Notas e Notas – 07-04 – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeNotas & NotasNotas e Notas – 07-04

Notas e Notas – 07-04

Notas e Notas – 07-04

ENCONTRO DE GESTORES

Na tarde de ontem o auditório da sede da Prefeitura de Pinheiral foi palco para o Encontro de Gestores de Políticas Públicas para Mulheres do Médio Paraíba. O objetivo do encontro foi o aperfeiçoamento do plano de ação de políticas públicas para mulheres da região. O evento contou com a presença de representantes da região do Médio Paraíba, entre eles, Pinheiral Vassouras, Barra do Piraí, Quatis e representantes da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e do Sebrae. O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, realizou a abertura do evento. “O objetivo d é aperfeiçoar o plano de trabalho, o plano de ação e definir como será o encaminhamento para a Casa Abrigo de mulheres para que a gente possa dar continuidade nesse fluxo”, disse a subsecretária estadual de Políticas para Mulheres, Cristiane Lamarão. A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, da Prefeitura de Pinheiral, Patrícia Rivello, realizou uma apresentação da Coordenadoria da Mulher no município e falou sobre o “combustível” para continuar a luta de implantar políticas públicas para mulheres em Pinheiral.

Drum Latas se apresenta

Integrantes do Drum Latas, do Projeto Música nas Escolas desenvolvido pela Prefeitura de Barra Mansa, se apresentam neste sábado, na Praça Ponce de Leon, no Centro, às 9h30min, durante o IV Encontro pela Conscientização do Autismo. No evento, a perspectiva do grupo é transmitir toda energia do som produzido por instrumentos confeccionados pelos próprios músicos a partir de materiais reciclados, como latas, galões e cabos de vassoura. Ao utilizar a reciclagem como meio de produção musical o grupo consegue trabalhar em seus alunos o respeito ao meio ambiente, com uma perspectiva que vai além da formação musical.

Últimas vagas

Acontece nesta segunda-feira, dia 9, às 18 horas, o primeiro encontro do Programa Empreendedor Rural (PER) 2018, realizado pelo Sindicato Rural de Barra Mansa. Ainda é possível se inscrever para o curso, que é oferecido gratuitamente pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo da formação é desenvolver e estimular o poder pessoal dos empreendedores do agronegócio. A capacitação acontece em 17 módulos, divididos em cinco eixos de aprendizagem: diagnóstico ou inventário, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia do projeto e avaliações. Durante o programa, os participantes irão desenvolver um projeto a ser apresentado ao final do último módulo. Os interessados em participar devem entrar em contato com o Sindicato Rural pelo telefone (24) 3323-1139. O Senar também oferece todos os materiais necessários para o curso gratuitamente.

PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES

Cinquenta mudas de árvores frutíferas e nativas foram plantadas em uma praça, na Avenida Beira Rio, no bairro Palmeiras, em Pinheiral, na tarde da última quinta-feira. A ação foi promovida pela prefeitura, através da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Rural, e mobilizou mais de 60 pessoas, entre alunos da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, que fica próxima ao local, moradores e integrantes de grupos de escoteiros de Pinheiral e Volta Redonda. A ação marcou o encerramento das atividades realizadas na cidade em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado dia 22 de março. Foram plantadas 20 mudas de plantas frutíferas e 30 de nativas. Segundo o secretário de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira o local foi estrategicamente escolhido para essa ação por ser uma área utilizada passa para o descarte de lixo. A região ficou conhecida como “lixão das Palmeiras”.

ENCONTRO NO MEP

Acontece hoje, às15h30min, na sede do Movimento Pela Ética na Política (MEP), ao lado da Igreja Santo Antônio, no bairro Niterói, em Volta Redonda, o encontro para construção do 1º Encontro Regional de Experiências em Pré-Vestibulares Sociais. Os idealizadores do movimento destacaram que a adesão ao convite, deixou todos surpresos e já confirmaram presença representações de pré-vestibulares, o Pré-Social da Igreja Matriz e o Pré- Vestibular Cidadão, ambos de Barra Mansa. De Volta Redonda o Pré- Vestibular para Negros e Carentes, Pré-Vestibular Oportunidade, Pré-Vestibular da IPI, Pré-Vestibular Projeto Vida, Pré- Popular Santa Cruz, Pré-redação Enem e o Pré-Vestibular Cidadão. Segundo os organizadores, será um evento inédito por uma educação libertária.

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA 

Hoje a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Assessoria Especial de Cultura, recebe a etapa regional, da 4ª Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (4ª CEC RJ). O encontro será realizado na Casa da Cultura, das 9 às 16 horas, com a participação dos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda. O tema “A Cultura como vetor de desenvolvimento Social e Econômico no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil”, celebra um espaço destinado ao encontro entre a sociedade civil e o Poder Público.

REFORÇANDO O TRÂNSITO

A Guarda Civil de Itatiaia reforça o trânsito hoje, em Penedo, por conta do “Circuito de Corrida” que acontece às 15 horas. A partir das 13 horas, 14 agentes da corporação, entre eles, dois motociclistas e mais dois guardas dirigindo viaturas estarão no bairro coibindo os estacionamentos irregulares, ordenando os cruzamentos e orientando os pedestres durante o circuito que tem previsão de durar por alguns minutos. Em decorrência do curto período do circuito, segundo a  Guarda Municipal, o trânsito nas ruas do bairro não será desviado, porém em caso de alguma emergência os agentes estarão no local para orientar os motoristas. O itinerário do circuito permanecerá o mesmo, sendo a Avenida das Mangueiras (próximo a casa do Fritz) o ponto de partida.

PROJETO “DOMINOU, TOCOU” PARTICIPA DE AMISTOSO 

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, participa neste sábado, às 9 horas, de um Amistoso em Volta Redonda. As categorias sub 10, sub 13 e sub 17 do Projeto “Dominou, Tocou” enfrentarão os times do Projeto Cresol. Os jogos acontecerão na Avenida Nossa Senhora do Amparo, em Santa Rita do Zarur. Atualmente, cerca de 280 crianças e adolescentes de cinco a 17 anos de idade são atendidas pelo projeto na modalidade futebol de campo. “Estamos treinando desde fevereiro e esse será o primeiro amistoso do ano que eles irão participar. Esses jogos fora de casa são importantes, pois nos ajudam a ver como eles estão absorvendo o que ensinamos, além de incentivá-los com a constância no treinamento. Para os jogadores será um momento de realização, lazer e ganho social devido o trabalho em equipe, a disciplina e organização que essas saídas da cidade exigem”, comentou o técnico, Amarildo Faria.

CAMPEONATO AMIGOS DE PENEDO

Promovido pela Associação de Moradores da África I, II e Vale do Ermitão, em Itatiaia, a edição 2018 do Campeonato Amigos de Penedo entra na fase decisiva. Neste domingo, o torneio terá os dois jogos das semifinais, no Campo de Futebol do Fox, ao lado do Colégio Fernando Otávio Xavier. O primeiro jogo será entre JI Mulekada e São Caetano, às 9h30min. E a segunda partida será entre Serrinha e Colônia, às 11h30min. Os vencedores se encontram no domingo, 15 de março, para a final do campeonato.

ALUNOS COMEMORAM 

Para lembrar o Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo os alunos do Sítio Escola Municipal Espaço de Integração do Autista Thereza Aguiar Chicarino de Carvalho (SEMEIA), de Volta Redonda, participaram ontem, de uma atividade recreativa em um parque aquático em Barra do Pirai. Mais de 20 alunos estiveram presentes na ação junto com os seus responsáveis, além de  29 professores. Segundo a diretora da instituição Lúcia Regina Cruz, o convite para que os alunos participassem de uma atividade no parque aquático foi de extrema relevância. “A inclusão do autista no meio social é de grande importância para o desenvolvimento deles. Muitos jamais teriam a oportunidade de viver essa experiência. Durante a semana nós realizamos diversas atividades para celebrar essa data que dá visibilidade ao autismo”, disse.

FEIRA DE TURISMO

A Prefeitura de Volta Redonda está participando da Feira de Turismo WTM (Word Travel Market) Latin America, uma das maiores do mundo no segmento, que acontece nesta semana, em São Paulo. O Governo Municipal esteve dentro do stand do Estado do Rio de Janeiro, divulgando para as agências “Turismo em Volta”. Esse projeto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, será lançado em 8 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Volta Redonda. O grande objetivo, segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, é divulgar a cidade, seus atrativos e o projeto ‘Turismo em Volta’ para operadores e agências de Turismo.

UM FATO NA FOTO

Rifa?

Pais de alunos da Escola Municipal Adelaide Duarte Flores, no bairro Siderlândia; receberam um carnê de rifas para a direção possa arrecadar dinheiro para despesas. Porém, a Secretaria de Educação de Barra Mansa esclarece que as unidades escolares do município são beneficiadas através do programa municipal Escola Legal; além do programa federal Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Através deles, são destinados recursos financeiros para escolas públicas municipais para uso em despesas de manutenção do prédio escolar e de suas instalações (hidráulicas, elétricas, sanitárias etc.); de material didático e pedagógico; e também para realização de pequenos investimentos, de modo a assegurar as condições de funcionamento da unidade.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar