Edital seleciona projetos ecológicos e sociais para a Serrinha do Alambari, em Resende – A Voz da Cidade
Siga a Voz da Cidade
HomeVariedadesEdital seleciona projetos ecológicos e sociais para a Serrinha do Alambari, em Resende

Edital seleciona projetos ecológicos e sociais para a Serrinha do Alambari, em Resende

Edital seleciona projetos ecológicos e sociais para a Serrinha do Alambari, em Resende

O programa Interactivos está com chamada aberta para projetos que atentos às questões ecológicas e sociais. A iniciativa incentiva à união entre os saberes populares, científicos, técnicos e artísticos.  A convocatória pode ser acessada em silo.org.br

Em sua segunda edição e realizada pela Silo – Arte e Latitude Rural, com sede na Serrinha do Alambari, em Resende, este ano o programa traz como tema a tecnosfera rural e suas infraestruturas ambientais. As inscrições seguem até o próximo domingo, profissionais de diferentes áreas de atuação, podem inscrever projetos que tragam proposições ao mundo rural.

O laboratório receberá os participantes de 14 a 28 de junho 2018. Serão selecionadas cinco propostas para serem desenvolvidas com o aporte de colaboradores em um laboratório rural localizado na Serrinha do Alambari, que integra a Área de Proteção Ambiental (APA).

Será oferecido aos participantes do laboratório, passagem, hospedagem, alimentação; ambiente de trabalho com ferramentas e conexão à internet; espaços coletivos para reuniões e descanso; tutoras/es e técnicas/os para ajudarem no desenvolvimento dos projetos, além de apoio teórico, estético e conceitual; ajuda de custo para o desenvolvimento das propostas e equipamentos.

Segundo uma das idealizadoras do programa Interactivos, Cinthia Mendonça, esta metodologia de trabalho pretende ser uma plataforma de investigação, produção e aprendizagem coletiva dos projetos selecionados. “As propostas selecionadas serão desenvolvidas em grupos multidisciplinares compostos pelos autores e por até cinco colaboradores, com o assessoramento de tutoria (se necessário), neste caso visando conceito, técnica, metodologias e possíveis mediações. Para tanto haverá uma segunda chamada destinada à colaboradores e esta será lançada logo após a seleção dos projetos”, destaca.

Ela explica que cada grupo de trabalho deverá desenvolver um produto mínimo viável ou um protótipo. Um dos objetivos fundamentais do programa é fomentar o desenvolvimento, a difusão e o livre acesso à redes de colaboração e conhecimento. “Após cerca de quatro décadas de atividade agroindustrial o que se pensa sobre o universo rural e o que é pensado a partir dele? Esse é o nosso questionamento. A Interactivos Tecnosfera Rural pretende ser um espaço aberto para a elaboração de infraestruturas ecológicas no entorno rural considerando bioarquitetura, cultivos agroecológicos, agricultura sintrópica, geração de energia, comunicação, sistemas de transporte, sistemas de escoamento, tecnologia, educação no campo, ciências, arte e tudo o mais que possua interseção com o campo”, explicou Cinthia.

A Silo- Arte e Latitude Rural

É uma organização da sociedade civil que se dedica a acolher e a difundir projetos culturais em zonas rurais, com o objetivo de proporcionar o intercâmbio transdisciplinar entre diferentes áreas – sobretudo arte, ciências e tecnologias – e estimular o cruzamento entre técnicas intuitivas e saberes científicos. A Interactivos- Tecnosfera Rural tem o apoio da Ford Foundation e parceria da Crescente Fértil e Lilo.zone.

 

 

Classifique essa Notícia
Sem Comentários

Comentar