, enfrentaram o time de Piraí nas duas categorias, 15 e 17 anos. Os dois jogos foram vencidos pelos times de Volta Redonda (sub 15) por 4×2, gols de Diego Martins (2), e Otávio Brandão (2). O sub 17 ficou VR 4×3 Pirai.

ORQUESTRA DE CORDAS HOMENAGEIA MÃES 

O Projeto Volta Redonda Cidade da Música, da prefeitura de Volta Redonda, abriu a temporada de Música nas Igrejas”fazendo uma homenagem às mães. O evento foi realizado na noite de sexta-feira com as Orquestras 1 e 2. A apresentação aconteceu na Igreja Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos e teve o apoio da professora de música da igreja, Yara Resende. Ela é professora no Conservatório de Música Santa Cecília. A Igreja comemora 75 anos este ano, sendo uma das mais antigas da cidade.

CIDADE DA MÚSICA 

O projeto atende atualmente cerca de 4.600 alunos da rede municipal com o ensino da música clássica. Já a Orquestra de Cordas de Volta Redonda é formada por violas, violinos, violoncelos e contrabaixos. Cerca de 130 músicos participaram do concerto. O maestro Nicolau Martins e a maestrina e pianista Sarah Higino são responsáveis pelo projeto nas escolas municipais.

 

UM FATO NA FOTO

Mamães do batalhão de Aço

O comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Julio César Veras Vieira, e seus oficiais prestaram na última sexta-feira uma homenagem às mães que trabalham no batalhão. Elas participaram de um café da tarde e receberam das mãos do comandante uma mensagem. Cesar Veras as parabenizou e lembrou que ser mãe é uma dádiva divina, é deixar um legado de amor para os filhos e suas gerações futuras. A celebração foi registrada em uma foto.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar