Governador marca presença em inauguração do novo sistema de abastecimento de água de Conservatória – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomePolíticaGovernador marca presença em inauguração do novo sistema de abastecimento de água de Conservatória

Governador marca presença em inauguração do novo sistema de abastecimento de água de Conservatória

RJ - 13.04.2018 - Conservatória - Governador Luiz Fernando Pezão acompanhado da primeira dama Maria Lucia Jardim, inaugura uma estação de tratamento em Conservatória no centro sul fluminense. Foto: Paulo Vitor.

Governador marca presença em inauguração do novo sistema de abastecimento de água de Conservatória

VALENÇA

O novo sistema de abastecimento de água do distrito de Conservatória foi inaugurado na tarde desta sexta-feira com a presença do governador Luiz Fernando Pezão (MDB).  Com investimentos de R$ 7,5 milhões, provenientes da Secretaria do Ambiente, as obras beneficiam cerca de 12 mil pessoas. “Conservatória cresceu muito e o sistema de abastecimento não estava acompanhando. Agora, essa cidade, que recebe muitos turistas, pode crescer à vontade pelos próximos 30 anos sem pensar em falta de água”, disse o governador.

Conservatória recebeu elevatória de água bruta com capacidade para bombear 40 litros por segundo; assentamento de adutora com 65 metros de extensão e 200 milímetros de diâmetro; Estação de Tratamento de Água metálica com vazão de 40 litros por segundo: construção de leito para secagem, estocagem e destinação final do lodo; elevatória de água tratada com capacidade para bombear 40 litros por segundo; e assentamento de adutora de água tratada com 775 metros de extensão e 250 milímetros de diâmetro.

Segundo o secretário do Ambiente, Marco Aurélio Damato Porto, água tratada é sinônimo de qualidade de vida. “Quando você tem água tratada, gasta menos com hospitais e aumenta a expectativa de vida das pessoas”, ressaltou.

O presidente da Cedae, Jorde Briard, informou que foram assentados em Conservatória 4,9 mil metros de tronco com diâmetros entre 50 e 300 milímetros, e executou 1,8 mil padronizações e novas ligações domiciliares com fornecimento de hidrômetros. “Com essas obras, além de melhorarmos a qualidade de vida da população do município, estamos impulsionando o turismo local, que é famoso em todo o Brasil por seus eventos de serestas e cantigas em Conservatória”, afirmou.

Educação ambiental

durante o evento foi implantado o Programa de Educação Ambiental, que visa repassar informações relativas ao meio ambiente, saúde, saneamento e preservação dos equipamentos implantados. O subprefeito de Conservatória, Vitor Emanuel do Couto, ressaltou a importância do novo sistema de abastecimento de água para os moradores do distrito. “Hoje é um dia de muita felicidade. O Governo do Estado não mediu esforços para essa estação sair o mais rápido possível. As pessoas estavam ficando doentes por conta da água, e agora vamos ter água tratada”, disse.

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar