Notas e Notas – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas e Notas

Notas e Notas

Notas e Notas

CONTRA A OCUPAÇÃO ILEGAL

Uma força-tarefa formada por diversas secretarias da Prefeitura de Angra dos Reis está sendo criada para combater o desordenamento na Ilha Grande, que vem crescendo a cada dia. As ações a serem colocadas em práticas  foram discutidas durante uma reunião ocorrida ontem, na prefeitura. Além da ocupação irregular de áreas de preservação permanente, a força-tarefa tem como alvos  as atividades comerciais e o turismo ilegais. Para as ações terem êxito, a força-tarefa prefere não revelar as intervenções que serão feitas, mas ressalta que o objetivo é realizar uma operação completa em alguma praia da Ilha Grande, antes do feriado de Corpus Christi, no final deste mês.

SAÚDE EM DIA 

Foi lançado, recentemente, pela Secretaria de Saúde de Magé, o projeto Saúde em Dia. A primeira ação aconteceu em Piabetá, onde os pacientes que estavam com encaminhamento para especialistas saíram com pedido agendado e autorizado pela secretária, Carine Tavares. O objetivo do projeto é diminuir a fila de espera por exames e consultas especializadas. Foram realizadas marcações de consultas para clínico geral, mastologista, urologista, neurologista, cardiologista, ortopedista, pediatra, clínico geral, nutricionista e dermatologista, todos de unidades da rede municipal de saúde. Entre os exames que serão realizados tanto nas unidades públicas, quanto nas conveniadas com o governo municipal, têm Ecocardiograma, Colonoscopia, Endoscopia Digestiva, Preventivo, Ultrassonografias, Raio-X e exames de sangue.

 

OUTROS SERVIÇOS 

O evento contou ainda com dois consultórios itinerantes realizando coleta de exame preventivo e atendimento com dentista, além de aferição da pressão arterial e glicose, e equipes do Centro Especializado de Odontologia (CEO) oferecendo aplicação de flúor e kits de higiene bucal. “É um projeto que vai acontecer sempre no município, as pessoas já estão saindo daqui com exames marcados, vão para casa com as consultas agendadas”, explicou a secretária. A próxima edição do ‘Saúde em Dia’ está prevista para acontecer ainda este mês, Suruí, no quarto distrito.

COMPRA PARA HOSPITAL

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria de Saúde, comprou 57 camas elétricas para o Hospital Municipal Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa com o objetivo de renovar os leitos hospitalares, oferecendo assim, um tratamento mais humanizado para a população do município. O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, esteve na unidade hospitalar nessa semana e destacou a importância da aquisição dos equipamentos. “Adquirimos camas hospitalares elétricas, climatizamos todos os leitos, justamente para proporcionar ao cidadão de Pinheiral um ambiente mais humanizado, visando dar um tratamento digno para as pessoas que precisam do tratamento de saúde. Essa é mais uma boa notícia para nossa cidade e faz parte das melhorias que estamos fazendo em nossas repartições públicas, principalmente na área da saúde”, disse Ednardo.

SAÚDE BUCAL 

O Centro Municipal de Educação Infantil Recanto Infantil, do bairro Retiro, em Volta Redonda, recebeu na manhã de ontem, a visita de alunos do curso de Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Eles realizaram uma atividade de saúde bucal para os alunos do centro municipal. A ação, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, faz parte do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde). Segundo a Secretária de Educação, Rita Andrade, a prevenção deve ser abordada desde a primeira infância.  Na unidade escolar 105 crianças participaram da atividade, que incluiu apresentação de teatro sobre higiene bucal e a escovação supervisionada. Além do teatro e da aula de escovação, as crianças receberam um kit fornecido pela UniFOA, com cartilha educativa, sabonete, escova de dente e pasta de dente.

 

LANÇAMENTO

Acontece hoje, a partir das 17 horas, o lançamento do Livro “O fim do Armário”, de Bruno Bambi. Será na Livraria Veredas, no Pontual Shopping, no bairro Santa Cecília, em Volta Redonda. É a segunda obra do autor, sendo precedido pelo título “Casamento Igualitário”. O livro descreve a comunidade LGBT no século XXI sobre diferentes perspectivas, falando sobre os avanços, posturas das igrejas, crimes e ódio, preconceitos e mitos, reunidos em textos, crônicas e narrações de diferentes partes do mundo. O livro pode ser lido por pessoas de qualquer orientação sexual ou identidade de gênero.

PALESTRA SOBRE ESTRESSE

Mais de 50 funcionários do Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, e estudantes de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) participaram da palestra “Aprenda a desacelerar e reduzir o estresse e a ansiedade”. O encontro aconteceu nesta semana. O palestrante, professor Domingos Sávio de Souza e Silva, instrutor de mindfulness, um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações. De acordo com ele, a maioria da população é afetada pela Síndrome Mundial do Pensamento Acelerado.

“COMITÊ CIDADE RESILIENTE”

A apresentação do Comitê Cidade Resiliente foi realizada esta semana na sede da Defesa Civil de Volta Redonda, que é a responsável pela coordenação do projeto. A reunião contou com a presença de representantes de todas as secretarias, autarquias e da Câmara de Vereadores. O coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil,

 Rafael Champion , explicou que, a criação do “Comitê Cidade Resiliente” faz parte do Decreto Municipal Nº 14.863, publicado em 18 de janeiro 2018, e que menciona que Volta Redonda aderiu à campanha mundial “Construindo Cidades Resilientes”, do Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres (UNISDR).

PRESIDÊNCIA REGIONAL

Aconteceu na última quarta-feira a posse da 6ª Seção Regional da Associação dos Magistrados do Estado (Amerj), de Volta Redonda. O evento reuniu a presidente da Associação, Renata Gil, e cerca de 20 juízes do Sul Fluminense, em Penedo (Itatiaia). Titular da 4ª Vara Cível de Barra Mansa, o juiz Antonio Augusto Balieiro assumiu a presidência da Regional. “Representar qualquer grupo de juízes já é uma responsabilidade e uma honra muito grande. Representar vocês, que são meus amigos e que conheço o caráter e a força do trabalho, certamente é uma responsabilidade ainda maior. Sempre estive à disposição de todos os colegas e tenham certeza de que em qualquer necessidade estarei próximo para ajudar”, disse Balieiro em seu discurso.

DEMAIS INTEGRANTES 

Também integram a nova diretoria os juízes Raquel de Andrade Teixeira Cardoso (diretora executiva), Gabriel Stagi Hossmann (diretor secretário), Marcelo Dias da Silva e Marvin Ramos Moreira (suplentes). A Regional abrange as cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Resende, Itatiaia e Valença.

NOVO ACESSO PARA RUA NA VILA ESPERANÇA 

Um novo acesso para o local onde está sendo construído o Posto de Saúde da Vila Esperança, em Itatiaia, foi reivindicado pelo vereador José Adelson rodrigues de Oliveira, o Toroca (PSB). A indicação 846/2018 foi aprovada pelo plenário da Câmara de Vereadores e encaminhada para o Poder Executivo. Na propositura, o vereador pede que um novo acesso a futura unidade de saúde seja construído no final da Rua Capitão João Ferreira, na Chácara dos Costa. “O novo acesso ajudaria a aliviar o trânsito em um trecho da Vila Esperança, além de facilitar a entrega de material para a construção do referido Posto de Saúde da Família. Vale lembrar que esse acesso já é uma reivindicação antiga da comunidade”, explicou o vereador Toroca.

PROJETO DE MÃES E FILHOS

Com apresentações culturais, danças e a exposição de um ensaio fotográfico, a Escola Municipal Miguel Barbosa Junior, na área rural de Pinheiral, realizou o projeto “Empoderamento Feminino”, na manhã de ontem. O evento teve como objetivo potencializar questões vivenciadas pelas mães dos alunos da escola. Além do envolvimento das mães, o tema do projeto também foi trabalhado com cerca de 60 crianças da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, que estudam na unidade. A diretora da escola, Joelma Avernaz, disse que a ideia do projeto nasceu em um dos tempos de estudo dos professores. Além do envolvimento das mães, o tema do projeto também foi trabalhado com as crianças. Durante o evento foi realizada uma exposição de um ensaio fotográfico realizado pelo fotógrafo, João Paulo Siqueira, e produzido pelo maquiador Leonardo Carsosi. Foram sorteadas dez mães que posaram para as fotos e na manhã de ontem elas puderam ver o resultado.

 

UM FATO NA FOTO 

TREM EM DOSE DUPLA

 

Como se não bastasse um trem no meio do caminho do barra-mansense, na tarde de ontem, por volta de 12h30min, no Centro, o repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus, clicou dois trens passando ao mesmo tempo, prejudicando e atrasando os estudantes e trabalhadores que precisam ir e vir. O tempo estimado da passagem dos dois trens foi de cerca de 15 minutos.

 

 

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar