‘Fraternidade e Superação da Violência’ é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano  – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCidades‘Fraternidade e Superação da Violência’ é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano 

‘Fraternidade e Superação da Violência’ é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano 

Bispo Dom Francisco Biasin fez o lançamento oficial da campanha - Foto: Fábio Guimas

‘Fraternidade e Superação da Violência’ é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano 

VOLTA REDONDA
Com o final do carnaval 2018, a Quarta-Feira de Cinzas foi dia de lançamento oficial da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica. Com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8), a campanha visa a discussão ampla do tema. Na divulgação, durante coletiva com a imprensa, que contou com a participação de outros representantes da Igreja e de segmentos sociais, o bispo diocesano Dom Francisco Biasin falou da importância da união dos povos e religiões para vencer a violência.

No lançamento da campanha, Dom Francisco, ao lado de representantes da Igreja e de outros movimentos e segmentos diversos, falou sobre a última pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sobre a segurança. Os dados apontam que, em 2014, o País chegou ao topo no ranking, com o número absoluto de homicídios, ou seja, somando um total de 59.627 mortes violentas.

Conforme o Instituto de Segurança Pública (ISP), em 2017, no Estado do Rio de Janeiro foram registrados 6.731 assassinatos, incluindo homicídio doloso, por confronto com a polícia, latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte, e lesão corporal seguida de morte. Do total de mortes violentas do ano passado, ainda segundo o ISP, 1.549 ocorreram no interior o que significa, segundo o bispo, que a violência não está somente nas grandes capitais.

O bispo diocesano lembrou ainda que, a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) definiu o tema da da campanha deste ano devido ao seu alto grau de complexidade. Relatou que o tema da CF de um ano é escolhido um ano antes do lançamento e sobre a violência foi discutido, refletido e aprofundado em um seminário que aconteceu no dia 9 de dezembro de 2016 na sede da CNBB, em Brasília. Contou que no seminário estavam presentes assessores das Comissões Episcopais da Entidade e representantes de diversos segmentos da sociedade civil que trabalharam diretamente com a temática da violência.

“Esse encontro é uma ajuda, mesmo porque a temática é exigente, tem muitos aspectos, muitas nuances e abordagens que necessitamos fazer diante da amplitude do tema”, disse o bispo, lembrando que a violência está presente em vários segmentos da sociedade. Seja na rua, dentro de casa, pela condição social, pelo gênero, nos meios de comunicação e até na intolerância das palavras. “Toda violência exclui, toda violência mata”, alertou.

DIVULGAÇÃO
Segundo o pároco de Barra do Pirai, padre Juarez Sampaio, que também participou da coletiva para a divulgação da campanha, são cerca de 350 comunidades da Região da Diocese Barra do Piraí/Volta Redonda, das quais quase 80 em Volta Redonda, onde a campanha será divulgada. Lembrou ainda que, o tema não será discutido somente durante os 40 dias da quaresma, mas sim o ano todo. Explicou também que a divulgação será feita nas missas, celebrações e nos encontros de grupos, catequeses, pastorais e outras.

Lembrou também que, para a divulgação a Diocese dispõe de grande quantidade de material com o texto base da campanha, DVDs e outros meios essenciais. Ressaltou também que desde 2000 os temas das campanhas da Igreja estão de uma forma ou outra, ligados a casos de violência. Segundo ele, foram sete vezes de discussão sobre o tema que a cada vez se torna mais freqüente.

Durante o lançamento oficial da campanha em Volta Redonda, a professora universitária e assistente social, Áurea Dias, falou sobre vários tipos de violência também contra os negros, principalmente com a mulher negra. Disse que o tema dessa campanha se faz necessário. Estiveram presentes também no lançamento da CF 2018 o advogado e professor, Sebastião Oliveira, o presidente da OAB-VR, Alex Martins e outros. No encontro foi anunciado ainda que, no próximo domingo, às 9 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conforto, haverá missa para a divulgação local da campanha.

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar