Moradores de Visconde de Mauá promovem operação tapa-buraco – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCidadesMoradores de Visconde de Mauá promovem operação tapa-buraco

Moradores de Visconde de Mauá promovem operação tapa-buraco

A Mauatur incentiva o trabalho na RJ-151 Fotos: Divulgação

Moradores de Visconde de Mauá promovem operação tapa-buraco

AGULHAS NEGRAS

Os visitantes que forem de carro à região de Visconde de Mauá durante o feriado de carnaval terão menos dificuldades com buracos nas RJ-163 e RJ-151 – vias de responsabilidade do Governo do Estado. Isso porque moradores e empresários daquela localidade promovem um mutirão de recapeamento das estradas, recuperando os trechos com buracos. Alegando pouco investimento por parte do Governo do Estado e prefeituras da região, empresários e moradores arrecadaram recursos e a operação tapa-buraco é desenvolvida em caráter emergencial. A meta é garantir boa trafegabilidade pelas estradas da região, favorecendo o turismo durante o carnaval.

Integrando as ações, a Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá (Mauatur), informou que foram arrecadados aproximadamente R$ 4 mil em doação. Os recursos são utilizados nos serviço que utilizará cimento e escória. De acordo com o diretor-presidente da Mauatur, Paulo Gomes, a operação teve início na manhã desta terça-feira, dia 6, na RJ-151. “Fizemos uma mobilização durante 15 dias com empresários e moradores que entenderam a necessidade de termos uma via com menos buraco, segura e que permita o turista de visitar nossa região sem postar críticas nas redes sociais depois, sobre as condições das estradas. Criamos o livro de ouro e arrecadamos R$ 4.240, dinheiro que permitiu a empresa de terraplanagem Terra Júnior executar o serviço, com o respaldo do DER-RJ. O Governo do Estado nos informou não ter recursos, assim como as prefeituras da região de enfrentam dificuldades financeiras. Então, iniciamos a operação pela RJ-151, que liga Maringá a Visconde de Mauá e depois teremos todo o trecho de subida e descida da serra pela RJ-163. Vamos parar o serviço antes do carnaval, não queremos atrapalhar o tráfego de turistas nestas vias”, frisou Paulo Gomes.

NOTAS

O DER-RJ informou “que enxerga nas prefeituras parceiros para resolução de problemas, nunca descartando um possível trabalho em conjunto com os Municípios. No entanto, no momento o Órgão não tem nenhum cronograma de obras para a RJ-163 devido à falta de verbas”. Sobre a ação em Visconde de Mauá, o secretário de Obras de Resende, Marcos Paiva, informou que o município deve promover a roçada e capina do mato às margens da RJ-163. “A ideia é dar apoio com a roçada e capina, mas não teremos como realizar o serviço antes do carnaval. Temos equipes trabalhando nos bairros da cidade. Também podemos tentar um termo de cooperação com o Governo do Estado, como ocorreu em 2017”, disse.

Já a Secretaria de Obras e  Serviços Públicos de Itatiaia informou que está apoiando na manutenção das Rodovias RJ-151 ( trecho de Maringá a entrada de Visconde de Mauá) e  RJ-163 (Penedo a entrada da Capelinha) com serviços de capina e roçada. Na RJ-151 o serviço foi realizado recentemente  em dezembro de 2017 e na RJ-163 na semana passada. Na RJ-151a Prefeitura também realizou serviço de tapa-buracos. Todo o trabalho realizado tem como objetivo beneficiar os moradores que residem nas localidades.

TAXA DE OCUPAÇÃO

Para o período de carnaval, segundo a Mauatur, a taxa de ocupação dos leitos de Visconde de Mauá e região estão abaixo da meta, perante o ano passado. Segundo o diretor-presidente Paulo Gomes, atualmente cerca de 70% dos aproximadamente dois mil leitos de turismo estão ocupados, quando a expectativa era atingir cerca de 90% às vésperas do fim de semana prolongado de carnaval. “Tendo boas condições nas estradas os turistas virão para a região. Ainda há vagas e os interessados podem procurar a Mauatur que encaminha e orienta sobre hotéis e pousadas da região. Todo o setor está mobilizado para garantir o melhor ao turista que vier pra região”, garante o diretor.

A Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá é formada por empresários e moradores, pessoas físicas e jurídicas, para o desenvolvimento sustentável da Região de Visconde de Mauá, que engloba ainda Maringá e Maromba (Itatiaia) contando com mais de 140 associados. Informações sobre Visconde de Mauá e região constam no site da Mauatur: www.visiteviscondedemau.org.br. O telefone de contato é o (24 3387-1283.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar