Muito além da barba, cabelo e bigode; barbearias se tornaram verdadeiros refúgios do público masculino – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeComportamentoMuito além da barba, cabelo e bigode; barbearias se tornaram verdadeiros refúgios do público masculino

Muito além da barba, cabelo e bigode; barbearias se tornaram verdadeiros refúgios do público masculino

Além da beleza, espaços permitem ao homem relaxar e ter um happy hour com os amigos - Fotos: Fábio Guimas

Muito além da barba, cabelo e bigode; barbearias se tornaram verdadeiros refúgios do público masculino

Ultimamente, a barba anda em primeiro lugar na lista da vaidade dos homens, mas, não só de barba, cabelo e bigode que as Barbershops vivem, cada dia mais especializadas e tematizadas as barbearias tornaram-se verdadeiros refúgios masculino. Associando bons e diferenciados serviços, música e decoração vintage, as barbearias do século XXI são verdadeiras cápsulas do tempo que te remetem a décadas passadas, principalmente os anos 1940 e 1950.

A moda da barba acabou desenvolvendo um serviço que estava quase em extinção: as barbearias. Mas, engana-se quem acha que elas só vivem de fazer barbas, ao contrário das suas antecessoras agora são salões especializados em cortes, químicas, barba, tratamentos estéticos e até entretenimento. São totalmente pensadas quanto à decoração vintage, passando por equipamentos (como as clássicas cadeiras bicolor de couro), piso de madeira e azulejo hidráulico, músicas do tipo jazz, rockabilly e blues e até o uniforme dos profissionais.

Os serviços também são variados e querem reter os clientes não só pelo tratamento estético. As novas barbearias querem reforçar o conceito original de um ponto de encontro para homens e, para isso, oferecem mesas de sinuca, fliperamas, bar, venda de roupas, restaurante, estúdio de tatuagem e até dia do noivo.

Exemplo disso é a Confraria da Barba, em Volta Redonda, (https://www.facebook.com/cdb.voltaredonda/) no local, há fliperama, mesa de sinuca, bar, estúdio de tatuagem, vendas de acessórios e cosméticos, além de realizar eventos. “A barbearia nasceu em maio de 2017, três engenheiras decidiram o próprio negócio e estudaram para isso, a expectativa era de permanecer por um ano com três barbeiros, antes do prazo previsto, já contávamos com seis. É um mercado em crescente crescimento, nosso perfil é do mais variado estilo, vai desde o jovem ao senhor, atendendo a todas as classes”, destaca a gerente Ágatha Martins.

No local, de acordo com a gerente, são realizados serviços de corte e barba, química capilar, podologia, massagem, estética masculina, além d dia do noivo e dia do formando. “Além da beleza, é um espaço onde o homem pode relaxar, ter um happy hour com amigos no bar, ou mesmo sozinho. Noivos e formandos também procuram pacotes sugestivos para esperar o grande dia, para relaxar, fotografar, trazer padrinhos e amigos”, citou, informando que a primeira bebida, é sempre por conta da casa.

Garrafas de whisky que viraram luminárias, ou até mesmo porta produtos, decoração vintage, som ambiente e bar. Assim é a Capone, em Barra Mansa, (https://www.facebook.com/caponebarberchoppclube/) no local são encontrados os mais variados serviços. “A Capone nasceu há um ano, fruto de um sonho meu e de um primo. Depois de muito estudo, pesquisa, treinamento, colocamos em prática tudo o que aprendemos. Hoje temos uma boa carta de clientes desde crianças a senhores”, destaca o proprietário Wallace da Silva Alberto.

A Capone também oferece, além de corte e barba, serviços de Dia do Noivo, pigmentação, podologia e colorimetria. “A barba veio como uma tendência muito forte, é um estilo, e nada melhor do que cuidar bem daquilo que é sua identidade. É um espaço para o homem relaxar, descansar, tomar sua cerveja com amigos”, destaca Wallace.

Um verdadeiro refúgio masculino

O empresário Lucas Santiago é frequentador das BarberShops e garante que não fica mais sem. “Há mais de quatro anos venho deixando a barba crescer; achei nas barbearias uma forma de cuidar dela. Além disso, PE onde me divirto com amigos, bato papo, enfim, relaxo, faz parte do meu cotidiano”, diz Lucas, que a cada 15 dias apara a barba.

O universo rock’n’roll está presente na vida do técnico mecânico industrial e formado em artes gráfica, Wagner A. R. Costa que é motociclista do Riders Router Penedo, na barbearia, ele encontra o tratamento ideal para a sua barba. “Cuidar da barba é primordial, senão for bem tratada, nem vale a pena ter, gosto de cuidar bem, para mim, é essencial, por isso, estou La duas vezes ao mês para tratamento feito com massagens e panos quentes”, revela o motociclista, que ainda leva o tratamento para casa com o uso de cosméticos próprios.

Wagner ainda destaca uma curiosidade: “Os homens reparam comentam a barba do outro como as mulheres fazem com seus cabelos. Esteticamente eu acho barba muito legal desde que que haja um cuidado constante sobre ela”, aponta.

Mercado aquecido

No Brasil, o segmento de barbearias está a pleno vapor, pois muitas barbeiras tradicionais viram uma oportunidade em desenvolver um serviço diferenciado. Este antigo mercado encontrou uma maneira de ganhar novos clientes e mais dinheiro numa economia que “rasteja”. No atual momento da crise econômica no Brasil este segmento de barbearias caminha contra a recessão econômica, a esfera de barbeiros e cosméticos para o cuidado da barba e cabelo tem crescido com novas marcas e produtos específicos para homens (somente no segmento das barbearias hoje existem cerca de 120 marcas oferecendo produtos de beleza para homens, em contraste com apenas oito marcas em 2012).

Uma pesquisa realizada pela empresa Euromonitor Internacional aponta o crescimento de 7,1% do mercado de beleza masculino, em 2015. A previsão é que o mesmo percentual de aumento se mantenha até 2019, colocando o Brasil no topo do mercado.

Os barbeiros agradecem pela alta demanda nos últimos tempos, já que a profissão é uma das mais antigas da humanidade; e as barbearias, em retribuição, vêm investindo muito em modernidade e diferenciais.

As mais pedidas

Rosto quadrado

Barba Cheia

Os vikings nunca foram tão influentes no visual hoje em dia. Para quem curte o visual dos guerreiros nórdicos visto na série de tv, é bom buscar boas referências pois o estilo vai estar muito em alta no próximo ano. O visual cheio, com um pouco mais de comprimento na região do queixo, já está aparecendo em uma boa quantidade por aí.

Barba Cerrada e Desenhada

Este é sem dúvida um dos estilos mais ousados e até difíceis de fazer. Primeiro, pois é preciso deixar a barba crescer para deixá-la mais cerrada. Segundo, pois você vai precisar desenhar de acordo com as linhas rígidas do seu rosto.

Barba do lenhador moderno

Aliás, ainda nessa ideia de barbas de lenhadores, o próprio estilo lenhador é uma ótima pedida para o inverno do próximo ano. Uma vez que os estilos mais volumosos estão sendo usados sem parcimônia pelos barbudos de rosto quadrado, a barba lenhadora é uma tendência certa para o ano que vem.

Rosto Redondo

A Barba de Lenhador

Acontece que as barbas de lenhador são uma saída ainda mais interessante para os rapazes de rosto redondo. Uma barba de lenhador se importa menos com o comprimento e mais com o volume, é o caminho para os barbudos de rosto mais arredondado.

Barba degrade

Aliando-se às tendências de cabelos para o próximo ano, esse estilo de barba é ótimo não apenas para combinar com os rostos redondos, mas com o estilo undercut. A barba degradê, ou Faded Beard, é um estilo cerrado nas laterais, mais próximos as costeletas, que vai ganhando mais volume conforme se aproxima do maxilar e do centro do rosto, acentuando ainda mais as curvas do rosto, enquanto adiciona laterais mais retilíneas.

Rosto Triangular

Cheeky Beard

São barbas bem desenhadas e volumosas que os barbudos já estão acostumados. Mas enquanto os demais estilos por aí estão mais preocupados em mascarar as características de destaque do rosto triangular, esse estilo pretende justamente visar o destaque ao rosto triangular. O diferencial do estilo é ter a barba um pouco mais cerrada e bem desenhada nas bochechas, destacando as maçãs do rosto.

Undercuts e barbas

Outra tendência que pode-se considerar para os ‘barbudos triangulares’ é a combinação entre as barbas e os undercuts. Não é o caso de uma Faded Beard, mas sim ter um tipo de penteado fade enquanto deixa a barba crescer. Para esses casos, o melhor é manter uma barba mais cheia, e sem muito destaque para no cavanhaque.

Rosto Retangular

A Barba Garibaldi

Meio termo entre as barbas desenhadas para os rostos quadrados, e as barbas mais volumosas para os rostos redondos. O estilo garibaldi é mais bem aparado nas maçãs do rosto e no cavanhaque, com um volume maior na linha do pescoço. É uma dos estilos mais utilizados para tirar um pouco do destaque na linha do maxilar, e uma das mais esperadas para 2018.

Rosto Oval

Short Boxed Beard

Se caracteriza por ser uma barba não muito cheia, porém volumosa o bastante para sair do estilo cerrado mais comum dos meios executivos. Para um barbudo ousar nessa área, o ideal é buscar alguns desenhos diferenciados, inspirando-se nas outras tendências.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar