Febre amarela: municípios mantêm vacinação neste sábado – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeCidadesFebre amarela: municípios mantêm vacinação neste sábado

Febre amarela: municípios mantêm vacinação neste sábado

Prefeito Diogo Balieiro incentiva a vacinação contra a doença - Foto: Carina Rocha

Febre amarela: municípios mantêm vacinação neste sábado

AGULHAS NEGRAS

O combate à febre amarela segue ao menos duas cidades da região das Agulhas Negras, neste sábado, dia 20. Em Resende e Quatis, as administrações municipais divulgaram que vão manter em funcionamento unidades de saúde para garantir a imunização dos moradores, ainda que em expediente reduzido. Em Itatiaia, a Secretaria de Saúde informou que não haverá vacinação neste sábado, “pois cerca de 70% da população já foi imunizada durante a última campanha contra a febre amarela”. E Porto Real informou também que não haverá unidades em funcionamento para aplicação da vacina, neste sábado. No dia 27, todos os municípios da região estarão envolvidos no Dia D contra a febre amarela, uma determinação do Estado. Em Resende, o Centro Municipal de Imunização funcionará neste sábado, dia 20, das 7h30 às 17h. Em Quatis, a unidade do Programa Saúde da Família, no bairro Jardim Independência, funcionará das 8h às 14h.

Em toda a região tem sido grande a procura pelas doses da vacina.

Em Resende, segundo dados do governo municipal, a procura registrou crescimento de 90%. Até o momento, 39.105 pessoas foram vacinadas desde o início do ano e a estimativa parcial é que do total de aproximadamente 124 mil habitantes, ao menos 70 mil pessoas seja imunizadas contra o vírus da doença no município.

Além dos 32 Postos de Saúde da Família, a UPA e a Santa Casa de Misericórdia de Resende também foram incorporados ao grupo de unidades participantes. Além dessas medidas, foram escalados servidores de outros departamentos para auxiliar a logística de fluxo de pacientes e preenchimento de carteirinhas. “No momento, não há recomendação de prioridade para vacinação. Porém, todos os bairros e distritos estão sendo atendidos”, informa o secretário de Saúde, Alexandre Vieira.

Os horários das unidades foram ampliados para atender toda população. O Centro de Imunização, também conhecido como Posto do Estado, no Centro, passou a atender de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h, e aos sábados das 7h30min às 17h. As demais unidades Básicas de Saúde também seguem vacinando das 13h às 16h30min. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Cidade Alegria, aplica doses contra o vírus das 8h às 12h, todos os dias. E, a partir da próxima segunda-feira, dia 22, a Nova Santa Casa de Misericórdia de Resende também passa a vacinar, das 8h às 17h.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz participou da imunização realizada no pátio do Centro Administrativo da Prefeitura de Resende, na quarta-feira, dia 17. O prefeito, que é médico, aplicou a vacina durante atendimento no local.  “A dose é única, ou seja, só é preciso tomar uma vez na vida para ser imunizado. Aqui em Resende, todos os postos de saúde têm vacina contra febre amarela. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa e vacine-se”, ressalta Balieiro.

ZONA RURAL

Nas localidades da zona rural de Resende o atendimento será reforçado com o apoio da Emater-RJ. “Teremos, a partir do dia 23, o atendimento reforçado na zona rural onde teremos o apoio da Emater-RJ, na questão logística e com as equipes que vão até as moradias na zona rural. Mas, é fundamental frisar que os moradores das localidades da zona rural não deixem de procurar as unidades de saúde mais próxima. Haverá o atendimento volante como reforço”, orienta o secretário frisando que a cidade vai manter a dose única de 0,5ml, recomendada pela Secretaria de Estado de Saúde, dose única.

Quatis atinge mais de 80% do público-alvo

A Secretaria de Saúde de Quatis também realizará neste sábado, dia 20, a vacinação contra a febre amarela no Programa Saúde da Família, do bairro Jardim Independência. A aplicação das doses da vacina acontecerá de 8 às 14 horas. Seis servidores da área de saúde estarão trabalhando para atender a população, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários. “A prefeitura resolveu antecipar as ações em Quatis programadas para o “Dia D” de vacinação contra a febre amarela, que acontecerão em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro, no dia 27. Neste sábado, dia 20, estaremos abrindo a unidade do Jardim Independência para alcançar um número ainda maior de pessoas com a vacina da febre amarela. Por isso, solicitamos às pessoas ainda não imunizadas que não deixem de comparecer”, disse a secretária de Saúde, Ana Lúcia Galvão.

A campanha ampla de vacinação contra a febre amarela atingiu mais de 80% do público alvo desde 2017. No começo deste mês, em razão do surgimento de novos casos de febre amarela no estado do Rio de Janeiro, principalmente em Valença, cidade situada perto dos distritos de São Joaquim e Falcão, a prefeitura resolveu intensificar a vacinação. No começo da próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde estará divulgando a programação completa do “Dia D”. A princípio, todos os postos de saúde da área urbana e da zona rural deverão estar abertos no dia 27, para dar continuidade à vacinação contra a febre amarela. 

 

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar