Jovens de programa social visitam a Câmara Itatiaia – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomePolíticaJovens de programa social visitam a Câmara Itatiaia

Jovens de programa social visitam a Câmara Itatiaia

Grupo de adolescentes tiraram dúvidas com os vereadores e fizeram reivindicações - Marlene Modesto

Jovens de programa social visitam a Câmara Itatiaia

ITATIAIA

 

Conhecer o funcionamento do legislativo e sua importância na vida do cidadão e no desenvolvimento do município. Este foi o objetivo da visita que 43 adolescentes integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento  de Vínculo (SCFV) à Câmara de Itatiaia no último dia 9. O SCFV é um serviço do Governo Federal, executado pelas prefeituras e atende crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, através da Secretaria de Assistência Social. O programa faz parte  da Proteção Social Básica.

Na visita ao legislativo, os jovens estavam acompanhados da psicóloga Fernanda Barreto e os orientadores Sociais Rosilene Luquesi Mangia e Edgar Pereira. O grupo foi recebido pelos vereadores Leonardo de Seixas Carvalho, e o João Márcio Albino Silva que representaram os demais parlamentares da Casa.

Segundo explicou a psicóloga Fernanda Barreto, o SCFV é um serviço  realizado em grupos com objetivo de prevenirem situações de riscos sociais, ampliarem trocas de vivências, desenvolverem sentimento de pertencimento e de identidade, fortalecendo vínculos e incentivando a socialização e a convivência comunitária. “O objetivo de levar os jovens a uma visita à Câmara Municipal é mostrar aos jovens como funciona o Poder Legislativo e a sua importância dentro do Município” salientou a psicóloga.

REIVINDICAÇÕES

Para o vereador João Márcio a visita dos adolescentes foi um prazer de já que além de apresentar as dependências da Câmara Municipal, foi uma oportunidade de explicar o trabalho no legislativo e a importância da participação popular. “Pudemos tirar várias dúvidas dos jovens que saíram daqui um pouco mais esclarecidos. Outro momento muito bacana foi ouvir várias reivindicações e sugestões dos nossos jovens desde a área de Educação, Esporte, Lazer, Infraestrutura, e Segurança”, destacou João Márcio, que agradeceu a visita ressaltando a importância na formação dos jovens. “Uma coisa é certa, nós vereadores, estamos aqui de passagem, e quem sabe um dia, esses jovens possam ser nossos representantes no Legislativo Municipal de Itatiaia”, afirmou.

Os adolescentes do programa tiraram várias dúvidas com os vereadores – Marlene Modesto

Já o vereador Leonardo parabenizou a equipe do SCFV em levar os jovens na Câmara e a interação durante a visita. “Eles interagiram bastante, fizeram diversas perguntas e também reivindicaram bastante por benefícios para os bairros e escolas. Achei muito importante o trabalho da equipe do Cras que oferecem atividades que ocupa o tempo que a criança não esteja na escola. Vou sugerir que esse projeto seja estendido em todos os demais bairros do município”, adiantou o parlamentar.

Em Itatiaia, o serviço é coordenado pela advogada Gisele Fernandes Alves e funciona no Centro, situado na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 175.  O horário de atendimento é deterça à sexta-feira das 14 às 17 horas.

Classifique essa Notícia

Comentar