Grande número de feriados nacionais divide opiniões de ramos especializados – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEspecialGrande número de feriados nacionais divide opiniões de ramos especializados

Grande número de feriados nacionais divide opiniões de ramos especializados

Grande número de feriados nacionais divide opiniões de ramos especializados

SUL FLUMINENSE

Provavelmente o leitor já consultou o calendário de 2018 e já verificou os diversos feriados.  Serão nove nacionais e cinco pontos facultativos, segundo portaria divulgada pelo Ministério do Planejamento e publicada no ‘Diário Oficial da União’. Esse número, fora os feriados estaduais e municipais. Além disso, este é um ano de Copa do Mundo.  A seleção brasileira faz sua estreia no dia 17 de junho, contra a Suíça, num domingo, às 15 horas. O próximo jogo será numa sexta, às 9 horas. E no dia 27, às 15 horas de uma quarta-feira.  Enquanto o comércio teme perdas nas vendas, principalmente porque a maioria dos feriados possibilitará o prolongamento dos dias de dispensa e a consequente retração no movimento de lojas, setores que se valem destas datas para ampliar a receita, como hotéis e restaurantes, enxergam chances para incrementar o caixa.

De acordo com o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) e secretário de Cultura, João Willy, durante os feriados prolongados a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas chega aos 100%.  “Réveillon e carnaval são os feriados com as maiores taxas de procuras. Em eventos pontuais também gera grande economia na cidade”, disse.

Para receber bem o turista, a cidade tem realizado grande controle de entrada de ônibus turísticos e de horários de embarque e desembarque no píer. Cada empresa tem o seu horário estipulado. “Durante todo o verão o Centro de Informações Turísticas funciona até às 19 horas na Praia do Anil. Além disso, devido ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) quase zerou o número de assaltos nas ruas, tanto no Centro, quanto nos polos do Abraão e Parque Mambucaba”, citou.

A preocupação com o meio ambiente e com a ordenação pública também merecem destaque. “São diversos pontos de fiscalização: tanto de comércio ambulante, quanto de lanchas, proibimos churrasco em ato mar e nas praias, isso tem dado retorno positivo ao meio ambiente, é um trabalho dificultoso, mas o público está bem mais consciente, gera economia e limpeza para a cidade”, destacou.

Willy acredita que dentro de dois meses as obras de reforma no Cais de Santa Luzia sejam terminadas. “Cerca de 30% das obras já foram concluídas, banheiros, pisos, parte elétrica, tudo está sendo melhorado. Os pórticos da cidade também foram todos restaurados. Angra tem ficado bem bonita para receber os turistas”, aponta.

Outro projeto de destaque é o ‘Turismo Legal’ através deles, estão sendo instaladas placas de orientação ao turista, faz parte também, a confecção de folhetos explicativos distribuídos por hotéis e pousadas credenciados junto a TurisAngra. “Será divulgado em breve um calendário de eventos do ano todo para o turista já se preparar. São mais de 30 eventos culturais, religiosos, gastronômicos. Estamos recuperando o projeto ‘Nado Livre’, que limita áreas de praias e de ilhas especialmente para banho, além disso, as praias receberão sinalização de próprias ou impróprias para banho”, citou.

BELEZAS NATURAIS

Em Itatiaia, o secretário de Turismo, Alexandre de Resende Teixeira, as belezas naturais são de grande chamativo para turistas no município. “A cidade é composta por beleza ímpar, são vários atrativos naturais que despertam o interesses seja para descansar, seja para os esportes mais radicais. Para isso, encontra várias opções na rede hoteleira, gastronomia e lazer como encontro de motociclistas, hallys, além de fábrica de chocolates”, citou.

Reconhecida mundialmente por suas belezas naturais, Itatiaia se destaca pelo primeiro Parque Nacional criado no país que neste ano completa 81 anos de fundação. Situado na Serra da Mantiqueira, o parque abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro,  Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. Para o secretário de Turismo, os feriados são de total importância para a cidade. “Todo o comércio ganha, a cidade está mais cheia, gerando renda e emprego. Há demanda é grande e sempre há vagas para novos postos de trabalho”, destaca o secretário.

No município ainda se destaca Penedo, Serrinha do Alambari, Clube Finlândia, além dos distritos de Maromba e Maringá.

Em Resende, o perfil de turista é aquele do final de semana, portanto, de acordo com o gerente de turismo, Lais Amaral, o feriado é fundamental para o município. “A região de Visconde de Mauá, é o nosso atrativo principal, destinada aquele turista que está em busca de tranquilidade e contato com a natureza, lá temos um destacamento ambiental que realizam operações especiais para esta época do não, além disso, no distrito são encontradas diversas opções de lazer e esporte, com atrativos naturais”, destaca, acrescentando que na área urbana a cidade gera economia através dos turistas de negócios, que são os diretores e gestores de empresas.

Outra vertente trabalhada na cidade é o turismo de aventura. “Temos opções de rafting, voos panorâmicos saindo do Aeroclube, parapente e balonismo. Resende é a única cidade do estado que se salta de paraquedas por lazer”, explica o gerente, acrescentando que diariamente a secretaria de Indústria, Comércio e Turismo está sempre em contato com a secretaria de Estado de Turismo para participar de eventos específicos.

Do outro lado, os lojistas

Se para as cidades turísticas os feriados são uma grande oportunidade de movimento, para aquelas com maior tradição em comércio, a situação já é o inverso. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barra Mansa, Xisto Vieira Neto o feriado apresenta os dois lados. É preciso usar sabedoria e aproveitar o momento. “Em dias de emenda ou feriados no sábado o comércio acaba fechando cedo, e gera prejuízo. Se as lojas conseguissem funcionar normalmente nessas datas haveria o beneficiamento. Mas a cultura e a legislação não permitem, é um assunto bastante polêmico”, ressalta o presidente.

Para aproveitar as datas, Xisto, aconselha aos lojistas que agitem as vendas. “As pessoas gostam de comprar coisas novas para viajar, principalmente roupas, então, anda impede que o lojista invista em dias que antecedem os feriados e tenha seus benefícios. Nossa maior briga, como instituição, é que não se criem novos feriados e prejudique ainda mais os comerciantes. No Dia da Consciência Negra e São Jorge que são feriados estaduais trabalhamos normalmente objetivando diminuir os impactos negativos”, analisa, informando que o feriado do comerciário foi transferido para o dia do aniversário do trabalhador, ou numa outra data que ele preferir.

Já o presidente do Sicomércio de Barra MansaAlberto dos Santos Pinto, ressalta que ações como o ‘Show de Domingo’ ajudam a diminuir os impactos causados pelos inúmeros feriados ao longo do ano. “Além disso, temos Copa do Mundo neste ano, mais alguns dias de comercio fechando ou abrindo em horários alternados. O ‘Show de Domingo’, ajuda a compensar o prejuízo”, citou.

De acordo com ele, o sábado é um dia de melhores vendas no comércio, quando se aumenta 30%. “Quando cai um feriado no sábado, como foi o Dia de São Sebastião, o impacto negativo é enorme. Sempre estamos estudando formas de diminuir tais impactos”, analisa.

Feriados

30 de março (sexta): Paixão de Cristo

21 de abril (sábado): Tiradentes

1º de maio (terça): Dia Mundial do Trabalho

7 de setembro (sexta): Independência do Brasil

12 de outubro (sexta): Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro (sexta): Finados

15 de novembro (quinta): Proclamação da República

20/11/2018 (terça-feira) – Dia da Consciência Negra

25 de dezembro (terça): Natal

Ponto facultativo

12 de fevereiro (segunda): Carnaval

13 de fevereiro (terça): Carnaval

14 de fevereiro (quarta): Quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14h)

31 de maio (quinta): Corpus Christi

28 de outubro (domingo): Dia do Servidor Público

Feriados estaduais

23 de abril (segunda) São Jorge

20/11/2018 (terça-feira) – Dia da Consciência Negra

Feriados municipais

20 de janeiro-Sábado- São Sebastião

03 de outubro- quarta-feira- Aniversário de Barra Mansa

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar