FNDE promove em Barra Mansa curso de capacitação para gestores educacionais – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeEducaçãoFNDE promove em Barra Mansa curso de capacitação para gestores educacionais

FNDE promove em Barra Mansa curso de capacitação para gestores educacionais

A orientação foi ministrada pela tutora do FNDE, Marilene Duarte - Foto: Divulgação

FNDE promove em Barra Mansa curso de capacitação para gestores educacionais

A Secretaria de Educação de Barra Mansa, através do Ministério da Educação, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 7, o 1º encontro com gestores educacionais para solução de dúvidas referentes ao curso Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) oferecido pelo programa Formação pela Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Barra Mansa enviou à orientação cerca de 25 profissionais da Rede Municipal, incluindo professores, diretores e demais gestores.

A orientação foi ministrada pela tutora do FNDE, Marilene Duarte, na ETA Nova. A tutora orientou os participantes sobre os cursos à distância pela internet através da plataforma Moodle oferecido pelo programa Formação pela Escola gratuitamente. “Os cursos são voltadas para gestores e técnicos educacionais das redes públicas de ensino, conselheiros de controle social e comunidade interessada em conhecer as ações e programas do FNDE”, explicou Marilene.

A vice-prefeita Fátima Lima ressaltou o compromisso que o governo tem assumido para uma gestão transparente. “O prefeito Rodrigo Drable pede a todos os secretários uma gestão de qualidade do dinheiro público com transparência. Essa capacitação para os gestores escolares é muito importante para que possamos gerir os recursos federais da melhor forma possível, fazendo o que deve ser feito, administrando os recursos para que a nossa Educação evolua cada vez mais”, afirmou.

A responsável pelo Controle Interno da Secretaria de Educação, Marta Kaozlowski, afirma que os cursos oferecidos pelo FNDE fortalecem as políticas dirigidas para a melhoria da qualidade da educação básica pública conforme prevê a legislação. “Muitos problemas que escolas e municípios enfrentam são justamente porque gestores desconhecem ou têm pouca intimidade com as ferramentas que o FNDE disponibiliza. Esses cursos vêm para somar e ajudar no desenvolvimento da administração da educação, uma vez que a finalidade do FNDE não é somente disponibilizar o dinheiro para as escolas, mas propiciar formação cidadã à comunidade escolar”, completa.

Programa Formação pela Escola

O programa Formação pela Escola oferece dez cursos como: Tutoria para a Rede do Formação pela Escola; Competências básicas; Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); Programas de transporte escolar; Programas do livro; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Controle social para conselheiros;Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e Censo escolar da educação básica – Sistema Educacenso.

As pessoas interessadas em participarem dos cursos de capacitação, desde agentes escolares a integrantes da comunidade em geral, devem procurar a unidade escolar mais próxima de sua residência para preencher o formulário que foi disponibilizado. Após a inscrição, deverá aguardar a confirmação por email do Ministério da Educação.

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar